Oi Lennyn, tudo bem?
Você está indo bem para o começo, no início é assim mesmo.
Se você ver as primeiras imagens que eu fiz em 3D, dá até dó perto da sua primeira imagem.
Tudo é uma questão de prática, não pode desistir, tem que fazer um monte de salas iguais a esta para ficar cada vez melhor.
Vai chegar o dia que você vai fazer uma cena realista sem nem saber como ficou realista, porque vira um troço automático.
Esta questão das luzes é mais chato mesmo, é normal apanhar com isso, porque todo mundo apanha com isso.
Pense nas luzes reais e tente encontrar uma parecida em 3D para simular o mesmo efeito.
Se a luz real for pontual, ou seja, se ela cria sombras bem definidas como as luzes de lâmpada de filamento, você pode usar as Omnis e Spots comuns ou as Photometrics Point.
Se a luz for emitida por uma área, como a luz que entra pela janela, vem de toda a área da janela, ou uma luz que vem de uma luminária e emite luz por uma área grande iluminada, nestes casos você precisa usar luzes que emitem a luz em área também.
Estas luzes são as Photometrics Area e Linear.
A luz direct era usada antigamente para criar o sol, mas hoje em dia não fica bom, porque o sol gera sombra com uma leve difusão mesmo em dias bem claros, de acordo com a distância do objeto até a sombra, veja um prédio por exemplo, a sombra fica difusa com a distância mesmo em dias bem claros.
Então, é melhor usar luzes Area para simular o sol.
Lembre-se também que nuhuma foto real que aparece em revista e foi tirada por profissionais, usa apenas as luzes locais do ambiente.
Em foto profissional a gente leva um monte de equipamento de iluminação para ajustar a luz da melhor forma, nunca usa apenas a iluminação do ambiente ou a iluminação natural.
Então, é normal você criar outras luzes dentro do ambiente para ajustar a iluminação como preferir.
Isso é uma questão de prática e treino, em pouco tempo você pega o jeito.
Abraços