Reflexo e iluminação

Por: vagneras  

Em: 01/03/2008 03:21

Ola pessoal! Estou com problemas de iluminação e reflexo nesta cena. Estou usando duas photometric free area e uma omni s/ sombra, bem fraca. Qual seria a melhor maneira de iluminar esta cena? Desde já agradeço.
Olá Vagner! Cara, pra mim a cena está quase lá em relação à luz e reflexos. Acho que vc poderia melhorar o ângulo da câmera, o tapete e a toalha. Perceba que esta ambiente é bastante homogêneo em relação às cores dos materiais. Posta um wire com o posicionamento das luzes que as idéias para melhorias vão aparecendo. Mas acho que faltam apenas ajustes menores como temperatura de cor das luzes, ou uso de arquivo de distribuição do feixe luminoso... abrs!
Po Eduardo brigado pelas dicas. É minha primeira postagem aqui no site. MAIS UMA DÚVIDA: oque seria esses arquivos de distribuição do feixe luminoso?
Olá Vagner, sou muito novo aqui mas gostaria de dar uma dica. Pelo que entendi você não está satisfeito com os reflexos das luzes no chão e na parede, pelo que percebi no seu wire eu acredito que se você desabilitar o Specular da sua omni vai aliviar estes reflexos. Valeu e boa sorte!
Ai Vagner, eu acho que o certo é iluminar como iluminam na realidade, como se um fotografo fosse tirar uma foto pofissional deste ambiente. Ai não acontece de colocar estas luzes em lugares estranhos para ajudar na iluminação e não aparecem estes reflexos estranhos. Tem muitas técnicas de iluminação 3D e muita gambiarra que dá para fazer em 3D e não dá para fazer na realidade, como ligar o Ambient Only dessa luz Omni, ai ela só vai clarear a cena sem fazer sombra e nem reflexos. Pode até ficar bom, mas não é realista e não está fisicamente correto. Se usar só luzes de verdade e todas gerando somba, é só uma questão de ajustar a posição e a intensidade para fazer uma boa iluminação. Se colocar uma luz Area bem grande atrás da câmera, com sombra e tudo, vai ajudar na iluminação e a sombra não vai aparecer muito, porque é uma luz com Area bem grande. Não vai dar este reflexo estranho e a iluminação vai ficar melhor.
Oi Vagner e ldrquel, tudo bem? Sejam ambos bem vindos ao nosso site, espero que vocês participem bastante aqui com a gente. Sobre a dúvida do Vagner, eu creio que a dica do ldrquel é boa e pode ser usada. Vai ser prático e vai resolver nessa situação, que a iluminação está boa e só precisa retirar o reflexo branco da luz. Mas também concordo com o Supermax, é importante aprender a iluminar como é feito na realidade, sem usar destes subterfúgios que o 3D permite, porque a chance de ficar mais realista é bem maior. Abraços
Obrigado André, é um prazer trocarmos experiências, pretendo aprender muito e ajudar no que for preciso. Espero que o Vagner tenha sucesso com seus resultados. Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 646, sendo 1 membro(s) e 645 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.