como iluminar uma cena interna com HDRI usando VRAY??

Por: 3duardo  

Em: 10/11/2007 11:03

AlguÉm Sabe Como Iluminar Uma Cena Interna Usando Hdri No V-ray? Dei Uma Olhada Nos Tutos Daqui Mas Fiquei Meio Perdido, Srsr
O que exatamente vc não entendeu?
O céus HDRI junto com o V-Ray de sistema de render nos permitirá criar resultados super realísticos. Aimagem de céu em formato HDR será usada para iluminar a cena e criar reflexões com alto nível de realismo. A resolução da HDRI para paisagem (background) e mapa de reflexões é maior que a imagem de iluminação. Na iluminação só precisamos da intensidade, cor e direção da iluminação da imagem, no entanto para reflexões, precisamos de muitos detalhes. O alto nível de detalhes nos dará uma imagem mais realista. Primeiro, desabilite o parâmetro “Default Lighting” localizado dentro do Global Settings e apague quaisquer luzes que a cena possui. coloque as HDRIs dentro do editor de materiais; uma para iluminação, uma para reflexões, e outra para o Environment. Eu gosto de usar uma imagem HDRI para o background e environment separadamente, dessa forma, você pode ajustar os níveis de exposição do fundo (background) à sua preferência, sem afetar as reflexões ou a iluminação. Em outras palavras, você pode mudar o céu HDRI de limpo e brilhante para escuro sem saturação ou superexposição da cena, isso é bom, pois temos maior controle da cena. geralmente as duvidas são aqui, espero ter ajudado em algum ponto.
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
1-na verdade rogério, nao consegui fazer seguindo os tutos; 2- valeu saulo ajudou sim, mas queria mesmo era saber, se é q tem como, iluminar uma cena interna, uma sala por exemplo. e se tem como, como é q se faz? é do mesmo jeito q uma externa como vc diz ai em cima?
3duardo nunca fiz esse teste com cenas internas. peço desculpa por não obter essa respostas de minha parte neste caso, mas estarei disposto a ajudar sempre q precisar.
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Cena interna com hdri acho que não dá liga, porque HDRI é usada no environment, isto é, no externo de uma cena. Eu sempre vejo HDRI em torno de um objeto, seja um teapot, ou um predio. Talvez o que seria possível era fazer como naquelas cenas de interior onde não há nenhuma luz interior, apenas uma externa, simulando o sol. Dai talvez, em vez do sol, usar uma HDRI.
Oi Eduardo, tudo bem? Realmente HDRI é mais indicado para cenas externas, mas pode ser usado em cena interna sim, principalmente em animação e integração de real com 3D. Mas não serve para o que você esta querendo. Um HDRI em cenas internas servirá para reproduzir a mesma iluminação de um ambiente real para permitir que um objeto 3D se enquadre perfeitamente na cena. Então, na cena 3D vai ser como uma externa, não vai ter paredes e nem teto, porque isso será gerado pela imagem HDR, que vai também iluminar o ambiente a partir das cores que estão na imagem. Portanto, não serve para iluminar cena interna de maquete, serve para iluminar um objeto 3D que será inserido na gravação do ambiente real. Abraços
Pra iluminar cenas internas vc pode usar a VraySky (que é um hdri procedural) + a VraySun. Sobre o uso de imagens HDRI para iluminar ambientes interiores, você pode fazer o uso delas no modo normal, arrastando o material para o slot do environment nos parametros do vray e colocar vraylights nas janelas e ativar o skylight portal, assim o vray entenderá que a vraylight deve emitir a luz do environment do vray para dentro da cena, mas isso vai gerar noise excessivo pq imagens hdri exigem muitos samples para serem computadas. Outra forma de usar HDRI com o vray é na vraylight modo "dome light" como mostra esse video: http://www.spot3d.com/vray/help/150R1/images/animations/captures/7_ibl_final.avi
Valeu gente vou dar uma olhada nesse video do HAWF ae, obrigado pela atençao!!
Oi gente, tudo bem? Numa situação como essa você poderia fazer igual no Mental Ray aplicando a imagem HDRI na Skylight e ligando o Final Gather, também pode usar o Skyportal do Mental Ray a partir do Max 2008. Mas nem precisa de um HDRI para fazer isso se vai ser uma cena interna de maquete eletrônica, só com a MR Sun e a MR Sky já é o suficiente, com o Skyportal é melhor ainda, creio que para o V-Ray seja a mesma coisa. Agora, em produção de vídeo usamos a imagem HDR panorâmica para iluminar objetos que vão ficar em cenas internas gravadas de verdade, para o objeto se integrar perfeitamente com o vídeo, mas neste caso é como eu disse acima, não tem nada em volta, só os objetos e o vídeo de fundo, normalmente vai usar os Shaders de composição do Mental Ray ou se for mais iniciante vai renderizar em elementos para compor num soft tipo After Effects ou Combustion. Neste caso você vai ter só o render do objeto iluminado de acordo com a cena real e máscaras de sombra e outros efeitos para mesclar com o vídeo real, então, além do objeto é normal criar outros objetos para ficar no lugar dos objetos reais no vídeo e receber GI, Caustics, essas coisas, mas não tem as paredes em volta, o teto e tudo mais como em maquete eletrônica. Entende? São duas questões diferentes. Abraços

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