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Bump não aparece em superfícies muito inclinadas

Por: ordjonikidze  

Em: 21/04/2008 13:21

Oi gente, faz muito tempo que estou com um problema com o bump de uma cena. Como vocês podem ver tanto o piso quanto as paredes laterais tem um aspecto muito pouco convincente. Os materiais são todos arch&design iluminados com mr sun & sky. Fiz testes com vários tipos de haze, mudei as luzes e os tipos de material, e mudei os valores de specular tb. Gostaria de saber se há uma maneira dessa cena ficar convincente sem mudar o ângulo da câmera ou do sol ou ter que apelar para displacement. Posto imagens do render original, com as áreas problemáticas marcadas em vermelho, e testes que fiz com luzes fotométricas, omni standard e a luz do sol. A metade de cima usando o material arch design, com bump no máximo (10.0) A metade de baixo usando o material standard, com bump no máximo (999). Reparem que sob a luz solar o bump do material standard é muito mais convincente, enquanto que no arch&design ela some. Mando também outro teste, só que com as paredes. Nesse caso, a situação se inverte - o bump do material arch&design fica bem melhor que o do standard, mas ambos ficam muito ruins na parede lateral. Obrigado a todos,
Bump nunca ficou bom em visão paralela, porque não é feito de verdade na malha, é uma ilusão feita com sombreamento, só serve pra ver de frente. Se tiver que ver paralelo tem que usar displacement, que deforma a malha de verdade, só que fica bem mais pesado.
Múcio
Puxa, que pena que o bump não funciona em ângulos rasantes... Eu realmente fiquei em dúvida em qual seção postar, acabei postando nessa porque a dúvida era sobre bump, que diz respeito a computação em geral, mas aplicado numa maquete eletrônica... desculpem se pus no tópico errado. Abraços, Ordjonikidze
cara.. uma coisa pode t dar uma mão.. no bitmap do bump tem uma parada de borramento (blur) assim como em tdo bitmap do max... se vc puser esse borramento masi baixo.. 0,3.. por ae.. vai aparecer melhor.. mas claro q naum resolve 100% Abraço
Até aqui o Senhor nos ajudou...
O Ramon está certo! Diminui o valor do blur tanto no bitmap da imagem, quanto no valor do bump que fica beeem melhor. Funciona sim. Já usei muito isso e dependendo da situação são necessários valores mais baixos como 0,1. abrs!
Só toma cuidado com isso em animação, porque quando tira a suavização do bitmap fica mais fácil de aparecer flickers nas texturas, principalmente se tiver linhas finas
Valeu gente, era exatamente esse o problema! Muito obrigado pela ajuda!

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