Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

CNC   Caçador -Sc - SC
An3dre   Araras / SP - SP
Johnathan Oliveira   Goiânia - Goias - AC
ti_roc   Mauá, SP - AC
Gaona   Brasil - AC

Portfólios Ver Mais

Carlos Henrique   Sáo Paulo - SP - SP
GARGAMEL   Maceio - AL

Mensagem de erro no Mental ray.

Por: Luiz  

Em: 13/12/2007 12:39

Estou tendo um problema em um arquivo que estou trabalhando no momento, esta dando a seguinte mensagem: "MSG 0.3 error 011105: cannot start thread 6: Espaço insuficiente de armazenamento para processar este comando." Não entendo como pode dar falta de espaço, em um micro com 3 gb de memória, 100 gb de hd livre, tudo isso em um C2 DUO 6600. O arquivo esta com aproximadamente 100 megas, isso dividido na modelagem da edificação e meia dúzia de vegetação em 3d. Obrigado.
ai Luiz, ter 3 GB de RAM e 100 GB de HD não significa nada, qualquer computador pode travar até com uma simples esfera na cena, é só colocar displacement com bastante subdivisão e aplicar um material de vidro jateado. Poderia ter até mais RAM e espaço que iria dar erro também. Não tem PC bom para 3D, tem que economizar em tudo e pensar em tudo que vai fazer na cena, se gastar sem critéiro, não adianta ter bom computador que vai dar erro. Um arquivo com 100 MB já é exagerado. Você tem 100 GB livre no driver C? O Max precisa de espaço no driver C. Tente aumentar o swap do windows e tenta otimizar a sua cena, que é a melhor opção.
O que o Supermax disse procede, pois eu tenho uma carroça lá em casa (Athlon XP 1700 512Mb de memória) e nunca tive esse tipo de problema, ele demora, patina mas renderiza.
Oi Luiz, tudo bem? Você habilitou as opções de otimização dos recursos do sistema na ficha Processing do Mental Ray? A configuação do valor do Memory Limit está correta para a quantidade de memória que você tem na máquina? Você mudou para Large BSP? Configurou o Size e o Depth do Raytrace Acceleration? Usou o Diagnostic para saber o que está prejudicando o render? Qual o tamanho do Bucket de render que está usando? São estas coisas que resolvem estes problemas, mas em último caso você ainda pode renderiza pelo Render Passes, como eu mostro no vídeo curso de Mental Ray da 3D1, assim, não tem erro, tem que renderizar até num 386. Abraços
Bom dia André, Tenho tido o mesmo problema no meu computador e vou fazer a modificações que você sugeriu, só não consegui localizar o Large BSP, Raytrace Acceleration e bucket. Onde localizo isso? Grato
Olá Smartcad, tudo bem? Observe esta imagem acima... Além destas dicas, tem este link onde discutimos isso na seção de Colaborações. Em pauta: Como renderizar cenas pesadas. Link: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=34077 Sem contar que para este tipo de problema, nada melhor do que saber configurar corretamente o Mental Ray, e isto é muito bem ensinado no vídeo curso de Mental Ray aqui da 3d1. Recomendo e assino embaixo! ;) Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Muito grato. Comprei o CD, já recebí, e estou gostanto muito, só que acho que ainda não cheguei nesse tópicos. Valeu, mesmo.
smartcad, muitas vezes este problema é por ter configurado errado o Mental Ray. Pode resolver com as opções de otimização, mas vai ter um render mais demorado do que deveria. Se refinar melhor as configurações vc renderiza sem ter que ligar estas coisas. Eu nunca tive que ligar as opções de otimização pra renderizar legal. No máximo mudo para Large BSP em cenas muito grandes. Outra opção boa é diminuir o valor do Memory Limit. Dependendo do SO que você usa, ele gasta muita memória e sobra pouco pro render. Quanto você tá usando no Memory Limit? Baixa para 1500 se tiver 2 GB de RAM e usar o XP. Baixa para 750 se tiver 2 GB de RAM e usar o Vista. Vc tem displacement na cena? Se o displacement não for bem configurado não tem memória que aguente.
Bom dia, Magster Realmente, percebi que o problema é o displacement. Quando ligo o displacement, o render trava "impossível alocar memória" é difícil acreditar num micro com 4G de memória e hd 250. Desligo o displacement, render normal, super rápido. Não dá pra entender, o displacement é um recurso super legal, deixa a cena super realista, mas não consigo usar, é meio decepcionante. Vou tentar o que você falou, depois posto aqui o resultado.
smartcad, tem que saber usar. Eu uso normalmente em todos os trabalhos sem problema. Uso na grama, uso em paredes de pedra, uso nas pedras protuguesas da calçada. Se configurar direito vc usa onde quiser sem dar problema de memória. 4GB de RAM não é nada cara, os PCs são muito fracos ainda pra 3D. Máquina poderosa tem 16 GB de RAM. Se vc está trabalhando em 32 bits, 2GB de RAM está sendo jogado fora, porque o máximo que o programa usa em 32 bits é 2 GB. Se está trabalhando em 64 bits, está usando muito pouca RAM, porque o mínimo aceitável com 64 bits é 4 GB. É o mesmo que trabalhar com 1 GB em 32 bits. E HD não influencia em nada, poderia ter uma HD de 40 GB ou de 1 TB que daria na mesma. Pra configurar legal o displacement vc não pode exagerar nas subdivisões que ele faz na hora do render, porque isso gasta muita memória. Se vc não subdividir tanto, usar valores maiores no Edge Lenght e menores no Max Displace, não dá pau. O objeto que tem que ter boa resolução, ai não pesa na hora do render. Se o objeto não tem resolução e você pede pra fazer muitas subdivisões na hora do render, tem que ter muita memória. Se o objeto tem baixa resolução, coloca o turbo smooth nele que resolve. OBS: Deixe o objeto sempre com polígonos quadrados.
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711292.

Total de membros registrados: 138822

Últimos membros registrados: venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus, BlockBlastUnblocked, freylonez, neoveris, Lipskysaunde.

Usuário(s) on-line na última hora: 507, sendo 5 membro(s) e 502 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: respilean, venisalgel, lionel, wellherbsus, jhownicolas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.