Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

onjackstallback   Mauá-SP - AC
Viewcg   Sertãozinho - SP
Leo Maciel   Salvador - BA
Rafael   Carlos Barbosa RS
Cidral   Curitiba pr - AC

Portfólios Ver Mais

anapinheiro   São José do Rio Preto
Marcfighter   Santos SP - SP
jonathan   Sergipe - AC

como renderizar em vetor?

Por: Jeancarlo Ribas  

Em: 10/02/2008 12:44

dae galera! gostaria de saber se é possível renderizar em vetor (sem plugins) apenas as linhas de contorno de uma maquete. dai posteriormente abro no corel e exporto em dwg para o cad! dai posso colocar uma imagem em perspectiva no projeto impresso! tentei fazer o tuto do link a seguir... http://www.3dtotal.com/team/tutorials/mentalrayvec/mentalrayvec.asp da tudo certinho, pena que ele se perde em algumas linhas, dai ficam faltando, ja fiz de tudo, mas nao consegui. se alguem tiver alguma alternativa, me ajudem. obrigado
Oi jean ribas, O Max não cria imagem em vetor. O que o tutorial ensina, é criar uma imagem com contornos usando os shaders Countour, do Mental Ray. Vc poderia usar o Scanline com o shader Ink, também. Apesar da aparência de desenho, a imagem gerada pelo Max será um bitmap. Mas vc pode tentar vetorizar essa imagem no Corel. É mais fácil e, depois sim, exportar em DWG. Um abraço,
Oi Jean, tudo bem? Na verdade é possível renderizar em vetor se estiver usando o Mental Ray e colocar o Shader de Post Script no Output do Cartoon. Realmente é simples de fazer e deu certo como você disse. Agora, sobre as linhas faltando, ai não é por causa da exportação em vetor, é por causa da configuração dos Shaders de contorno. Antes de aplicar o Shader de Post Script no Cartoon, deixa como vem por padrão e renderize a cena colocando fundo branco no Environment, tecla 8 ou entra no menu Rendering>Environment e coloca branco na cor do Environment. Assim você vai ver as linhas renderizadas sobre o fundo branco para ajustar como quiser. Existem vários Shaders de Contour e eu explico todos nestes dois tutoriais: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=21528 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=23091 De acordo com o Shader usado e com as suas configurações, as linhas serão diferentes. Quando estiver com os contornos configurados, você troca o Shader no Output do Cartoon pelo Shader de Post Script, assim vai salvar o vetor. OBS: A idéia de colocar a perspectiva no projeto da planta baixa é ótima. Antigamente isso era feito desenhando à mão num espaço deixado no projeto. Quando as coisas migraram para o AutoCAD, isso deixou de existir. :) Abraços
Oi Jean, Desculpe pelo que eu disse ("O Max não cria imagem em vetor"). Realmente, como o André disse, usando o MR dá sim. Um abraço,
que legal que dá para renderizar em vetor no mental ray, eu não sabia. mas acho que é só as linhas criadas por ele né? o preenchimento não vira vetor. vou testar aqui para ver. valeu!!
Múcio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 679, sendo 13 membro(s) e 666 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, Adalberto Rocha, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.