Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arqui3dwill   Tiete-SP - SP
dpi3d   Recife - PE
sandro.santos   Maringá - PR - PR
JOM   Portugal
DigoCG   Valinhos - São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

johndrigo   uberlandia
Antonio Neosmar   Rua Augusto Perroni, 650 - SP
diogobandeira   Palmas-Tocantins - TO
RENATO RAP   INDAIATUBA - SP

Estudo para iluminação exterior e vidro de janela

Por: paiakan  

Em: 20/05/2008 08:09

ahh bom gutão!! sou mesmo mto inexperiente com este programa e gostava de aprender o mais rapido possivel!! tive um pekeno curso de max, ou melhor, Autodesk Viz que é quase o mesmo, mas nao foi o suficiente pra aprender a fazer grandes renders! enquanto pesquisava na net por tutoriais encontrei o vray e adorei o resultado deste renderizador! pensei que conseguia bons resultados misturando o pouco que sabia e explorando o vray! pelos vistos enganei-me :P bom eu voltei a actualizar as configurações e fiz da maneira como o HAWF me aconselhou. coloquei o exposure control em automático, tirei os reflect/reflact que tinha activado e ajustei o output do gradient rampo. o resultado foi uma imagem com as sombras muito escuras, quase negras, o reflexo da esfera no vidro deixou de existir, o ceu através do vidro ficou bom mas o ceu à vista ficou completamente branco! o mais estranho é que quando faço o "render preview" em "Environment and Effects" a imagem até aparece legal!!! agradeço a vossa paciencia :)
\"uma imagem vale mil palavras...\" uma animação vale 30 mil palavras por segundo
Qualquer render que pegar vai ter que estudar bastante, é uma parte difícil do programa e não dá pra aprender rápido. Acho que leva no mínimo 1 ano estudando. Eu quebrei muito a cabeça com render, usei o V-Ray por um tempo e depois migrei para o Mental Ray, mas só consegui bons resultados depois que comprei o curso de mental ray aqui da 3D1 e passei 3 meses estudando. Depois de 3 meses comecei a conseguir bons resultados, porque já tinha uma base, quem não tem demora mais. Eu acho mais fácil aprender o Mental Ray que já vem com o max, aceita os recursos padrões dele e vc poderia fazer igual estava fazendo que daria certo.
oi pessoal segui o vosso conselho e pesquisei mais sobre v-ray e o melhor resultado que obtive foi este! tentei escurecer o vidro mas nao sei pk o fog nao esta a mostrar diferença na cor do vidro! que mais posso fazer para tornar esta imagem o mais realista possivel!! ou melhor, poderiam fazer uma imagem igual e colocar os valores para eu ver onde errei e onde posso melhorar!!
magster, eu sei que 3d demora mutio a aprender! quando disse o mais rapido possivel nao foi num espaço de uma semana mas dentro de um ano ja espero ter resultados :) tive a comparar imagens do mentall ray e do vray e prefiro os resultados com o vray! mas obrigado pelo conselho :)
\"uma imagem vale mil palavras...\" uma animação vale 30 mil palavras por segundo
paiakan, é dificil dizer o que fazer para que a imagem se torne realista, até mesmo porque o contexto não condiz com algo realista. Por exemplo, você tem na cena duas paredes a uma janela, não da pra entender direito o que é. Poderia parecer a parte externa de uma casa, mas a luz está atravessando o vidro, então quer dizer que não é. Poderiamos pensar que é um interior, mas tem grama, então a hipotese é descartada também. Mas pra começar, eu aconselho a ajustar os parâmetros da sua window, se reparar, tem algumas faces pretas, isso se não estou enganado, é o valor do tickeness que está muito alto. Com qual unidade de medidas você está trabalhando? Eu achei a grama muito "grauda", talvez um ajuste no mapeamento possa resolver. Você também pode criar uma variação, usando um mapa mix com dois tipos de mapa de displacement para a grama. Poderia colocar um bump no material da parede, só tomando o cuidado para não ficar grande e "grosseiro". O mapa do céu além de estar estranho, tem muitas núvens, não condiz com a iluminação.
oi hawf, bem eu sei k o contexto nao é mto realista, até parece mais surrealista :P imagina que num campo de relva gigantesco decides por duas paredes com uma janela!! nao axo impossivel isso acontecer excepto a bola flutuante! mas o objectivo real era estudar as sombras, o atravessamento da luz pelo vidro, o reflexo do vidro mas tb reparei que se tem luz directamente no vidro dificilmente teria um grande reflexo deste lado! eu tou a trabalhar em metros mas nao tenho uma unidade fixa porque comecei por levantar as paredes sem usar unidades especificas :S se calhar foi mau né? neste momento a parede deve ter uns 5000 metros de altura e 300 de espessura he he, como nao tenho internet em casa, so no trabalho, nao posso averiguar isso neste momento pk tenho esta cena em casa :P vou seguir os seus concelhos enquanto ao mapeamento da parede e os ajustes de thikness da janela e da grama! o ceu como ja disse, usei o Gradient Ramp como o tutorial do "Flashpino" e de facto nao pensei na relaçao da luz com o ceu nublado :P ja tentei com o v-ray sky mas fica o ceu azul direitinho mas a cena fica muito clara e em certas partes até fica branca mesmo!! assim que puder posto uma imagem com os valores que tou a usar neste momento

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711254.

Total de membros registrados: 138787

Últimos membros registrados: carolanunciato, danieldejesus, lereuneves, Leancapsfruk, ananda3d, marcss, berberinecapsule, glucofitsverige.

Usuário(s) on-line na última hora: 808, sendo 20 membro(s) e 788 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: carolanunciato, Sergio1987, TadeuB79, Eng Damasceno, wlacc, Fabio Catelleno, mastermax, Celso Borttoloto, emersonforentin, gago, Adalberto Rocha, Daniel Monteiro, Roberto Movanni, look, Duda, danieldejesus, Osvaldo Arquiteto, Geraldo Nunes, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.