Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Oliverlord78   Itajai/SC - SC
lima121   são luis -maranhão - AC
Leonardo Augusto   São Bernardo do Campo - SP
Fabio   Tubarão
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

johnbarbieri   Nova Mutum Mato Grosso - MT
3dmarco   Blumenau - SC
luciano santo   Guarulhos - SP
Adelton   manaus - AM

como mudar medidas para milimetros

Por: maiconsl  

Em: 14/11/2007 18:58

ola galera. Bom quero saber como se faz para mudar as medidas do max para milimetro, pois quero fazer moveis e n tah dando muito certo. obrigado.
Eae maiconsl :)... amigo não é tão simples quanto parece viu. Sabe pq? O 3ds max é um programa artístico, ou seja, para se trabalhar livremente sem seguir medidas precisas(como um programa CAD). Você pode mudar as medidas de qualquer forma que nunca vai modificar os valores padrões que vêm configurados em todos os parâmetros de todos os recursos do 3ds max, teste e veja, mude para qualquer unidade, modifique o valor da unidade no System Units Setup, nada vai modificar o valor padrão dos recursos. É ai que está o problema, o Max não foi feito para trabalhar com medidas, então, só existe uma unidade e uma escala nele, polegadas. Por isso que um iniciante encontra muito mais problemas para configurar tudo em escala real, principalmente usando metros, porque terá que configurar coisas que normalmente não precisaria. ............. Mas respondendo a sua pergunta, é la no menu Customize>UnitSetup>System Unit Setup. Abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
maiconsl, vc tem AutoCAD tbm? Se vc tiver... .Te mostro como mudar a unidade no Max. Tenho que discordar do colega Hervert no que diz respeito as geometrias; é possível trabalhar em qq uindade. Não sei no restante das configuraçães. Abraços
leiam este tópico que fala tudo!!! http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=27899
Eae Abel Santos :)... quem disse que não era possivel? Geometria sim, mais ae eu te pergunto e os parametros de configurações dos recursos do max que estão setados por padrão para unidades em polegadas como fica? Vc acha que muda tambem junto com a geometria escolida se edequando por exemplo a metros, cm, milimetros...? O que eu tentei passar é que tem outras "cosinhas" em jogo, não bastando apenas mudar as unidades de medida e pronto ja ta uma beleza. Esse post que o supermax indicou é ótimo para esclarecer essa coisa toda. Abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
E ai pessoal, blz??? Sou Arquiteto e já enfrentei problemas com escalas no Max apesar de fazer 1 ano que comecei a mexer nele. O problema é que todo gringo é ou foi paga pau do Rei da Inglaterra que obrigou o seu povo a medir da ponta do seu polegar até a primeira articulação = 1 polegar do rei. Vou falar o que de um povo mede até hoje sem respeitar o SU sistema universal de medidas (Metros). Eu faço o seguinte para conseguir usar o Max sem muita dor de cabeça. 1 polegada = +ou- 2,50 cm 40 polegadas = 100 cm = 1 mtr Eu dou uma olhada no corte da residência e vejo, por exemplo, que a casa tem 3mtrs de altura máxima. Ai dou reescale no CAD e multiplico por 40 ... porque?!?! 40 x 3 mtrs = 120 pol = 300centimetros Uma casa com altura de 7mtrs = 280pol Ai eu multiplico por 40 a escala. A conta é fácil: 700 cm DIVIDIDO por 2.5 = 280 polegadas 300 cm DIVIDIDO por 2.5 = 120 polegadas 1.000 cm DIVIDIDO por 2.5 = 400 polegadas No Max 1 unidade vai ser = a uma unidade do projeto CAD. Qualquer dúvida olhe uma trena que tem as duas unidades exatas e paralelas.
Em briga de saci não tem rasteira
É verdade mesmo Carvalho, não tem o que falar de um povo que até hoje usa um sistema imbecil como este. O ruim é que são eles que fazem os programas, justamente os que usam uma medida diferente de todo mundo. Mas esse lance que você disse de conversão e de contas, não precisa, olha lá no tópico o que o André fala. Se você deixar tudo em polegadas e importar do AutoCAD com Rescale para metros, o projeto vai ser convertido para polegadas na importação e vai ficar em polegadas. Mas se você trocar o Display para metros ou centímetros, as unidades serão mostradas em metros ou centímetros, mesmo estando em polegadas, então, o max faz essa conversão para você.
Múcio
eh deu um bate boca minha perguntinha. hehe mais veleu, obrigado.
http:/maiconleffa.blogspot.com http://www.flickr.com/photos/98521608@N03/
Oi gente, tudo bem? Realmente é simples e não precisa passar por muita dificuldade para trabalhar num tamanho bom e manter a compatibilidade com as medidas do AutoCAD, tanto faz se modelou em metros, centímetros ou milímetros no AutoCAD. O lance é deixar o System Units Setup com Inches e 1 no Units Size, no Display do Units Setup você troca para Metric e escolhe em qual unidade deseja trabalhar. Entre todas as unidades do sistema métrico, a melhor é centímetros, porque é a que mais se aproxima de polegadas e o Max é todo pré configurado em polegadas. Trabalhando numa escala próxima de polegadas você não vai precisar usar medidas muito pequenas, com várias casas decimais, como acontece com metros, e não vai ter que usar medidas imensas, como acontece com milímetros. Portato, o ideal é escolher centímetros na lista do Display. Pronto, quando importar um desenho ou modelo do AutoCAD, escolhe a opção AutoCAD Drawing e habilita o Rescale na janela de importação. Se desenhou em metros no AutoCAD, coloque metros na lista do Rescale, se desenhou em centímetros no AutoCAD, coloque centímetros na lista do Rescale, e assim por diante. A importação vai ser perfeita, o objeto vai chegar no tamanho ideal para trabalhar no Max e com as unidades de acordo com a que você escolheu no Display do Units Setup. Abraços
Aproveitando este tópico, segue uma outra pergunta: qual a melhor maneira de incluir (compartilhando) um arquivo de uma biblioteca, com uma cena que ja tenha outros itens, e sendo que estes materiais estejam em medidas diferentes? e como saber qual a medida que cada arquivo está?
Paulinho (Paulo J Gomes) Mogi das Cruzes/SP

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711226.

Total de membros registrados: 138752

Últimos membros registrados: Williamcherls, LeanCapsRevoirfr, Apolinario1984, taapshimarks, Ward lorin, Janva026, hosixi4, [email protected].

Usuário(s) on-line na última hora: 779, sendo 4 membro(s) e 775 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Rodrigo, LeanCapsRevoirfr, Williamcherls, Apolinario1984.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.