Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

calile   arapongas paraná - PR
Colli   Maringá - AC
Henry Rietra   Brasil - Ceará

Portfólios Ver Mais

Andre   brazil
CNC   Caçador -Sc - SC
godon2004   Taboao da Serra - SP

Luz não atravessa o material do abajour

Por: Saulo  

Em: 17/12/2007 20:08

Ola pessoal!tudo na paz? Estou com um probleminha aqui que esta me fazendo perder os cabelos rs. Estou tentando fazer uma sala de noite..iluminada apenas pelos abajoures, pela tv e luzes da sala. Mas o problema é o seguinte.... A minha luz do abajour parece que não está esta atravessando o "papel" o material do abajour.... Eu estou usando uma photometric com um arquivo IES. E o material do abajour está com bastante refract (e com refract borrado em torno de 0,8),mas não está dando a impressão de estar aceso como se se a luz estivesse passando por ele. Como vc podem ver..a photometrica...ilumina a cena..mas parece que não tem efeito sobre o abajour...e o curioso é que dependendo do material que uso no abajour...ela naum ilumina nada é como se estivesse desligada ???? Alguem poderia me da um aluz do que pode estar acontecendo? Ae vai uma imagem pra vcs verem melhor. Ha!e acho que não consegui um bom resultado com a tv...hehe...como faço pra dar a impressão que ela está ligada?tipo imitindo um a luz azul? Desculpe a amolação! :lol: abraços!
Olá Saulo! Aplica um material auto iluminante no papel do abajour, e no parametro da luz que vc usar nele usa o exclude para o tecido. Assim será possível ter o brilho do material, e a iluminação do ambiente sem a interferencia do abajour e fica bem legal mesmo. Se você quiser algo mais fisicamente correto, então além do material auto iluminante no papel, voce teria que acrescentar uma transparencia, (opacidade) lembre-se: papel não refrata. Você não disse o renderizador que está utilizando, mas se for no mentalray, você ainda tem a opção de aplicar um shader efeito de lente para luzes (bean) na luz do abajour que criará aquele efeito de volume no brilho da lâmpada e ficará ainda mais realístico. Se for no vray, observa se a casinha affect shadows do material do papel está habilitada. Sem isso a luz não passa por materiais transparentes como vidro. Espero ter ajudado! abraço!
Oi Eduardo!eu não estou conseguindo fazer uma material auto iluminante no v-ray, procurei em alguns post e em tutoriais mais não achei. Vc não teria um tutorial para me indicar!? Ha! o renderizador que estou usando é o v-ray 1.5 hehe esqueci de falar no post anterior. E muito obrigado pelo toques!:D
"eduardoqf" disse: lembre-se: papel não refrata. abraço!
Na realidade o papel refrata sim... A refraçao é o fenomeno onde os raios luminosos mudam de direcionamento ao atravessarem algum material (seja solido liquido ou gasoso) Para dizer a verdade a refraçao ocorre em todo momento inclusive no Ar. O unico espaço que nao possui refraçao é o Vacuo. Porem a refraçao nao garante esse efeito que vc deseja o que vc quer é o SSS "Sub Surface Scater"... que é a capacidade do material reter esses raios luminosos... Entao.. para habilitar vc deve SIM ter alguma refraçao para poder habilitar o Translucency logo abaixo das configs de refraction entao vc escolhe se é um soft ou hard material ( no seu caso hard) escolhe uma backface color ( provalmente amarelado ou laranja pra vc) e regula todos os outros valores ( os mais importantes sao os de thickness e scatter coeff ) espero ter ajudado abraçao
Oi Raoni!fiz varios testes e mesmo assim não deu certo ainda!hehe Eu diminui o tickness... e aumentei o scatter coeff para 1 seria mais ou menos isso?ou é o contrario? Vc conhece algum tutorial sobre materiais auto iluminados?para v-ray? Abraços!
Perfeito eim Raoni! Lembrou muito as explicações do nosso amigo Caio Lamas :) :) ...Na teoria sua explicação está certíssima. Porém na prática, em CG, utilizamos o modo de refração dos materiais principalmente em vidros, objetos transparentes e água. O material SSS é mais indicado em situações onde temos mais espessura como uma vela ou material de pele. Sabe aquele efeito que acontece quando colocamos uma lanterna sob os dedos? O SSS funcionaria bem em casos assim onde temos materisis dentro de outros materiais. No caso de um simples e fino papel de luminária, um self ilumination resolve. Saulo, no vray, o material auto iluminante se chama vraylightMTL. Ele é bem simples de utilizar. Basta ir em get material e pegar ele na lista. abraço!
Saulo tenta o Vraymtl como o eduardo disse .. pode resolver o seu problema.. quanto ao SSS é realmente um pouco complicado de se configurar, principalmente no vray.. Eduardo: Eu apenas lembrei que o Translucy do Vray pelos meus testes só funciona qnd existe a refração.. caso o contrario nao é possivel habilitar
O valeu pessoal! Estou fazendo alguns testes aki...assim que ficarem prontos eu posto para vcs verem! abraços!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138758

Últimos membros registrados: alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls, LeanCapsRevoirfr.

Usuário(s) on-line na última hora: 680, sendo 14 membro(s) e 666 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Coccorese, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Luan, RogerSilvaRoger, Le_Andro, Rodrigo, Nuno, Ronaldo Junior, TadeuB79, Joao Barreto, Hot, alan_espessato, Pedro Juliato.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.