Tamanho do Arquivo!!!

Por: spfchick  

Em: 15/02/2008 00:02

ola pessoal... to com uma duvida! Faço meus ambientes coloco os moveis...modelados separadamente e uso merge pra coloca na cena...mais no final quando vou salvar o arquivo em extensão .max...eles fikam grandes..tipo 10MB....20MB!!!...tem como diminuir esses tamanho de arquivo??? Preciso passar para um amigo mais por e-mail fika dificil!!!!... Me ajudem ae... Abraços 8:)
É uma questão muito complicada essa. Por que imagine que a modelagem base da cena fique com 2 MB... mas cada móvel com 500kb... daí você adiciona vários moveis e objetos na cena de 500kb até dar 10mb... só que você não pode tirá-los da cena. Então o que resta fazer é zipar os arquivos, na verdade, um arquivo .MAX é extremamente compactável... ja ocorreu de uma vez eu ter um arquivo .max de 11mb e compactei em .rar, o tamanho do arquivo caiu pela metade. Acho que é a única coisa a se fazer, no mais você pode usar instances para todos os objetos iguais na cena, assim vai gastar menos informação de geometria, resultando em arquivos menores. Abraço.
vlw Caio...vo v oque da pra faze aqui...nem lembrei do zip...uahuauhau Abraços
\"Menos é mais\" Mies Van der Rohe
Oi spfchick, O que aumenta muito o tamanho do arquivo também são objetos com malha muito densa. Se vc tiver colocando na sua cena os modelos da Evermotion, por exemplo, seu arquivo vai ficar grande mesmo, pois são modelos muito detalhados, com muitos polígonos. Ou vc usa modelos mais simples ou tenta diminuir o número de polígonos desse modelos com o modificador MultiRes. Lembre-se de depois de aplicar o esse modificador, converter o objeto em Editable Mesh ou Editable Poly, se não, o tamanho do arquivo vai continuar grande. Esse lance de modelos detalhados é algo que se deve tomar cuidado. Nem todos os modelos numa cena precisam ser super detalhados, só os que foram o foco da sua cena, que estiverem perto da câmera. Um abração,
Olá spfchick! Além de objetos com malha carregada (acredite, uma única planta da evermotion pode ter 14 mb!!) as texturas podem carregar bastante a cena. O ideal é você deixá-las compatíveis com o nível de detalhamento do seu render. Mesmo otimizando a malha e as texturas é bem comum trabalhar com arquivos maiores que 30MB (cenas de arquitetura, por exemplo). Daí a dica do zip é bem válida. Só que isso o max faz de forma automática quando você compacta o arquivo em "file" - "archive". Se você pretende passar o arquivo para um amigo ou até mesmo para um outro computador para renderizar a mesma cena em vistas diferentes simultaneamente isso deve ser feito por causa das texturas do arquivo. Quando se salva como "archive", o max junta todos os atributos referentes ao seu desenho, inclusive as texturas num arquivo zipado, daí nem precisa se preocupar em zipar nada. abraço!
vlw galera....ajudaram muito!!!! consegui reduzi bastante o tamanho do arquivo....16MB pra 2MB..uhauahah Abraços
\"Menos é mais\" Mies Van der Rohe

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