ai galera, fiz um teste para ver o que rolava no scanline copiando um teste que o André já faz aqui no fórum, porque não uso mais o scanline, agora só uso o Mental Ray.
e funcionou sem problema e sem fazer nada diferente na cena.
vou contar o que eu fiz.
A cena é um plane com hair and fur, um cilindro com material cinza, um box com material de vidro raytrace e uma luz spot comum com sombra raytrace.
No hair and fur eu diminui para 2 segments, 20 no scale, coloquei uma imagem de grama nas cores tip e root, mudei para 10 no specular e 20 no glossiness.
Depois só ajustei o Frizz e o multi strand para deixar a grama certa, mas não tem influência nos efeito de sombra e reflexão no render.
Primeira imagem:
Sem mudar nada na janela do environment>effect>hair and fur, saiu perfeito com sombras, mas o vidro não reflete e não refrata a grama, ai aparece a sombra delas no plane mas não aparece os fios de grama através do vidro.
Segunda imagem:
Entrei na janela do environment>effect>hair and fur e liguei o "raytrace the reflections/refraction".
ai saiu perfeito no reflexo e na refração também.
nas duas imagens usei o buffer.
Terceira imagem:
Mudei para o Mental Ray, troquei o material do vidro pelo shader dielectric (só para ficar mais bonito), liguei o FG com o preset draft e mandei renderizar usando o buffer no hair and fur, não troquei para MR Prim.
Deu erro falando que não aceitava atmosfera do hair and fur ou coisa parecida.
ai eu entrei na janela do environment>effect>hair and fur e desliguei o "raytrace the reflections/refraction" que tinha ficado ligado do teste anterior.
ai funcionou direito sem dar mensagem de erro e já refletiu e refratou a grama no vidro, sem problema e usando o buffer mesmo, porque o Mental Ray é mais compatível com o hair and fur do que o próprio scanline. :)
espero ter ajudado.