Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Danilo   Teresina-PI - PI
An3dre   Araras / SP - SP
Inverno   Jandira SP

Portfólios Ver Mais

Juan Jurado   Osasco - AC
vandeko1987   São Caetano do sul

Grama com Hair ficando preta e sem sombra.

Por: avila  

Em: 06/02/2008 13:59

Bem pessoal! Estou terminando um trabalho e como sempre na correria, porem fiz a grama com hair, como ja fiz outras vezes, só que desta vez ela esta ficando preta e não recebe sombra, alguem sabe como resolver, lembrando que estou usando render padrão do max...
qual lampada vc ta usando? Porque o hair and fur só ilumina e cria sombra com omni... Pelo menos aqui é assim!!
percebi, acabei de descobrir isso, rsrs, porem agora a cor esta certa mas a sombra ainda não aparece, e agora estou usando omni, antes estava usando spots e omni juntas e a grama realmente estava ficando preta, agora consegui arrumar a cor, mas não a sombra, estranho isso
Não sei se você esta usando Exposure Control, pois se estiver ele gera vários problemas com Hair and Fur. Se estiver usando Mental Ray, use MR PRIM na opção Hairs do Environment and Effects.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
aqui a grama funciona com qualquer luz, nunca vi isso de só funcionar com Omni. se renderizar no Mental Ray aceita qualquer efeito e qualquer luz, até as photometrics
Múcio
mucio é estranho mas só esta funcionando com omni , estou usando render padrão, mas ainda assim acredito eu que deveria ao menos gerar sombra, não?
ai galera, fiz um teste para ver o que rolava no scanline copiando um teste que o André já faz aqui no fórum, porque não uso mais o scanline, agora só uso o Mental Ray. e funcionou sem problema e sem fazer nada diferente na cena. vou contar o que eu fiz. A cena é um plane com hair and fur, um cilindro com material cinza, um box com material de vidro raytrace e uma luz spot comum com sombra raytrace. No hair and fur eu diminui para 2 segments, 20 no scale, coloquei uma imagem de grama nas cores tip e root, mudei para 10 no specular e 20 no glossiness. Depois só ajustei o Frizz e o multi strand para deixar a grama certa, mas não tem influência nos efeito de sombra e reflexão no render. Primeira imagem: Sem mudar nada na janela do environment>effect>hair and fur, saiu perfeito com sombras, mas o vidro não reflete e não refrata a grama, ai aparece a sombra delas no plane mas não aparece os fios de grama através do vidro. Segunda imagem: Entrei na janela do environment>effect>hair and fur e liguei o "raytrace the reflections/refraction". ai saiu perfeito no reflexo e na refração também. nas duas imagens usei o buffer. Terceira imagem: Mudei para o Mental Ray, troquei o material do vidro pelo shader dielectric (só para ficar mais bonito), liguei o FG com o preset draft e mandei renderizar usando o buffer no hair and fur, não troquei para MR Prim. Deu erro falando que não aceitava atmosfera do hair and fur ou coisa parecida. ai eu entrei na janela do environment>effect>hair and fur e desliguei o "raytrace the reflections/refraction" que tinha ficado ligado do teste anterior. ai funcionou direito sem dar mensagem de erro e já refletiu e refratou a grama no vidro, sem problema e usando o buffer mesmo, porque o Mental Ray é mais compatível com o hair and fur do que o próprio scanline. :) espero ter ajudado.
Múcio
Múcio Não estou usando reytrace the reflections/refraction e nem buffer, mas vou experimentar e ver o que acontece, de qualquer forma obrigado pela ajuda, vlw.
no render padrão vc só tem a opção de usar geometria ou buffer. se usar geometria fica super pesado e não fica tão bonito, então, só resta a opção de buffer. neste caso tem que ligar o raytrace reflection/refraction se tiver vidros interagindo com a grama. no mental ray dá para usar geometria sem pesar muito porque ele tem uma geometria própria para a grama, que é a MR Prim.
Múcio
Agradeço a todos pelas dicas, foram de grande importância, mas o fato é que a grama ficou até razoavel, mas continua sem sombra, rsrs...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 681, sendo 13 membro(s) e 668 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, Adalberto Rocha, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.