Oi Allien, tudo bem?
Primeiro você precisa habilitar o render do Max como Mental Ray, isso é feito na janela Render Scene teclando F10.
Você deve abrir o menu Assing Render e clicar no botão com 3 pontinhos na frente do item Production. Escolha o Mental Ray na janela que aparece.
Pronto, agora o render do seu Max é o Mental Ray.
Não vai mudar praticamente nada se não aprender a configurar os recursos de iluminação que ele oferece, como os recursos de Final Gather, GI e Caustics que aparecem na ficha Indirect Illumination dentro da janela Render Scene.
Mas para usar os materiais vai ser normal igual seria no render padrão do Max, eles não estavam aparecendo porque o Mental Ray não estava habilitado.
Se teclar M para abrir o Material Editor e clicar em Get Material, vai abrir o Material/Map Browser, habilita a opção Mtl Library do lado esquerdo no grupo Browse From, assim, aparece o botão Open na parte de baixo para você escolher o arquivo MAT que baixou aqui do site.
Este arquivo contém as configurações do material, se tiver alguma textura junto, você deve colocar essa textura na pasta Maps do seu 3ds max, para ele poder encontrar.
Depois que abrir o arquivo MAT, o material aparece no quadro da direita, clique duas vezes sobre ele para passar para o Material Editor.
Agora é só selecionar o objeto que deseja aplicar e clicar no icone Assign Material To Selection.
Mas no caso de materiais com Displacement, como a grama, vai complicar um pouco, vai precisar conhecer melhor os macetes do Mental Ray.
Para simplificar a explicação, cria um Plane com bastante segmentos, para ter uma boa resolução, e aplica o material de grama, vai funcionar legal.
O objeto precisa ter boa resolução e precisa mapear corretamente a textura para ficar bom.
Abraços