ai cara, você está indo bem, a iluminação e os materiais não estão ruins, é só uma questão de ajustar melhor algumas coisas.
eu gostei de todos os materiais, menos da grama, que está parecendo auto-iluminada, ela está clara demais e a iluminação está estourando nela.
mas sobre o lance de metros, ai está errado, porque o padrão do Max é polegada.
é ai que está o problema de trabalhar com metros, tudo fica pequeno e dá um monte de problema.
mas você está pensando em centímetros se usa 300 unidades para fazer 3 metros, ai já fica bem melhor mesmo, porque as coisas não ficam pequenas demais.
pode trabalhar assim sem problema.
mas eu acho mais fácil de você ligar o Display no Units Setup e colocar Centimeters.
ai o max vai converter direto para você.
quando colocar 300 ele vai considerar 300 cm.
Se você medir alguma coisa com o meassure distance, vai aparecer a medida certa em centímetros.
facilita muito em medidas quebradas.
o problema é que você disse que está projetando em 3D no Max, ai fica ruim, porque o Max não é para isso.
ou você modela em 3D num programa de arquitetura, tipo o Revit, o Arch3D, o Active3D e um monte de outros que tem por ai.
ou então você desenha a planta baixa 2D no AutoCAD, importa no Max e modela com base nela, usando a planta como referência.
modelar em 3D no Max sem uma planta baixa de referência e ainda tendo que manter a pecisão, é muito difícil e não vai ficar bom, vai ficar com as medidas erradas.
Vai levar muito mais tempo para fazer o modelo e ainda não vai estar preciso.
O max é só para fazer a visualização artística da cena, se quiser projetar em 3D eu indico o Revit.
E isso não é trabalho para o profissional de maquete eletrônica, é trabalho para o arquiteto ou engenheiro fazer.
Se ele não tem capacidade de projetar no Revit, então, ele deve ir projetar onde quiser, até na prancheta se quiser, mas não no Max, no Maya, no XSI, que são programas artísticos.
o lance dos planes aparecerem, é estranho mesmo, você não colocou reflexo no material não, né?
todas as cores estão com preto? tem que colocar preto no Specular para não criar brilho.
mas se tudo estiver certo, tenta colocar o mapa de opacidade no canal reflection também, se for o reflexo ele vai resolver com isso.
o lance do metal lume, ele é ótimo para metais, se ficou estourado você pode tentar mudificar a cor diffuse e a cor do reflexo dentro do shader.
se colocar cores mais escuras, ele reflete menos e brilha menos, ai dá para ajustar como quiser.
sobre a iluminação externa, se você criou uma esfera em volta da cena, a skylight não vai ter mais ação, vai acabar com a iluminação global da cena, vai ter que ligar photons do GI.
é melhor usar com o physical sky e sem essa esfera em volta, se quiser você aplica uma imagem de céu no physical sky e fica bem legal, fica igual se tivesse uma esfera, mas ai não vai estragar a iluminação global da skylight.
não importa o tamanho da cena, pode estar na escala que for, sempre tem um jeito de acertar a configuração de acordo com a escala, é só ajustar os valores do render para ficar bom neste tamanho.
ai depende de uns testes.
esse lance das cores mesclarem muito, você controla no Decay, se aumentar um pouco o Decay, as cores mesclam menos, se diminuir o Decay, as cores mesclam mais.
mas tem também o problema do material, se o material está errado, está mais brilhante ou mais reflexivo do que deveria ser, as cores mesclam mais também.
se a luz estiver mais forte do que deveria, também mescla mais as cores.
para ficar 100% depende de tudo estar 100%.
tem o falloff limit no final gather também, ele ajuda a controlar essa mesclagem de cor, olha lá no CD que o André explica isso, eu também tenho o CD e aprendi por ele.
mas eu não costumo usar o falloff não, controlo no luz e nos materiais mesmo, acho melhor assim.
falou cara e feliz ano novo ai