Reflexo Esmaecido

Por: avila  

Em: 15/02/2008 08:11

Olá ! omo conseguir um reflexo esmaecido, ex. em um piso, não gostaria que ficasse muito espelhado e sim com aspecto esmecido mesmo, lembrando que estou usando render padrão.
Olá avila, para fazer o reflexo esmaecido, é necessário que você entenda como que o material é no mundo real, pois reproduzindo ele como é no mundo real, obviamente vai ficar bom no 3D. Repare que normalmente esse reflexo na maioria das vezes é meio "borrado" e gradualmente o reflexo vai sumindo por causa da rugosidade da superficie, em superficies mais lisas e polidas, o reflexo tende a ser mais nitido e gradualmente vai ficando menos nitido. Bom, como você está usando o scanline, você pode fazer assim, mas vai ficar meio pesado, pois não existem reflexo borrado leve (vou tentar te passar um esquema aqui para isso). Abra o material editor, e no material standart mesmo, no canal diffuse aplique um mapa bitmap, deixe o blur offset do bitmap em 0,1... Feito isso volte para o material Standart (usando o botão Go to parent) e clique com o botão direito no m na frente do diffuse (ou na guia maps, no botão da frente que estiver escrito bitmap e outras coisas), aparecerá umas opções, clique em Copy, logo em seguida, desça até o bump map e no botão a frente dele clique com o botão direito e escolha "Paste (Instance)", dai se você quiser que tenha aspecto de relevo basta controlar pelos valores do bump map, ou basta desativar o bump para deixar sem. Agora para o reflexo, na frente do mapa reflection, clique no botão None e aplique o mapa Flat Mirror, e nas configurações dele, você pode aumentar o valor de Blur, ou se estiver com o bump map ativo, clicar na opção Use Bump Map ou usar o Use Built-in Noise e controlar o aspecto através de suas configurações, depois basta voltar para o material Standart e diminuir do valor de Reflection (padrão = 100) para uns 10 ou 20, mais ou menos. Espero que ajude... Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
Olá Avila! Como sempre nosso amigo Evilwata mandando muito bem nas dicas!! É muito bom ter base nos materiais standard. Isso ajuda muito a entender os materiais mais modernos como o arch&design que faz reflexo borrado sem precisar compor mapas como flat mirror. Porém o arch&design só funciona com o mentalray do max 9 ou superior. E já que o mentalray sem o final gather e sem o GI habilitados funciona tão ou até mais rápido que o scanline e aceita os mesmos recursos, você pode perfeitamente habilitar o mental como render padrão e usar o poder de fogo do shader arch&design que faz reflexo borrado maravilhosamente bem. abraço!
esse reflexo com o flat mirror no scanline não fica realista e não fica tão bom como no mental ray. porque ele vai borrar por igual, não vai dar a diferença do borrado com a distância como faz no mental ray. para ter este efeito precisa ser reflexo borrado com raytrace de verdade e o render padrão não faz isso. só com o mental ray para fazer este reflexo com realismo e facilidade
"supermax" disse: esse reflexo com o flat mirror no scanline não fica realista e não fica tão bom como no mental ray. porque ele vai borrar por igual, não vai dar a diferença do borrado com a distância como faz no mental ray. para ter este efeito precisa ser reflexo borrado com raytrace de verdade e o render padrão não faz isso. só com o mental ray para fazer este reflexo com realismo e facilidade
Concordo que o Mental Ray reproduz reflexo borrado com mais precisão, porém o amigo acima comentou que estava usando o render padrão, então não teria o porque de eu dar dica de Mental para ele, pois no MR poderia usar os shaders metal, etc... mas, fica mais complicado ainda... ainda mais quando não se conhece. Agora se ele gosta de usar fakeosity, pode sim conseguir reflexo borrado e deixar realista a cena usando Flat Mirror, basta saber usa-lo. Por favor, não leve a mal esse comentário, é apenas um ponto de vista.
