Manchas no render - Ajuda plz

Por: klebermds  

Em: 29/02/2008 19:56

Galera, só novato no forum, minha primeira postagem... fiz um estudo hoje a tarde e tive umas supresas desagradaveis... essas manchas teiman em aparecer quando usso RPCs ou modelos do Seedtree4... estou usando o MR com uma Dayligt System, e FG em draft... todos materias do Arch & Design... como da pra ver nas imagens, acontece essas manchas quando uso os modelos de RPCs e da speedtree4...alguém pode m ajudar por favor?? alguma luz?? gosto de RPCs para estudos e render rápidos... acompanho o site a tempos e não vi situação parecida antes... qualquer ajuda é bem vinda!!! obrigado...
O mundo é legau pq é uma bola...c fosse duas, seria um sa... :)
estas manchas costumam aparecer quando usa materiais incompatíveis com o Mental Ray, tipo os Architectual das livrarias padrões do max. Mas se tudo é arch&design, então, deve ser os RPCs mesmo, vc tem o shader para renderizar RPC, só funciona direito com o Shader que a Archivision fez para o Mental Ray. Do speedtree eu não conheço, se for um modelo normal com texturas normais, é para renderizar normal. Se tiver materiais próprios deste speedtree, não vai funcionar se não tiver um shader para explicar como o mental ray tem que renderizar o material.
Múcio
Ola mucio!! Sobre os materiais eu ja estou sabendo... sobre o plugin da Archivision, estou a com o propio para o max9, com a a janela de cast shadow ativada, mesmo assim nao gera sombras... sobre o speedtree, sao materiais normais, com materiais de opacidade... tentei varias coisas ja!! mais vlw ai a dica!!!! obrigado!!
Ai cara, tem a moral de postar um arquivo ai com uma planta do speedtree? Ai eu baixo e testo e te falo se deu problema. RPC eu não tenho instalado e nem dá para testar, RPC é ruim, vale mais a pena renderizar no Scanline pela vista front, salvar em TGA 32 bits e aplicar em Planes na cena, fica idêntico ao RPC, mas fica muito melhor na imagem, porque vai gerar e receber GI. RPC não gera GI, não recebe GI e não faz sombra de Skylight, mesmo com o Shader, porque é muito ruim esse negócio, é antigo e ultrapassado. Mas se tirar a imagem dele e aplicar num Plane, fica perfeito e fica integrado na cena, gera sombra e todos os outros efeitos. O Speedtree não é pra dar pau se é modelo e materiais comuns, mas posta ai que eu abro o arquivo e te falo o que estiver errado. Posta no rapidshare, www.rapidshare.com Força ai.
Múcio
Cara!! ta postado.. http://rapidshare.com/files/96056664/estudo_max.rar.html veja pra mim oq eu estou fazendo de tao erado!!! flw ai!!!
Ai Kleber, eu baixei aqui e testei, só que não abriu as árvores do Speedtree, pediu o plug-in, então, acho que ele não cria só objetos normais com materiais normais, porque ai nem precisaria do plug-in. Veja o meu teste com imagens aplicadas em Planes, funcionou legal e gera efeito de GI, sombra e tudo mais. Eu estou achando que estas manchas são por causa do Speedtree, por não ter aberto normal aqui sem pedir plug-in. RPC é ruim e fica feio, porque não interage com GI, mas não costumam dar estas manchas se tem o Shader, então, é quase certeza que é estas árvores do Speedtree. Faz um teste ai, clica com o botão direito nestas árvores do Speedtree e usa o Convert to>Editable Mesh Ai vai virar um objeto normal e vai abrir em qualquer lugar. Se ele deixar você fazer isso, é capaz de não dar mais problema no render. Testa ai e me fala. Do resto, a cena está certinha, configuração 100% Que a força esteja convosco!
Múcio
Oi Kleber, tudo bem? O Speedtree é um RPC mais moderno, mas o princípio é quase o mesmo, só que o modelo é 3D mesmo em vez de ser fotos 2D. Só que como é um plug-in que interfere no render, não dá para usar sem ter um Shader, ou então tem que transformar em objeto Mesh como o Múcio disse. Neste caso você poderá usar sem problemas. Mas as pessoas normalmente preferem usar árvores de programas como o OnixTree, EasyNat, NatFX, X-Frog, entre muitos outros, menos SpeedTree e RPC, porque são os piores. Abraços
Ola pessoal!! tudo blz tirando esse meu problema q esta m incomodando muito!! Mucio!! nenhum desses plugins deixam eu converter em mesh, não testei com o easynat, mais volto com o problema ainda não resolvido!! já vi varias maquetes com MR e speedtree, rpcs, perfeitamente sem manchas, alguma configuração q estou fazendo esta gerando essas manchas em meu render... Andre! como vc falo rpcs e speedtree sao os piores, mais são os mais rápidos q todos esses q vc citou... speedtree são planos com mapas de opacidade, e vem com um programa próprio para crialas, q por sua vez é muito fácil e rápido, mais não aceita converter em mesh tbm. Como vc m falou, tenho o Easynat, e esse render é com os modelos do próprio, gerando as manchas q seriam culpa dos rpcs e speedtree. gosto muito desses modelos, mais não tem como trabalhar com muitas sem consumir muita memoria. Bom... estou achando q é esse mapa de cromo da A&D q esta na esfera, sem o material, o render c comporta certinho e não causa manchas... não estou entendendo nada disso, vou fazer vários testes aqui, c alguém souber realmente oq pode ser, m de uma luz... Muito obrigado a vcs... mucio e andre.... vlwww
Ai cara, que loco dar estas manchas com materiais Arch&Design. Qual a versão do Max que você usa? Porque se for o Max 2008, ele não tem service pack, ai é ruim de usar. Mas no Max 9 não é pra acontecer isso. Qual é a configuração desse cromo ai? O arch&design tem uns lances chatos, ele facilita a criação de materiais realistas, mas dependendo o que fizer dá erro na cena. Tipo, eu tentei criar vidro jateado com Photons e Caustics e dá erro de Normal, mas se eu criar o material com o Shader Glass como o André mostra no curso de Mental Ray, funciona certo e não dá o erro. Então, acho que se for criar efeitos mais complexos é melhor usar materiais normais. Se tirar a esfera cromada as manchas somem?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 448, sendo nenhum membro e 448 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.