Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gui Silva   cotia - SP
mdpontes   Macapá - AP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
EvandroGP   Paraná - PR
EvandroGP   Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

biano   campinas
rogeriodec   Ponta Grossa - PR - AC
Discipulo   São Paulo - SP
HEBERSON   Macapá/AP - AP

Qual é a melhor forma de aplicação das texturas

Por: Lando  

Em: 07/04/2008 21:39

Olá, a toda comunidade 3d1, estou em busca de melhorar a agilidade dos meus trabalhos, venho mais uma vez solicitar a grande ajuda desta comunidade 01_aos que já usam o max poderiam me dizer como vcs aplicam suas texturas (digo diretamente ou por ids) 02_eu uso auto cad ( se eu escolher ids toda vez que eu importar terei que mapear com ids)? 03_a minha idéia é a seguinte, eu gostaria de importar meu modelo pro max e estando eu no max quero ter um padrão de texturas prontas com suas ids já configuradas 04_ bom tomara que vcs tenham entendido até aqui, porque agora vem a pergunta rsrsr 05_como eu posso descobrir as ids daquilo que eu importei do cad, já que eu tenho um certo "padrão" e serão sempre as mesmas layers (ai eu teria apenas que mapear ) 06_na verdade acho que são duas as pergunas, porque se for assim eu terei uma quantidade grande de texturas a minha disposição (a segunda pergunta seria)(será que isso irá influenciar na renderização mesmo que não estejam aplicadas ou seja ( esteja somente no editor de materiais. ) exemplo_no max eu irei criar um material (multi sub object) lá terei (exemplo) 10 materiais cada um com uma id de um a 10 (agora será que é possivel controlar as ids no cad pra quando eu importar pro max (virem com as mesmas ids) sacaram minha idéia, vcs acham muito doida rsrsr, ai eu só teria que mapear 07_ bom agora quero agradecer a paciencia, Obrigado a todos Atenciosamente
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
Olá Lando! Cara, muito interessante essa observação. O jeito que eu faço é criar os models num programa bim ou cad. No cad eu tenho que nomear os layers. No revit, já vem tudo nomeado..rsrs. Mas eu não sabia que esses programas geravam ids. No max sim, quando criamos um wall, ela já vem com os ids prontinhos. Mas enfim. O que faço é selecionar os leyers e aplicar os materiais. Sei que sou um pouco desorganizado, mas é muito difícil eu usar um material multi-sub. Deixo tudo solto mesmo. É que tem aquele problema na demora com o processamento do material editor. Por isso deixo o slot de material com 3 x 5 e vou criando os materiais. Nunca pego material pronto. No máximo uso um presset de cromado do arch&design e o resto eu vou fazendo na hora variando entre materiais standard e arch&design (melhor para reflexos borrados). Acho que ganho tempo com essa minha maneira um pouco bagunçada de trabalhar. Mas entendi perfeitamente o que vc deseja. Espero que no deserolar desse tópico apareçam aoutrar maneiras de como cada um trabalha. abraço!
Ai lando, o AutoCAD não cria IDs e não vem com IDs pro Max, vai ter que selecionar as faces no Max e atribuir o ID que quiser. Eu acho mais fácil vc pegar o objeto no AutoCAD, usar o Explode pra transformar em faces e colocar cada face com o mesmo material no mesmo layer, ai quando chegar no max vc vai ter todos os objetos que vão receber o mesmo material sendo uma coisa só, ai dá pra aplicar um mapeamento só em tudo e a textura em seguida. No CAD vc tem que separar por layers de acordo com o material que vai receber, ai facilita muito. Não é bom encher de IDs, material multi/sub-object é mais pesado do que material comum, quanto mais sub-materiais tiver, mais pesado fica. Se der sempre pra separar e fazer com um material só por objeto, é melhor
Ollá Eduardo, obrigado pela atenção bom eu também não gosto de pegar materiais prontos, gosto de criar os meus próprios materiais, (e apesar da pouca experiência em materiais) me acostumei a salva-las como aquela biblioteca que já vem com o max, ai fica mais rápido aplica-las porém sinto falto de melhorar esta performace (digo aquela rotina de ao importar no max ter que mapear e aplicar ) eu me lembro que usava o renderizador (accurrender) neste há uma maneira de reaproveitarmos os materiais e texturas para novos projetos, (e sabendo-se que o max é mais robusto (to tentando descobrir algo semelhante) bom vou ficar na expectativa
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
Ollá supermax, obrigadu pela atenção pois é entendi, mas meu pensamente é que (se o max cria ids para todo material criado dentro dele, entendo que isto é uma necessidade do programa entender o que tem dentro da sua plataforma, então se importarmos será que não tem uma id escondida ? sobre o explode eu uso apenas pra gerar os espaços internos mas não uso pra todos os layer (isso tornaria inviável uma reedição) de projeto, sim eu já separo no cad tudo que eu faço em layers, digamos que eu tenho um "template" universal rsrsrs Bom quanto a minha idéia seria criar um sub_object e apagar os que eu não iria usar (para cada projeto em particular) assim como vc mesmo disse não pesaria. bom meus pensamentos estão somente nos projetos de interiores ainda, (eu não faço exteriores,) Atenciosamente
Olá, tudo bem? Olha, eu desenho no AUTOCAD, dando nome a tudo que desenho, parede, telhado, porta, janela etc. Tudo está separadinho, layer, por layer, tá jóia? Não preciso importar do CAD para o MAX. Como tenho o MAX 9, eu abro o 3DS MAX e importo o arquivo dwg. Estando no MAX, eu vou aplicando materiais em cada layer que criei no CAD, entende? Qundo quero aplicar numa laje por exemplo, um determinado material, poré, quero que esse mesmo material não seja aplicado na paret inferior da laje, é muito fácil, Lando. É so converter a laje em Editable mesh. Isso se faz clicando na laje em questão com o botão direito, depois vai em convert to editable mesh e pronto!! Cada face da laje é um a superfície independente e pronta para receber os materiais que futuramente serão aplicados por ti, amigão, É isso, um abraço.
Humildade e sabedoria sempre!!!
Olá ângelo, obrigado pela tua presença, olha só eu também faço parecido com vc mas ao invés de importar eu uso o file link do max, (isso facilita nas minhas prováveis mudanças que sempre faz o cliente) então se eu usar o editable mesh ? acho que vou ter poblemas ( estou realmente querendo mudar minha maneira de aplicar texturas (mas essas ids) bom uma coisa é certa o papo aqui ta muito bom, e vai me ajudar a tomar um rumo. gostaria de substituir no max usando o leytrans (os nomes dos layer pela ids) uma vez no max eu só iria associar uma id a um material com a mesma id (eu poderia por exemplo pedir pra minha namorada fazer isso rsrs) atenciosamente
Oi Lando, neste seu caso eu acho que vai ter que selecionar as faces do objeto no Max e colocar os IDs que precisar, porque vem tudo com ID 1 quando importa de outro programa, seja qual programa for. O lance de ID é uma coisa do Max e não vem de outro programa. Se vc transformar o objeto em Poly ou colocar o modificador Edit Poly em cima, vc tem uns recursos melhores pra seleção das faces, tipo o grow, o loop e o ring, ai vai facilitar essa seleção, que é chato de fazer.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711238.

Total de membros registrados: 138768

Últimos membros registrados: cito, Rn1234, LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco.

Usuário(s) on-line na última hora: 993, sendo 12 membro(s) e 981 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cito, JMDesign, Victor Mendonça, Rn1234, moisesratts, Michelazzo, Le_Andro, Osvaldo Arquiteto, Fabio Catelleno, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, Vladis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.