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Efeito de distorção na reflexão dos vidros - como fazer?

Por: ordjonikidze  

Em: 27/02/2008 11:51

Oi gente, venho até vocês pedir ajuda novamente. Procuro criar um vidro realista para uma cena externa de maquete eletrônica. Um efeito muito comum nos vidros é uma distorção da reflexão causada pelo fato do vidro não ser perfeitamente plano, e isso causa uma espécie de "ondulação", as vezes até mesmo na refração. Outro efeito comum além da distorção individual é que, quando você tem uma janela com muitos vidros nem sempre eles estão perfeitamente alinhados, então o ângulo da reflexão varia levemente de um vidro para o outro, fazendo com que a imagem geral formada pelo conjunto dos vidros seja distorcida. Gostaria de saber se existe algum tutorial sobre o assunto ou se alguém já tem experiência simulando esses efeitos. Grato, Ordjonikidze
Ai cara, é só aplicar um mapa de bump para fazer os relevos do vidro e a refração vai respeitar estes relevos distorcendo a imagem. Esse tut explica sobre mapa de bump: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14935 Mas sobre a diferença de alinhamento dos vidros, ai é uma questão de modelagem, gire um pouco cada vidro para não ficar tudo perfeitamente alinhado e refletindo igual.
Múcio
Oi ordjonikidze, tudo bem? Realmente isso pode ser feito com mapa de Bump, sem ter as saliências de verdade em 3D, porque deixaria muito pesado. Mas vamos supor que você vai fazer uma imagem bem próxima, então, pode também usar o mapa de Bump no canal Displacement, para criar as ondulações de verdade em 3D. Neste caso você precisa de um Plane com alta resolução, para ficar bom na subdivisão e não gastar muita memória. O processo para usar o mapa de Displacement é o mesmo para o mapa de Bump, mas vai colocar a imagem no canal Displacement do Material. Faça uns testes com mapas procedurais também, como o Noise, o Dent, o Cellular, todos eles vão criar estas saliências no objeto e você pode configurar para modificar o mapa como quiser. Abraços

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