Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

lord3ddesigner   Goiânia - GO
Rafael Reis   Rafael Reis - AC
DanJochims   Goiania-GO - AC
MFZanela   Cafelândia - Paraná - PR
Antonio   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

dauddesign   sao jose do rio preto - AC
valldivio   valldivio
Fguassu   São Paulo

Erro no GLobal Ilumination...mancha vermelha..o que seria?

Por: POISON  

Em: 29/01/2008 02:56

Olá pessoal sou novo aui no fórum , mexo com 3d a algum tempinho mas ainda falat muito pra começar a ficar ruim hauhaua....tenho que estudar muito inda.Estou com um problema..não consigo renderizar essa imagem direito. Quando renderizo só com o Final Gather o teto fica muito escuro, ai abilito o GI e já fiz milhões de testes de várias configurações de valores do GI li até o artigo aqui do site mas sempre fica dando um erro de uma mancha vermelha não sei o que é isso...é erro meu ou do arquivo? Na imagem abaixo...vejam...e outra coisa...como altero o energu no Gi no max 9, parece que fica desabilitado em cinza...não dá pra alterar o valor onde eu acho que é né? hahahaha...e se puderem dar umas dicas pra melhorar um pouco a imagem eu agradeço...Obrigado pela paciência deler tudo ..valeu galera.
Já aumentei o número de photons de cada luz, para 5000, com raio de 0,05 mas ai começa a ficar muito claro...ai diminuo um pouco a quatidade de photons...pra 2000...é muito pouco né? tanto é que está cheio de manchas..a cena...o que posso fazer ? são 8 lâmpadas na cena area free...photometric..cada uma com 2000 lx...valeu pessoal e desculpa pela ignorância
Amigo "POISON" me parece que os Samples do Photons esta grande e o Final Gather nao esta conseguindo suavisar isso... tente diminuir, tente tambem usar os Photons global e nao por luz. Abraços.
Jefferson Santana
e ae cara blz? olha...com 5.000 photons a 0,5 de raio eu nao creio q vc conseguira um bom resultado...antes de fazer o render final, abilite somente o GI, va aumentando os photons e se for preciso o raio, tente conseguir um resultado semelhante a um "algodão" com o GI, antes de abilitar o FG...alem disso me parece q suas luzes estao "estourando", ou seja, estao muito fortes, tente diminuir a intensidade delas, deixando grande parte da iluminação para o GI. espero ter ajudado boa sorte!
Isso ta com cara de material incopativel ou setado de maneira inadequada e que o Mental Ray não aceita, tente usar um Material Override com um material Standart cinza mesmo e renderize, se caso as manchas coloridas não sumirem é no arquivo, agora se sumirem é algum material que você configurou errado.
Site sendo reformulado!!!
ah e o Energy do max 9, mudou de nome para "multiplier" esta na frente do botao q vc abilita o GI
Pô pessoal valeu pelas dicas vou tentar seguir o que vcs falaram...Mas se for erro no arquivo comopoderia fazer pra levar todos os componentes blocos já com os materiais aplicados para outro desenho? Obrigado pela a atenção.
hun uma coisa q pode ser é a cena n tar totalmente fexada, isso aconteceu comigo uma vez, na minha primeira interna saiu cheio de mancha, e eu fechei a cena e saiu quase td hehe, vlw.
cgfear - design grafico. SITE PRONTO!!! www.cgfear.xpg.com.br
Oi Poison, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que você participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida das manchas coloridas, com certeza absoluta são materiais errados na cena. O Mental Ray aceita qualquer composição estranha de mapas e materiais que você fizer, mas dependendo da composição ele vai gerar estes artefatos na cena. Se você estiver usando os materiais Architectural que vem com o Max, com certeza absoluta são eles, porque estes materiais são para o render Radiosity, tem uma certa compatibilidade com o Mental Ray, mas depende das configurações, então, é melhor usar materiais Standard, Raytrace e se estiver no Max 9, a melhor opção é usar o material Arch&Design. Para ter certeza, faça um pequeno teste, acessa a ficha Processing na janela de Render, lá tem o Override Material, habilita este recurso e arrasta um material Standard cinza padrão para o Slot, manda renderizar e veja, com certeza absoluta não vai aparecer as manchas, provando que são os materiais. Agora, sobre as manchas na parede e a iluminação estourada, isso é uma questão de configurar corretamente o mapa de Photons, o mapa de Final Gather e as luzes da cena. Os efeitos avançados de iluminação fazem a luz refletir pela cena, então, é necessário deixar as luzes mais fracas, pois com o GI tudo ficará mais claro. O ajuste dos Photons é complicado mesmo, leva tempo para pegar o jeito, no vídeo curso de Mental Ray eu gasto quase a metade só explicando sobre isso, mas depois que pegar o jeito dos Photons ficará uma maravilha, porque vai configurar a cena de primeira sem fazer nenhum teste. O Final Gather depende do ajuste correto dos Photons para ficar bom, se você aumentar os Samples ele vai forçar a suavização, mas vai gastar muito tempo de render. O ideal para cenas internas é usar Photons e Final Gather, mas é muito mais fácil fazer só com o Final Gather, então, teste com ele sozinho no começo. Abraços
Poxa andré muito obrigado mesmo..acho que deve ser isso sim..pq usei mesmo os materiais architeturais...vou fazer um teste e depois te confirmo..muito obrigado pela força pessoal...abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 857, sendo 16 membro(s) e 841 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Hot, Eng Damasceno, Adalberto Rocha, Pedro Juliato, jgarquides3d, wdesign2006, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Fabrício, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.