Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Tutan   Maringá Pr - PR
APO   Rio de janeiro. - RJ
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC

Portfólios Ver Mais

master_3d   Rio de Janeiro - RJ
cleitonedy   Portugal - AC
cironey   Recife - AC
Carretel3D   Rio de Janeiro - AC

Animação Deu Pau, começo tudo de novo ??

Por: slashdefenix  

Em: 18/02/2008 12:44

E ai pessoal, tudo blz ? Estava eu tentando renderizar uma animação de camera, por um projeto que eu fiz e no frame 248 ela deu pau e o arquivou não está fucinando. Eram 300 Frames. Eu tenho que começar tudo de novo ou tem jeito de eu salvar esse arquivo dos frames que já tinham renderizado. Eu estava utilizando o FG do MR com o mapa salvo, como ensinado no vídeo curso da 3D1, estou utilizando o Max 9 e deu um erro no MR e Pediu pra fechar. Brigadão pela atenção de todos. :D
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
Cara, blz? Seguinte, se vc tava renderizando em algum arquivo de vídeo diretamente, tipo avi, mov ou outros do genero, vc ta lascado.. (desculpe o termo). Em animação o ideal é salvar em sequencia de imagens (de preferencia TGA) e depois juntar a sequencia com um programa de edição de vídeo, pois caso dê problema no frame 248, como no teu caso, é só continuar de onde parou sem perder os frames já renderizados. No caso de uma saída direto em vídeo, tente usar um programa de edição de vídeo pra ver se ele consegue reconhecer a sequencia já gerada, se ele reconhecer, basta começar a renderização de onde parou, gerando um outro arquivo e juntando por esse programa. Se o arquivo estiver realmente corrompido e o programa não reconhecer, infelizmente terás que começar a renderizar novamente... Nas próximas renderize em sequencia de imagens TGA, é mais seguro... Abraço.
Imagens exclusivas no meu portifólio: http://www.cg-auto.com.br/forum/blog/Superfotos/ Carlos Augusto
Oi Slash, tudo bem? Eu não entendi direito o seu problema. Não se deve salvar o mapa de Final Gather para animação, porque é viewdependent. Só pode salvar o mapa de Photons se nada se mover, apenas a câmera. Agora, se deu pau no arquivo e você estava renderizando em AVI, então, você aprendeu a coisa mais importante do mundo em animação 3D, nunca se renderiza direto para arquivo de vídeo como AVI ou MOV, porque se der pau perde tudo, fora muitas outras desvantagens, como parar o render e continuar depois. Qualquer animação deve ser renderizada em sequência de arquivos TGA, depois você abre a sequência no Rendering>Ram Player e exporta em AVI com o Codec que quiser. Porque imagine gastar tempo renderizando com qualidade para depois comprimir com Codec de vídeo AVI, está jogando fora o tempo de render e a qualidade. Ainda se não ficar bom com o codec, tem que renderizar tudo de novo. Mas se o pau que você disse foi no arquivo MAX, então, na mesma hora tem que entrar na pasta Autoback do 3ds max e pegar os arquivos que estão lá, são as cópias dos últimos 15 minutos, pega a mais recente e continua a partir dela. Se você abriu outros arquivos em cima ou trabalhou em outra coisa, você perdeu tudo mesmo. Abraços
Fala aí Superfotos, tudo blz cara ? Rapaz tem grilo não. O cara quando não sabe tem que errar pra aprender, mas é bom quando erra e se aprende mesmo e neste caso foi o que aconteceu... me lasquei ,rs. Mas, são apenas 14 horas de render perdida, eu faço tudo de novo, rs. André, tudo blz amigão ? Rapaz, esse render é externa e no caso eu estava só utilizando MR, e nada se move, apenas a camera, se não me engano eu vi você fazer isso no vídeo-curso (me desculpe se estiver errado) aí nesse caso ele vai economizar um tempo no cálculo de FG pois vai calcular só o que camera não estava vendo, mas o que ela já estava vendo não vai calcular mais, é isso mesmo ? E voltando à burrice, eu renderizei tudo em .avi sem compressão, mas vou começar o render de novo e renderizar .tga e aprendi a lição , rs... O pau eu não sei se foi por temperatura do processador ou algo do tipo ou por que demorou demais o render. E agora esse lance aí do Ram player eu não sabia... De qualquer forma ri muito aqui da minha burrice e aprendi mais ainda com ajuda de vocês. Brigadão pelas dicas. Abraços.
Olá Pessoal, tudo blz ? Fiz uns testes aqui como vocês me explicaram e ficou legal. Renderizei uns 20 frames e já deu pra ver alguma coisa pelo ram player. Só que eu fiquei com dúvida na config do TARGA. Vou colocar a tela dele pra, se possível, alguém me indicar a melhor config dele. Pois gerou um pouco de flicker, não tenho certeza se é porque o .tga está marcado compress ou se é o meu FG e assim vou precisar melhorar a configuração. Abraços.
Vixi cara, nem é burrice não, acho que todo mundo faz isso no começo, ai logo percebe que não é vantagem renderizar em AVI e passa a renderizar em formato de imagem. Mas o lance de renderizar com o mapa de Final Gather, se não me engano o André fala no curso que isso só serve para pequenos movimentos de câmera, se a câmera for sair de onde está para ver alguma coisa totalmente diferente no decorrer da animação, não deve salvar o mapa de FG, tem que ser calculado em todos os frames. Eu acho que o melhor é sempre calcular o mapa de FG, porque ai nunca gera flicker. Só o mapa de Photons que pode salvar na boa. E esse lance ai do TGA, tem que desmarcar o Compress, para não perder qualidade. Ai se não for usar canal Alpha para composição, salva em 24 bits, se for usar o canal Alpha para composição, salva em 32 bits. Dependendo do efeito que vai compor e do programa, é melhor desabilitar o premiltipled. Só que não é todo programa que entende sem o premultipled, mas fica bem melhor em efeitos luminosos na composição
Oi gente, tudo bem? Realmente o mapa de Final Gather não deve ser salvo em animação, o certo é renderizar em cada quadro para ter qualidade. Se a câmera se move pouco, dando um pan pela cena, até dá para salvar o mapa, mas se mover mais fica feio, porque vai aparecer os macroblocks do cálculo de Final Gather. Já o mapa de Photons pode ser salvo sempre que só a câmera se mover. Agora, sobre salvar em TGA, não é bom salvar com compressão, porque diminui um pouco a qualidade. Mas TGA é muito bom e essa diminuição é pequena, não causa flickers ou coisa parecida, mas é bom salvar sem compressão. Já o Premultipled Alpha é para não mesclar o Alpha com o fundo. É importante desabilitar quando está fazendo efeitos volumétricos ou de objetos transparentes em Alpha. Pois com o Premultipled o fundo será mesclado com o Alpha e estes efeitos vão ficar com um contorno escuro. Mas se salvar sem Premultipled, não é qualquer programa que consegue entender a imagem, no After e no Combustion você poderá usar sem problemas. Abraços
E aí pessoal, tudo blz ? Brigadão pelas dicas de todos. Agora quando for renderizar animação já sei como fazer. Abraços.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 661, sendo 1 membro(s) e 660 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.