Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Joao Neto CG   Recife PE - PE
the borba   santa catarina
Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC
HEITOR   Pernambuco - PE
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

VJ   salvador - BA
brunasousa   Diadema - SP - AC
Rodrigo   Cuiaba - MT
Marcfighter   Santos SP - SP

O render trava quando passa de 1500 de memória utilizada.

Por: bmgodinho  

Em: 13/05/2008 12:18

Olá amigos. Sei q este é um assunto pertinente nos fóruns, mas tb um dos grandes problemas enfrentados no render do Vray. Trabalho a 5 anos com 3d e como todo mundo tento a cada dia aperfeiçoar o meu trabalho. O que demanda cada vez mais imagens mais pesadas e complexas. O que aumenta os problemas do render obviamente. Bem, percebi recentemente que quando o render atinge 1500 de memory used em Scene Statistics da janela do render, o max fecha simplesmente. Ainda nao encontrei uma forma eficaz de resolver este problema. Hj o que eu faço é particionar o render com o region, o que é extremamente cansativo e não muito produtivo, dado ao tempo perdido com testes e mais testes e mais renders. Vamos usar este tópico para tentar ajudar a resolver este problema que com certeza muitos passam. Resumo da minha máquina: Quad core 2.4 GHz Q6600 4 Gb de memória Video: Gforce 8800 GT 3D Max 2008 32 bits Vamos as questões (coloquem outras tb) Quem já passou ou passa por isso? Quais as soluções ou paliativos encontrados? Somente com plataforma 64 bits ou render farm resolve? O problema é na versão do max? Existe configuração no max que atenue o uso da memória? Enfim, postem suas observações e soluções um abraço a toda a comunidade.
É bom ouvir dizer que no V-ray também tem problema quando os arquivos ficam mais complexos...rs. Uso o Mental Ray, e vivo com o fantasma desse problema, não sei exemplificar usando o parâmetro de memória, mas se o arquivo tiver mais de 70 megas, a chance de não conseguir renderizar é grande, e chegar a esse tamanho é bem fácil.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
"Luiz Feitosa" disse: É bom ouvir dizer que no V-ray também tem problema quando os arquivos ficam mais complexos...rs.
Oi Luiz! Quem lhe passou essa informação, passou de forma distorcida, um exemplo é esse tópico que coloquei no buteco há um tempo atrás: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=34210&start=0 O problema do 3dsmax fechar quando se ocupa memória na casa de 1,5gb é com o Windows de 32bits, ele gerencia no máximo 2gb para todos os programas. Por mais que se tenha mais memória vai sempre dar problema. O que você pode fazer para sanar isso é usar a variável /3gb no boot.ini, assim o windows passa a gerenciar 3gb para os programas e deixa 1 para o sistema operacional. Faz uma busca aqui no fórum que esse assunto ja foi discutido algumas vezes. Outra coisa é com relação a sua cena, que tipo de cena é? Tem coisas que podem ser optimizadas, como por exemplo displacement, grande quantidade de objetos iguais (uso de proxys), na guia system tem alguns parametros que podem optimizar o desempenho do V-Ray.
Cara, vê esse tópico que o Zulmar passou uma dica fenomenal pra evitar estes problemas: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=35512 Também tem esse outro tópico com dicas pra economizar memória: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=34077
Pessoal fiz aqui duas coisas que no fim deram certo....não sei se as duas ou uma delas....sinseramente nem tenho coragem de tenar descobrir agora....ams deu certo mesmo...de verdade.....ai vai a dica uma delas foi o seguinte: - botão direito no menu iniciar > meu computador > propriedades: - Em Avançado > Inicialização e recuperação > configurações > EDITAR - Abre-se o arquivo boot.ini - Onde está "Microsoft Windows XP Professional" acrescentar "Microsoft Windows XP Professional 3GB Switch" e no final do texto onde está /fastdetect acrescentar /fastdetect /3GB Ficar atento aos espaços - Reiniciar o sistema (isso faz com q o windows de 32 bits mude o gerenciamento da memória de 2Gb para 3Gb) Outra mudança (essa nao sei se teve influencia direta) - botão direito no menu iniciar > meu computador > propriedades: - Em Avançado > desempenho > configurações > avançado > Memória virtual > Alterar - Mudar o tamanho do arquivo de paginação inicial de 2000 para 3000 (lembrando que eu tenho 4Gb de memória na maquina) Bem foi isso, e digo de coação...deu certo.....o render atingiu 1520 de memória e nao fechou o max...foi até o fim.....um alívio. Façam seus testes e postem os resultados. Um abração
www.realmultimidias.com.br

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711247.

Total de membros registrados: 138777

Últimos membros registrados: francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss, godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77.

Usuário(s) on-line na última hora: 800, sendo 2 membro(s) e 798 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NaturesGardenCBDResultatFR, francesaamers.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.