Realmente é só vc selecionar no render elements a opção do hair and fur. Cada renderizador tem opções próprias para o render elements. Então fique atento a isso.
O hair and fur é algo que esta ficando muito bom no max... acho que ainda falta mais umas 2 versões pra que ele fique realmente bom, mas mesmo assim da para fazer muita coisa boa com ele.
Mas como tudo no 3d vc tem que usar a criatividade para economizar tempo de render.
O fur com o mental ray, tem um sistema próprio para render, na verdade vc tem 3 opções de render para o hair and fur usando o mental. Uma é usando o sistema normal em buffer, que é o mais leve. A outra é usando o mrprim, que é o sistema de render do hair and fur próprio para mental ray. E a terceira seria usando o mrprim com um shader do mental como material para o hair.
Nas 3 opções vc pode conseguir resultados ótimos, basta saber configurar tudo direitinho, mas uma coisa é fato, nessa ordem que te apresentei as configurações o tempo de render aumenta muito mais em cada um deles.
Bom, fugi um pouco do assunto, mas acho que te dei algumas informações úteis para que vc teste isso.
Quanto a questão "criatividade" que falei, é que vc pode renderizar por ex. todo o cenário, personagem... usando o mental e renderizar só o hair and fur no scaline vc apenas aplicaria um material matte shadows, no personagem por ex. (e vc nem sequer precisa ter todo ele na hora do render). E compor tudo na pós. Isso era usado na Eva bit do fantástico logo que o projeto começou, não sei se ainda é feito assim, mas na época ela foi feita no max 6, renderizada com o brazil render e usaram o shag hair (visto que o max ainda não tinha hair and fur).