duvida aec objects (portas e janelas)

Por: Jeancarlo Ribas  

Em: 03/04/2008 16:30

boa tarde! Estou migrando a modelagem de minhas maquetes do autocad para o max e gostaria de saber como separar os elementos das aberturas criadas com aec objetcs. Após fazer as paredes coloco as janelas e portas e uso o select and link, até ai tranquilo, mas nao sei como aplicar os materiais separadamente como aluminio para a janela e o material de vidro. Acredito que seja uma dúvida mto simples, mas agradeço antecipadamente quem responder! abraços
Ai Jean, todas as portas e janelas do max já vem divididas em IDs, o ID 1 e 2 são da parte interna, o ID 4 e 5 são da parte externa e o ID 3 é o do vidro. Se vc criar um material multi/sub-object com 5 sub-materiais, coloca a pintura que quiser nos IDs 1, 2, 4 e 5, depois coloca o material de vidro no ID 3, aplica na janela pra vc ver. É legal se vc colocar uma cor diferente em cada ID, ai vc vai ver onde cai cada um. Nas paredes é igual, tem 4 ID se não me engano, um pra cada lado, outro pra parte de cima e de baixo e outro pras laterais, testa pra vc ver
Bah supermax, estava batendo cabeça aqui atrás disso, que maravilha, muito obrigado pela explicação! E a questão do mapeamento como fica? tenho que mapear cada ID? Ou posso aplicar um mapeamento uvw apenas no objeto que servirá para todas? Outra questão que eu gostaria de perguntar seria como fazer paredes curvas como arcos por exemplo com o wall do aec extended, tentei dar o comando pick spline mas a parede nao fica curva e sim facetada de acordo com os vertices da spline! Pergunto isso porque nao sei se é possivel extrudar uma shape em arco por exemplo e lincar uma janela nesta extrusão e depois emendar com o resto das paredes criadas com o wall! Outra, estou importando a planta baixa do cad e utilizando centimetros no unit display! Este procedimento é o correto? Desculpa a bateria de perguntas mas estou impaciente com os constantes erros de malha do autocad e a impossibilidade de trabalhar com detalhes mais curvos! Agradeço a resposta anterior! Obrigado!
Jean Ribas
Ai Jean, vc pode aplicar um UVW Map na janela ou na parede e usar o mesmo para todas as texturas, se for o caso de ladrilhar mais uma textura do que a outra, vc usa o tile do menu coordinates. Mas se quiser aplicar mapeamentos separados, ai tem que mapear cada ID. Quando terminar de fazer a parede com o wall e não for mais precisar abrir vãos de portas e janelas, é bom transformar em poly, porque ai não corre o risco de dar problema e fica muito mais leve. Com a parede em poly vc pode fazer o que quiser como um objeto normal. Não dá pra fazer curva com a wall, ai tem que fazer com uma shape e extrude mesmo. Depois vc pode juntar na wall se ela for transformada em poly, mas nem precisa, só de aproximar e alinhar já fica bom, não precisa soldar as duas de verdade, nem a wall solda as partes. Sobre a escala, se vc deixou o System Units Setup com Units = 1 e Inches na lista, é só trocar o Units Setup para centimeters no Display que fica perfeito, está em escala real dentro do max. Vc pode testar com uma luz photometric, se colocar uma luz num quarto de tamanho normal e não ficar tudo branco quando renderizar, a escala está certa. Se ficar tudo branco é porque o modelo está muito pequeno.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711231.

Total de membros registrados: 138765

Últimos membros registrados: matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato.

Usuário(s) on-line na última hora: 880, sendo 14 membro(s) e 866 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Celso Borttoloto, Leonardo, Geraldo Nunes, JMDesign, Victor Mendonça, matheus050199, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Vladis, Daniel Monteiro, jgarquides3d, TadeuB79, Osvaldo Arquiteto, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.