Varias duvidas

Por: Grasiano  

Em: 13/01/2008 13:22

Esto fazendo uma maquet gigante. Esta imagem ai. Vou descrever como vou fazer e queria saber se é a maneira correta. Eu modelei tudo em 3d, depois vou animar a camera pasando por todos os prédios. Como eu não tenho muito tempo, fiz com 20 FPS, ao todo 6000, 5 mim de video. Vou renderizar tudo em jpg. e depois levar para o combustion. Esta é a maneira certa ?
Bom a maneira esta certa, mas eu renderizaria em arquivo de video como avi ou mov.
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
eu renderizaria em png ou tga que levam o canal alpha, para depois usar na pós produção, fica mais facil trabalhar assim.
de todas as opções que existe, renderizar a animação 3D direto para AVI ou MOV é a pior de todas O pessoal fala direto isso aqui, porque pode dar um monte de problema, renderizando em imagem não dá problema. Mas não é bom renderizar a 20 FPS, porque é totalmente fora do padrão. Ou renderiza a 30 FPS, ou a 24 FPS ou a 15 FPS, porque estas são as taxas usadas em TV, cinema e web, respectivamente. E a melhor extensão de imagem para salvar é TGA, porque JPG tem compressão e menos qualidade. Se for para levar o canal Alpha junto, então, tem que ser TGA ou TIF, não serve PNG, porque PNG é imagem para web e o canal Alpha é muito comprimido, então, não recorta tão bem e dá problema em composição.
Múcio
galera obrigado. Mucio- Era o que eu tinha pensado. Mas quanto de hd será que vou precisar para 6000 imagens. E quanto ao FPS 15? é para rodar em DVD , para o cliente apresentar para os contribuintes. A propósito será que essa quantidade de imagens va ida pra fezer no conbustio sem problema? E depois como faço para gravar em um dvd normal, quero dizer pra rodar em aparelhos comuns, por que o combustion salva em avi, divx... estes não rodam em qualquer aparelho. desde ja obrigado!!!
Grasiano, Uma dica: um filme de 5 minutos é extremamente cansativo. Eu melhoraria a qualidade e diminuiria o tempo. Se vc verificar as propagandas de tv, as idéias são passadas para o comprador em no máximo 1 minuto. Existem filmes ótimos de apenas 15 segundos que conseguem dar o recado direitinho. Marco.
Marco.
Grande Marco! Obrigado. Concordo com você plenamente, tive que convencer o cliente disso. Ele queria de 15. 5 é para mostrar bem os prédios. Tem um deles com 113m X 45m.
Oi Grasiano, tudo bem? Por estas e outras que é praticamente inviável fazer animação para arquitetura. Normalmente o cliente é leigo e não tem a menor idéia do que fazer uma animação 3D. Também por não entender nada de vídeo e de televisão, acha que a animação tem que ser um longa metragem, quando você fala de fazer 1 minuto, que já é muito, o cara acha super pouco, ele pensa que é igual pegar uma câmera real e sair gravando, mas mesmo assim é cansativo um vídeo de 5 minutos, como o Marco disse, e dá para contar a vida toda de uma pessoa em 15 segundos de vídeo. Mas seja como for, para trabalhar com animação precisa de uma boa estrutura, porque depende de muito poder computacional para ficar pronto num tempo viável, mesmo quando usa o Scanline ou o Mental Ray sem recursos de GI. Não pode fazer a 15 FPS para passar em TV, como o Múcio disse, TV é 30 FPS, só se usa 15 FPS em vídeo na internet. Não adianta fazer com outra taxa de frames por segundo, porque a TV não entende isso, ela sempre vai mostrar a 30 FPS, portanto, se fizer a 15 FPS pode acontecer soquinhos no vídeo, já que a TV vai exibir o mesmo frame duas vezes seguidas. Também é importante renderizar em TGA, para manter a qualidade, é ruim desperdiçar tempo renderizando com qualidade para depois salvar num formato que perde qualidade. Por isso que quem trabalha com vídeo tem muito espaço na HD, o normal é ter uma HD dedicada para o vídeo, assim, fica mais rápido na edição, normalmente essa HD só é acessada pela placa de vídeo e programas de edição em sistemas profissionais. E sobre compor no Combustion ou editar no Premiere ou qualquer programa de vídeo, nenhum vai soltar para DVD, porque é outro passo. No Combustion você só vai compor e vai renderizar em sequência de TGA novamente, depois vai para o Premiere editar e de lá que vai sair o vídeo AVI sem compressão, ou com compressão da placa de vídeo ou com compressão Microsoft DV. Depois que tiver o vídeo pronto, você vai usar um programa de autoria de DVD para transformar o AVI em VOB e gravar no DVD. Mas tem muitos outros problemas no meio disso, essa parte é a mais básica, ainda tem o problema dos Fields, TV sempre mostra em Fields, a não ser quando todo o sistema é digital, a TV e a reprodução. Também tem o problema das cores, a TV não aceita as mesmas cores do monitor de PC, por isso tem o Color Check, você tem que ver se não tem nenhuma cor inadequada. Também tem a questão do Pixel Aspect, que é diferente, portanto, se não renderizou na resolução correta e com o tamanho correto do pixel, vai ficar distorcido na tela da TV. Animação é muito mais complicado do que fazer imagem, precisa testar bastante antes e estar bem por dentro do assunto antes de pegar um trabalho, pois é bem provável que não consiga fazer sem a devida experiência. Leia esta matéria aqui na 3D1 onde eu explico melhor sobre essa questão de renderizar para televisão: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15584 Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138760

Últimos membros registrados: Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd.

Usuário(s) on-line na última hora: 839, sendo 11 membro(s) e 828 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tadeu, Celso Borttoloto, Geraldo Nunes, Joselito.silva, Claudio Nichollas, Roberto Movanni, Leonardo, Eng Damasceno, Sergio1987, alceu.camilo, dan_df.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.