Padrão de Repetição!

Por: slashdefenix  

Em: 10/02/2008 02:20

Olá pessoal, tudo blz ? Como eu faço pra eliminar o padrão de repetição de texturas de um cena ? Ou melhor quando eu aplico um textura de grama num chão bem extenso fica mostrando a repetição da textura, como eu faço pra retirar isso ? Desde já agradeço a atenção de todos. Abraços. :D
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos!! :D slashdastrevas: ola rpz...tudo bem? olha pra vc evitar a repeticao de texturas na sua maquete e so vc aplicar um modificador "uvw map" na sua textura ok??vc controla os parametros de U,V,W do mapeamento que definem a dimensao na vertical,horizontal e na espessura da sua textura.Ou vc esta usando uma textura com uma baixa resolucao ou entao falta vc ajustar o mapeamento aplicando esse modificador que lhe falei. Se vc esta por acaso com uma textura em baixa resolução ai eu lhe recomendo que vc aplique uma de alta ou media resolucao ok?? A seguir lhe enviarei um site de texturas que costumo usar bastante nas aplicacoes de mapeamento do meus projetos ok?? um abraco e espero ter ajudado!! vlw... ;) :D www.cgtextures.com ------------->SITE COM DIVERSAS TEXTURAS PRA USAR EM MAQUETE. "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Oi slashdastrevas, tudo bem? Se vc precisa repetir uma textura, a única forma de evitar as emendas da imagem (que causam os tais padrões que vc mencionou) é usando uma textura sem emendas ou trabalhar essa textura no Photoshop, por exemplo, para retirar as emendas. Um abraço,
Exato amigo Se voce manja um pouco de photoshop pode usar o filtro offset (se nao me engano eh isso) para retirar as emendas das texturas da uma olhada certinho ae abraços!!
E aí pessoal, tudo blz ? Brigadão pelas dicas vou dar uma testada nisso aqui, se não consegui volto aqui pra pertubar vocês de novo, rs. Abraços.
Olá slash! Tudo certo cara? Baixa uma textura de grama enviada pelo Juliano Azeredo que tem aqui no site. Ela é imbatível para uso em grander áreas. No máximo vc vai precisar tirar um pouco da saturação de cor dela que pode ser feito facilmente pelo output do material. Outra opção que é um pouco mais pesada, porém que não apresentará emendas é usar o um mapa noise com tonalidades de verde diferentes no difuse e no canal displacement tu usa o mapa speckle. Lembrando que a superfície de aplicação deve ter uma malha bem detalhada. Esse recurso funciona perfeitamente, principalmente se precisar de mais detalhes. Se for de longe basta o mapa noise ou a textura. Qualquer coisa posta a imagem que daí fica bem mais fácil de dizer o que seria o ideal para a situação. abrs!
Oi Slash, tudo bem? Depende muito da textura, como o Eduardo te indicou, a textura do Juliano é muito boa, porque é uniforme. Quando tem uma pequena diferença numa área da textura, se você ladrilha muito essa diferença cria o padrão de repetição. Quando a textura não é tratada especialmente para isso, você pode tentar esconder o padrão compondo com mais de uma textura. Por exemplo, se pegar um Noise e colocar duas texturas de grama nele, o Noise vai mesclar as duas e ajudar a esconder o padrão. Quanto mais complexa for essa composição, mais difícil será para perceber algum padrão. Abraços
Olá pessoal, tudo blz ? Por aqui tá tudo em paz... O Eduardo, nesse caso aí, com certeza fica legal, mas cena que tô usando, utilizar displace vai pessar muito ainda. Mas foi bom você falar disso aí, pois é um boa dica pra mim criar uma grama procedual, que não tinha pensado ainda, mas vou testar e postar a imagem. André, nunca pensei em fazer a combinação de duas gramas com noise no canal diffuse. Mas agora já tenho várias maneiras de fazer isso aí sem ladrilhar. Já estava até estudando Photoshop tem uns brushs lá pra criar granha que aprendi a utilizar que parece também que fica legal, mas só assisti uns 3 horas de aula e testei pouca coisa, mas foi bomq que já comecei a estudar ele também, que até então não manjava nada. Logo tô postando a imagem. Abraços.
Ai Slash, esse lance de compor com mapas procedurais é muito importante, é a única forma de criar materiais realistas sem apresentar emenda ou ladrilhamente em algumas situações. por exemplo um metal enferrujado, pode ser feito só com imagem, mas vai repetir o padrão facilmente. Agora, imagine você criar um material só da ferrugem e outro só do metal, depois, num terceiro material você mescla os dois com um mapa Dent, vai ter a ferrugem sobre o metal sem criar padrão. :)
Múcio
E aí Mucio, tudo blz cara ? Rapaz isso é importante mesmo cara, eu sou meio doido e gosto de trabalhar com cenas grandes e se não aprender trabalhar com mapas proceduais direitinho eu vou ficar cometendo o mesmo erro. Mas já estou estudando eles e Photoshop (e junto o vídeo curso do Mental Ray, rs) Mas vamos ver o que dá, eu vou postar o resultado na cena no tópico de Modelagem Grande pra vocês verem o resultado. Abraços.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 613, sendo 1 membro(s) e 612 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jgarquides3d.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.