Ai Lando, é importante criar a sua livraria de materiais mesmo, facilita muito na hora de trabalhar.
As vezes eu pego o final de semana pra criar materiais e guardar na minha livraria.
Eu deixo tudo pronto já, pra nem ter que trocar de textura.
Eu faço uma livraria só com madeiras e deixo madeiras de todos os tipos prontas pra usar, faço outra livraria de vidros, outra de metais e assim vai.
Ai quando eu estou texturizando, se tem algum objeto que precisa de multi/sub-material, eu criou um com quantos materiais precisar e só arrasto os materiais das livrarias pra cada slot do multi/sub-object.
O bom de fazer isso também é que se tem materiais iguais eu já arrasto como instância, ai se tiver que modificar alguma coisa num deles, todos os outros já se modificam também.
Uso muito portas e janelas prontas do max, ai faço um multi/sub-object com 5 materiais, coloco o vidro no material 3 e as madeiras nos materiais 1, 2, 4 e 5
Tem que tomar cuidado com o vidro usado nas portas e janelas, porque se fizer um vidro com refração demora mais e não muda nada no resultado, é melhor fazer só com reflexo e transparência sem refração, ai fica mais leve.
Mas esse negócio dos IDs não tem jeito, não vem do CAD com ID, tem que aplicar no max mesmo.