Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Joao Neto CG   Recife PE - PE
Antonio   São Paulo - AC
Rafael   Carlos Barbosa RS
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
dpi3d   Recife - PE

Portfólios Ver Mais

thiago-df   Brasília - AC
saibel   cascavel - PR

Saber usar luzes photometrics.

Por: marcelo prado  

Em: 19/03/2008 14:32

Qual(is) o(s) melhor(es) tuto ou tópico para iniciar o aprendizado de luzes photometrics?
marcelo prado -------------------------- www.3dview.com.br
Ai cara, este tut aqui do site explica todas as funções das luzes Photometrics: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250
Obrigado supermax. Fiz uma pesquisa aqui no 3d1 e retornou dezenas de tópicos sobre o assunto. Tentei 2 ou 3 e vi que pelo título ia ser dificil achar o que queria. Esse tuto é ótimo para entender o recurso e vou aprofundar o tema por aí.
marcelo prado -------------------------- www.3dview.com.br
Photometrics é ótimo cara, são luzes reais e no mental ray não fica lento como nos outros renders. Só que tem uma coisa muito importante para poder usar legal, a escala da cena é o segredo. se vc trabalha certo com a escala do max, deixando em inches e importando o projeto do autocad com o rescale em metros, ou se modela direto no max trabalhando só com o display em centímetros, as luzes photometrics e os arquivos IES vão dar certo logo de cara. Quem não entende o esquema de escala do max e trabalha em escala errada, ou as luzes ficam fortes demais ou ficam fracas demais. Testa isso primeiro para vc não perder tempo, faz uma sala pequena sem janelas mesmo e coloca uma photometric, renderiza sem ligar nada e veja se fica claro demais, escuro demais ou se fica normal. Se ficar claro demais ou escuro demais é porque não está trabalhando na escala certa
Múcio
Mucio, valeu pela dica, eu estava com dificuldade com estas luzes e agora acho que já sei porque. :)
No site da ERco tem um guia de iluminação, é super informativo, eles ensinam como e quando usar cada tipo de luz, tem exemplos com projetos reais e animações em flash que mostram como controlar intensidade de luz, fazer testes para ver o que fica melhor, etc. http://www.erco.com/en_index.htm?http://www.erco.com/guide_v2/startseite/general/start/en/en_start.htm E ao contrário do que o Mucio disse, nos outros renders também não fica lento, eu uso nos meus projetos diariamente sem problema algum e a minha engine é o Vray, conheço gente que trabalha com o Brazil e também não fica lento, basta saber configurar corretamente os valores pra area shadow. Esse problema de "lentidão" acontece com todos os renders, inclusive com o Mental Ray, basta renderizar uma mesma cena no 3dsmax e depois outra no Maya por exemplo, que tem o Mental Ray com o engine, vai se notar uma super diferença de velocidade no render gerado pelo Maya. Isso é o problema do 3dsmax que implementou de forma porca o lightscape como engine de render (hoje é o radiosity)
Ai Hawf, eu discordo desta explicação falando que as Photometrics são mais lentas no Max por causa da forma que a Autodesk implantou o sistema. Porque quando vai renderizar qualquer luz pelo Mental Ray ele converte a luz num Shader de iluminação. Não usa nada do 3ds max porque ele nem entende os recursos do 3ds max. Poderia ser o pior sistema do mundo, depois que o tradutor converte a cena para a engine do Mental Ray (na etapa Translating Scene), todas as luzes da cena são convertidas em Shaders do Mental Ray e não usa nem 1 linha de código das luzes do Max. Tanto é verdade que pode colocar luzes Photometrics, salvar o MI e renderizar no Rendition, no Maya, no Mental Ray Stand Alone que vai dar na mesma!!!! O Mental Ray não é igual o V-Ray e o Brazil Render que usam coisas no Max no meio do render, o Mental Ray não aceita nada dos outros, tudo tem que ser Shaders dele para poder renderizar. A outra prova que isso ai não é verdade é que você pode pegar uma luz comum e tratar como Photometric usando Shaders de Photometric do Mental Ray, como o MIB Cie e o Bib Black Body. Ai uma luz normal se comporta como Photometric guiada por estes Shaders.
Múcio
Eu não posso afirmar nada sobre Mental Ray porque não o uso, mas quem falou isso foi o Jeff Patton em uma discussão no fórum da Chaos em que usuarios pedem que seja implementado uma luz especifica para o uso de photometrics com o Vray, além dele ter falado que o problema era com o max, também citou tópicos no cgtalk em que outros usuários reclamavam dessa diferença de tempo entre o render com photometrics no 3dsmax e em outros softwares.
Se dá pra fazer a cena toda no Max com luzes Photometrics e exportar em MI para renderizar no Rendition da Holomatix é certeza que o Mental Ray não usa o sistema de luzes Photometrics do max, ele usa Shaders próprios dele que fazem parte dele em qualquer programa, então renderiza igual em qualquer programa. Porque não precisa fazer nenhum link com o max e nem precisa ter o max na máquina para renderizar o MI no Rendition feito no Max com luzes Photometrics
Então Hawf, se o Jeff falou isso deve fazer muito tempo, porque hoje ele está bem mais por dentro do Mental Ray, até participa como beta tester da Autodesk. O Mental Ray não precisa e nem aceita usar nada do Max, nada do Maya e nada do XSI, ele tem a engine dele com todos os recursos dele mesmo. Ele nem sabe o que é uma Photometric no Max, depois que o tradutor da Autodesk converte a cena para MI, vira um arquivo do Mental Ray e pode ser renderizado em qualquer sistema operacional, até em Irix. O exemplo do Rendition que o Supermax deu é ótimo, porque mesmo que retire o 3ds max da máquina, vai renderizar o arquivo perfeitamente, então, não tem como ele usar o sistema do Max e atribuir qualquer problema a ele.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138762

Últimos membros registrados: peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt.

Usuário(s) on-line na última hora: 866, sendo 12 membro(s) e 854 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Weslley, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Moura, Daniel Monteiro, Sergio1987, Hot, Carla Franco, TadeuB79, Fernando Cunha, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.