Como fazer luz no Mental Ray

Por: Marco A.Artacho  

Em: 21/01/2008 19:12

Gostaria que alguém me explicasse como fazer essa luz embutida no forro usando o mental ray. Marco. Obs.: a imagem é do site da evermotion e provavelmente foi feita usando o Vray.
basta aplicar o shader glow no self illumination, ou habilitar a surface do mental ray e aplicar o glow ... acho que eh isso abraço
Mateus, Primeiramente obrigado pela breve resposta. Como é a segunda opção (Habilitar a surface do mental ray)? Marco.
Marco.
Vc vai na ficha Mental Ray Conection, no material editor, é a última ficha Ai o primeiro slot é do Surface, só que está trancada, aí vc clica no cadeadozinho ao lado e vc a habilita Abraços
Ah, entendi. Obrigado de novo. Marco.
Marco.
Marco A.Artacho ja é 3 ou 4 trabalhos que eu vejo seu... todos espetaculares....vc ta de parabéns... flw abraços
\" Tudo o que somos é o resultado de nossos pensamentos \" ( Buddha)
Ai marco, faz como o Leandrus disse e depois aplica o Shader Glare no slot output da aba renderer do Mental Ray. Ai além de fazer a iluminação vai criar um halo luminoso em volta e ficará ainda mais bonito e mais real. Perceba na imagem que tentaram fazer isso, mas como o V-Ray não tem este recurso, ou usaram o Blur do Effects do Max ou deram um Blur no PhotoShop, repare na borda da luz com a madeixa, você percebe o erro no Blur, ele não pegou em toda a borda, parece que foi feito com o Blur do Effects do Max mesmo.
Múcio
Oi Marco, tudo bem? Realmente o Múcio tem razão, o Blur foi simulado com o Blur do Rendering Effects do Max, que é ruim e cria defeito, como dá para perceber na imagem. Ele deveria ter feito no PhotoShop, porque não daria este defeito. Se a sua dúvida é como fazer a luz, você pode fazer com uma MR Area Spot e ligar a opção Show Icon in Render no menu Area Light, pode fazer com a Photometric Free Area e pode fazer com um Plane aplicando um material Mental Ray com o Shader Glow no Surface. Assim iria cria a luz, mas não o halo luminoso que a pessoa tentou simular com o Blur, então, precisa colocar o Shader Glare no Slot Output do Camera Shaders na ficha Renderer, assim, ele criará o halo de acordo com a intensidade da luz. Se ficar muito forte, diminui a intensidade da luz e vice versa. No Shader Glare é bom colocar 3 no Quality, praticamente é a única configuração que precisa fazer nele neste caso. Abraços

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