Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

APO   Rio de janeiro. - RJ
SaavedraCG   Salvador - BA - AC
Claudio   Vila Velha ES - AC
nildoe   Maputo - AC

Portfólios Ver Mais

Nabucodonossor   Porto Alegre - RS
Lucasp123   Londrina, Pr
wallace   Rio de janeiro
fcalves   São Paulo - SP

Vidro com (D)efeito

Por: thiagofrotaandre  

Em: 06/02/2008 12:55

Olá pessoal! Queria uma ajuda aqui num problema que é recorrente em meus trabalhos. Esta é minha primeira mensagem neste site, então por favor me orientem se este tipo de pedido não seja adequado nesta seção. Reparem na imagem que anexei nesta mensagem; tem um vidro na vitrine que está verde. A modelagem da loja foi feita em AutoCAD, porque no local que eu trabalhava o pessoal só sabia modelar em CAD. A solução que eu usava para contornar a situação era, no CAD, desencostar o vidro de outros vidros, da moldura, etc. Ou seja: deixar ele flutuando com uma distância de no mínimo 0,3cm de qualquer objeto da cena. Aí eu importava novamente o vidro e renderizava denovo a imagem. O (D)efeito em geral ocorria nos locais que eram fechados e que tinham um vidro mostrando a parte interna. Também ocorria, principalmente, nos vidros curvos. O problema não ocorria sempre, mas ocorria. O render foi feito usando o VRay. Estou agora tentando renderizar uma esfera de vidro, e ela se torna totalmente reflexiva, mesmo com a reflexão no zero. Imagino que seja o mesmo problema. Agradeço antecipadamente se alguém tiver alguma idéia de como solucionar o problema. Abraço! P.S. Fui cativado por este fórum, não só pela qualidade dos trabalhos de iniciantes intermediários e experientes, como também pela hospitalidade dos usuários do site (ao menos nas mensagens que eu já li). Parabéns a todos! Estou certo que este é um ponto forte daqui.
Olá thiagofrotaandre, blz? Seja bem vindo ao fórum! Relacionado a sua mensagem, seria mais fácil se além da imagem onde ocorre o erro, você postasse a setagem do material, pois provavelmente o erro se encontra em como está configurado o material. Não manjo de V-Ray, pois uso o Mental Ray, ou os padrões do max, tais como Scanline (fakeosity), light tracer e radiosity, então nisso não tenho como lhe auxiliar, porém creio que se você postar as configurações do V-Ray, dos materiais (principalmente do vidro) e um wireframe, com toda certeza algum usuário experiente de VR virá lhe auxiliar. Sem mais, boa sorte ai!!! Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
Obrigado pela prontidão ao responder à mensagem. As setagens de meu material são: > Reflection < Reflect -> R:40 G:40 B:40 Refl. glossiness -> 0,98 > Refraction < Refract -> R:255 G:255 B:255 IOR -> 1,32 Exit Color -> R:0 G:7 B:0 Fog Color -> R:245 G:255 B:245 Affect Shadows -> CHECKED Affect Alpha -> CHECKED A configuração é essa mesma. O restante da configuração está no padrão. Se vocês repararem, o fog color e exit color estão esverdeados. Verde claríssimo e verde escuríssimo, respectivamente. Essa configuração dá mais realidade ao vidro principalmente quando visto em seu corte, como vocês devem saber. Às vezes eu uso a solução de deixar o fog branco, e de fato o verde sai. Mas perde um pouco da realidade e, não raro, o vidro acaba virando um espelho. Quanto ao wireframe, preciso entender qual ângulo pegar da imagem para ajudar na avaliação do problema. Muito obrigado. Abraço!
Isso pode ser o multiplier do fog color ou então a forma como os vidros foram modelados. Eles são objetos sólidos ou apenas uma face?
Olá HAWF, Obrigado pela atenção. O Multiplier do fog está 1,0. O objeto é um sólido, importado do CAD. Aqui vão as configurações de importação: > Select File to Import < File Type -> Legacy AutoCAD (*.DWG) > Import AutoCAD DWG File < Weld threshold -> 0,1 Smooth-angle -> 0,1 Surface deviation -> 0,001 O surface deviation está muito baixo, de fato. O menor valor possível. Mas a princípio não deve ser o problema. Todos os vidros da cena foram importados assim, e esse foi o único que deu problema. Como vocês podem observar na imagem desta mensagem, o ambiente é grande, e cheio de vidros. (obs.: a imagem enviada possui alguns defeitos. Não renderizei os acertos, pois ela serviu apenas para dar um preview de todos os objetos do ambiente) Uso 0,001 para importar só os vidros, se não os vidros ficam cheios de quina e muito feios. Os demais objetos redondos, uso 0,01. Abraço, e novamente obrigado.
Thiago André http://www.classis3d.com
Oi thiagofrotaandre, tudo bem? Que estranho cara, não era para contecer isso. Não se preocupe com o Surface Derivation, ele apenas controla a resolução do objeto, não é para estragar o material no render. Mesmo que importasse tudo com 0,001 ou mesmo com 1 e ficasse tudo sextavado, não era para dar problema no material. Por desencargo de conciência, tenta aplicar o modificador Normal no objeto, desabilita a opção Flip Normals e habilita a opção Unify. Em seguida, aplica o modificador Smooth e habilita a opção AutoSmooth, no final, clica com o botão direito no Edit Stack e colapsa tudo, para voltar a ser um Mesh normal. Tenta renderizar para ver se fica certo. Se não ficar, eu sugiro que isole o vidro, pega um Box do Max e cria o vidro de novo no mesmo lugar. Se der problema no render fazendo isso, então, é problema com o V-Ray, não é problema com o modelo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 639, sendo 12 membro(s) e 627 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.