Ai Evil, tudo beleza? Tranquilo cara, não levo a mal não, estamos todos aprendendo. mas discordo que dê para criar reflexo borrado realista com o flat mirror no render padrão. é bem fácil de perceber, faz um cilindo fino e comprido em cima de um plane, aplica o flat mirror no plane e coloca para borrar. o borrado não é com raytrace, o max faz um render da cena com a câmera na posição do plane, depois ele aplica essa imagem como reflexo e borra por igual como um bitmap, porque é um bitmap. o cilindro próximo do plane vai borrar o mesmo tanto que a parte distante do cilindro. reflexo borrado realista com raytrace iria dar a diferença, deixando pouco borrado próximo do plane e bem borrado na parte do cilindro que está distante do plane. se o nosso amigo Avila usa o render padrão e precisa criar materiais como este, ele pode simplesmente habilitar o mental ray e renderizar por ele sem conhecer nada, sem usar efeitos de GI e FG. ai vai funcionar igual ao scanline, será bem mais rápido do que o scanline e vai criar reflexo borrado de verdade com o próprio flat mirro, porque quando renderiza pelo mental ray o flat mirror é convertido no shader mib_glossy_reflection, que cria reflexo borrado de verdade com raytrace. testa que vc vai ver!!!
Ola amigos! vejo que minha pergunta causou uma pequena discussão, porém, entendo eu que uma discussão sadia e proveitosa em torno do assunto, onde esta sendo vanatajoso a todos nos, desde ja agradeço a disposição de todos em me ajudar, e experimentearei as sugestões a que se enquadrar melhor na situação desejada será meu objeto de estudo, acho que esse tipo de situação acrescenta mais qualidade ao trabalho final, pqe permite varias possibilidades de testes e experiencia, abraços a todos.
Ae supermax, blz? Então cara, normalmente eu só uso o flat mirror em piso (se você verificar o piso das cenas que eu fiz, foi usando o Flat Mirror) e fica bom eu acho (mas, nunca usei apenas ele, costumo usar mapas no bump, glossiness, etc)... mas, também pode ser que o MR faça diferente do que no scanline, e creio que a iluminação influencia nesse efeito mesmo. Testei aqui com o mapa raytrace no reflection e fica realmente atenuado, porém não fica borrado, não testei com raytrace material, então pode ser que de certo com ele. Depois faço um teste, hoje está complicado as coisas por aqui. Mas, creio que compondo o material com mapas se consiga resultados satisfatórios.
Galera, O André, no video sobre MR, diz que um dos efeitos de materiais impossíveis de se criar com rcursos padrões do Max é a reflexão, borrada ou não, que perde intensidade com a distância do objeto (que é o efeito que o Avila quer, certo?). Com recursos padrões consegue-se borrar o reflexo mas ele terá a mesma intensidade independente da distância. Um abraço,
Pois é turma! O bacana dessas discussões é que realmente existem diferenças dependendo do render e dos shaders. Uma boa já foi explanada em um tópico aqui pelo Tirmey que provou com imagens que o reflexo borrado do shader metal fica achatado em relação ao flat mirror, que por sinal é traduzido para o shader is_mib glossy quando utilizado no MR. As cenas do evilwata com o flatmirror realmente ficaram muito bacanas e o borrado conseguido no piso com o flat pode até não ser fisicamente correto, mas funciona muito bem como pode ser visto na cena dele. Na minha opinião acho bastante válido testar isso quanto ao tempo de render pois sabemos que reflexo borrado pesa muito e em animação é necessário o conhecimento disso tudo pra poder escolher o ideal diante da disponibilidade de tempo para a entrega do trabalho. Complementando, eu sugiro para reflexo borrado o arch&design por ser fisicamente correto, oferecer a possibilidade de controle de samples e também por funcionar com o mentalray sem o uso de GI e FG, possibilitando a técnica de render "fake". abraços!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 647, sendo 1 membro(s) e 646 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jgarquides3d.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.