Ola Everaldo...a pergunta eh interessante, e há varios modos de se fazer uma parede legal, as vezes, pelo q vc diz de resoluçao, qualidade e realidade da parede isso ira depender da configuraçao do render, luz e sombra...pq as vezes so botar uma cor na parede ja fica bom, mas tudo vai depender. Eu sempre estou tentando aperfeiçoar as minhas texturas, e uma coisa q eu analiso muito é o reflexo, tiro fotos de varias coisas, com luz e sem luz, e como desenho a mao, pego lapis de cor ou o q seja, e fico textando o reflexo a mao, dps passo pro 3D e digamos, ate uma pedra opaca tem reflexo, é engraçado, mas tem um nivel bem baixo de brilho e menos ainda de reflexo, mas tem...uma parede eh a msm coisa...tem algumas q ate refletem um pouco um objeto bem proximo, intao analise isso e comece a testar o reflexo e principlamente o brilho, do a dica d botar ja em um valor bem baixo...a dica do noise e do Bump tbm sao excenciais, principalmente em paredes com aquela textura q nem pedra sabe? mas basicamente numa parede com pintura normal, eu coloco somente a cor no Difuse e configuro o reflexo dela, claro q isso começa a pesar mt o render, mas qualidade eh qualidade neh...eu por exemplo boto reflexo em qs tds os materiais q coloco, mas aguns com mais e menos, espero ter ajudado....abraço amigo!
Edward Richards
http://edwardcg.deviantart.com