Oi gente, tudo bem?
Numa situação como essa você poderia fazer igual no Mental Ray aplicando a imagem HDRI na Skylight e ligando o Final Gather, também pode usar o Skyportal do Mental Ray a partir do Max 2008.
Mas nem precisa de um HDRI para fazer isso se vai ser uma cena interna de maquete eletrônica, só com a MR Sun e a MR Sky já é o suficiente, com o Skyportal é melhor ainda, creio que para o V-Ray seja a mesma coisa.
Agora, em produção de vídeo usamos a imagem HDR panorâmica para iluminar objetos que vão ficar em cenas internas gravadas de verdade, para o objeto se integrar perfeitamente com o vídeo, mas neste caso é como eu disse acima, não tem nada em volta, só os objetos e o vídeo de fundo, normalmente vai usar os Shaders de composição do Mental Ray ou se for mais iniciante vai renderizar em elementos para compor num soft tipo After Effects ou Combustion.
Neste caso você vai ter só o render do objeto iluminado de acordo com a cena real e máscaras de sombra e outros efeitos para mesclar com o vídeo real, então, além do objeto é normal criar outros objetos para ficar no lugar dos objetos reais no vídeo e receber GI, Caustics, essas coisas, mas não tem as paredes em volta, o teto e tudo mais como em maquete eletrônica.
Entende? São duas questões diferentes.
Abraços