Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
Uilian   Santa Maria
dallest91   Porto Alegre - RS - RS
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

xandy   sao paulo
Rafah   Rio de Janeiro - RJ
ALF   Araxá - MG - MG
JGBRENE   SAO PAULO - AC

Externa Bar itaipava (estudo de iluminação)

Por: weberton santos  

Em: 30/12/2007 20:33

Bom, estou de volta com a mesma maquete do bar itaipava e lojas que havia começado a estudar iluminaçãi no max, tenho umas petguntas que ainda não foram esclarecidas. Estas imagens estão em baixissima resolução é apenas como teste pois o renser que desejo demora muito, vou descrever umpouco esse desenho. 1_ O sistema métrico é o padrão do max mas as medidas uso 300 unidades para ser como 3 metros estou trabalhando errado? meu problema é que as pessoas querem projetar direto no 3d com precisão se eu fizer artisticamante não vou conseguir tarabalhar já que o arquiteto fica sentado do meu lado fungando meu cangote essam cobertura foi inserida agora se fosse artistico ia dar trabalho gostaria de saber se depois que modelar tudo e já ter definbido o que vai existir se tem um percentual que eu possa usar para diminuir com o scale para chegar perto do mundo padrão do max? 2_ os planes das arvores estão sobre saindo o contorno porque isto está ocorrendo ja os utilizei e nunca aconteceu. 3_ na primeira imagem usei o metal lume mas acabou ficando estourado dai tirei o grarda corpo é uma linha comum do max so coloquei pra ficar visível no render e aumentei a espessura 4_ a iluminação usei a mesma do tuto fysical skay da 3d1 apenas coloquei uma esfera em volta só com o fysical eu nao gostei, gostaria de saber qual seria a mehor forma de iluminar externas com essas medidas que falei achei que minhas medidas deram probçlemas com o mental e as cores achei que estão mesclando-se muito ta muito ruin esse aspecto ainda vou dar uma melhorada nesta calçada e gramado ainda apenas estava testando iluminação materiais e render depois que comprei o cd fiquei metido a besta e cai pra dentro do mental até agora foram esses modestos resulrados que consegui, se alguem tiver alguma DICA! pois paulada é certo de eu levar rsrsr... agradeço tenha todos uma boa noite e um feliz ano novo abraços até ano que vem!
ai cara, você está indo bem, a iluminação e os materiais não estão ruins, é só uma questão de ajustar melhor algumas coisas. eu gostei de todos os materiais, menos da grama, que está parecendo auto-iluminada, ela está clara demais e a iluminação está estourando nela. mas sobre o lance de metros, ai está errado, porque o padrão do Max é polegada. é ai que está o problema de trabalhar com metros, tudo fica pequeno e dá um monte de problema. mas você está pensando em centímetros se usa 300 unidades para fazer 3 metros, ai já fica bem melhor mesmo, porque as coisas não ficam pequenas demais. pode trabalhar assim sem problema. mas eu acho mais fácil de você ligar o Display no Units Setup e colocar Centimeters. ai o max vai converter direto para você. quando colocar 300 ele vai considerar 300 cm. Se você medir alguma coisa com o meassure distance, vai aparecer a medida certa em centímetros. facilita muito em medidas quebradas. o problema é que você disse que está projetando em 3D no Max, ai fica ruim, porque o Max não é para isso. ou você modela em 3D num programa de arquitetura, tipo o Revit, o Arch3D, o Active3D e um monte de outros que tem por ai. ou então você desenha a planta baixa 2D no AutoCAD, importa no Max e modela com base nela, usando a planta como referência. modelar em 3D no Max sem uma planta baixa de referência e ainda tendo que manter a pecisão, é muito difícil e não vai ficar bom, vai ficar com as medidas erradas. Vai levar muito mais tempo para fazer o modelo e ainda não vai estar preciso. O max é só para fazer a visualização artística da cena, se quiser projetar em 3D eu indico o Revit. E isso não é trabalho para o profissional de maquete eletrônica, é trabalho para o arquiteto ou engenheiro fazer. Se ele não tem capacidade de projetar no Revit, então, ele deve ir projetar onde quiser, até na prancheta se quiser, mas não no Max, no Maya, no XSI, que são programas artísticos. o lance dos planes aparecerem, é estranho mesmo, você não colocou reflexo no material não, né? todas as cores estão com preto? tem que colocar preto no Specular para não criar brilho. mas se tudo estiver certo, tenta colocar o mapa de opacidade no canal reflection também, se for o reflexo ele vai resolver com isso. o lance do metal lume, ele é ótimo para metais, se ficou estourado você pode tentar mudificar a cor diffuse e a cor do reflexo dentro do shader. se colocar cores mais escuras, ele reflete menos e brilha menos, ai dá para ajustar como quiser. sobre a iluminação externa, se você criou uma esfera em volta da cena, a skylight não vai ter mais ação, vai acabar com a iluminação global da cena, vai ter que ligar photons do GI. é melhor usar com o physical sky e sem essa esfera em volta, se quiser você aplica uma imagem de céu no physical sky e fica bem legal, fica igual se tivesse uma esfera, mas ai não vai estragar a iluminação global da skylight. não importa o tamanho da cena, pode estar na escala que for, sempre tem um jeito de acertar a configuração de acordo com a escala, é só ajustar os valores do render para ficar bom neste tamanho. ai depende de uns testes. esse lance das cores mesclarem muito, você controla no Decay, se aumentar um pouco o Decay, as cores mesclam menos, se diminuir o Decay, as cores mesclam mais. mas tem também o problema do material, se o material está errado, está mais brilhante ou mais reflexivo do que deveria ser, as cores mesclam mais também. se a luz estiver mais forte do que deveria, também mescla mais as cores. para ficar 100% depende de tudo estar 100%. tem o falloff limit no final gather também, ele ajuda a controlar essa mesclagem de cor, olha lá no CD que o André explica isso, eu também tenho o CD e aprendi por ele. mas eu não costumo usar o falloff não, controlo no luz e nos materiais mesmo, acho melhor assim. falou cara e feliz ano novo ai
Múcio
Valeu Mucio vou fazer mais alguns testes e volto a postar outra vez pra vc ver como esta indo
Oi Weberton, tudo bem? Parabéns pelas imagens, você está indo bem mesmo como o Múcio disse e a explicação dele também foi muito boa, creio que resolveu os seus problemas. Agora, sobre as unidades, na verdade você pode trabalhar na unidade que quiser e como quiser, só que dependendo a unidade que escolher, tudo fica mais difícil. O programa é cheio de parâmetros para configurar os recursos justamente por causa disso, para poder se adaptar a qualquer tamanho, a qualquer escala. Trabalhando em metros, seja da forma que for, sempre fica ruim, por um motivo ou por outro. Aqui mesmo nesta seção você encontra bastante tópicos onde eu explico estes motivos. Mas em centímetros fica bom, seja da forma que for, só que a melhor forma é manter o System Units Setup com Inches = 1, como é o padrão, e mudar para Metric no Display do Units Setup, mas não deixando em Meters, trocando para Centimeters, assim, as unidades serão mostradas em centímetros e você não vai ter que trabalhar com mais de 3 casas decimais. Sobre os planes, é uma boa opção tentar colocar o mapa do Opacity também no Reflection, porque o material Standard é convertido para um Shader do Mental Ray que trata o brilho de forma mais realista, se tem brilho, automaticamente tem reflexo. Sobre o Mental Lume, controle a intensidade do reflexo e da superfície nos recursos dele, sem este controle não fica adequado. Sobre o Physical Sky, não pode de forma alguma colocar uma esfera envolvendo a cena se está usando o Physical Sky, porque ele vai ficar fora da esfera e a iluminação da luz Sky não vai influir na cena. São duas técnicas diferentes, uma é usando a esfera em volta da cena, neste caso não vai usar o Physical Sky, vai usar luzes normais e Photons, a outra técnica não usa Photons e não usa a esfera em volta da cena, usa o Physical Sky. No vídeo curso de Mental Ray da 3D1 eu explico estas técnicas de iluminação externa e várias outras, como usando HDRI na esfera ou usando HDRI na Skylight, com luzes Sun e sem luzes Sun, entre outros detalhes. Sobre a intensidade do GI, qual versão do Max você usa? Se for no até o Max 8, diminui o Energy, se for o Max 9 ou superior, diminui o Multipler. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138759

Últimos membros registrados: dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls.

Usuário(s) on-line na última hora: 655, sendo 13 membro(s) e 642 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, tadeu, Nuno, Carla Franco, Leonardo, Eng Damasceno, Moura, Sergio1987, fcaraujo2000, alceu.camilo, Ricardo Paranhos, dan_df, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.