Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fabianojf   Lages SC - AC
mdpontes   Macapá - AP
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
nuts165   são bernardo do campo - SP
EvandroGP   Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

guilliaugusto   Guarulhos/SP - SP
Lucas   Porto Alegre - RS - RS
mansilha   Santa Maria

Como renderizar imagen grandes no mentalray

Por: filipesizilio  

Em: 21/05/2008 20:16

Boa noite, trabalho a alguns anos com vray para maquetes eletronicas e agora estou estudando devagarzinho o mentalray, fiz algumas imagens externas e internas, estou gostando muito e realmente achei que tem muitas facilidades em relacao ao vray, principalmente na configuracao das luzes. O problema é o seguinte: Quando eu vo renderizar uma imagem em vray eu uso o frame buffer do vray, desmarco a opcao render to memory e salvo a imagem em .vrimg, depois abro essa imagem e salvo como tif. Isso me possibilita renderizar imagens bem pesadas e grandes, pois pelo que eu entendo ele nao renderiza na memoria da maquina e sim vai gravando direto no hd cada pedacinho da imagem, alem disso, se der algum erro, eu posso continuar de onde parei, hoje mesmo, renderizei uma imagem de 8533 x 6400px. Minha duvida é como fazer isso no mentalray? Tem alguma coisa parecida? Odeio quando o render já tá na metade depois de 4 horas, ai dá um pau e acabo perdendo tudo, enquanto que se eu tivesse no vray poderia apenas inverter a seguencia de render e continuar de onde parou. Desculpem se a pergunta for muito boba, mas nao achei algo relacionado para pesquisar. Desde ja agradeço.
Eai filipesizilio tem uma ficha chamada Processing nela vc coloca o tanto de memória e marque conserv to memory.
Thiago Bueno
Portfolio: http://thiagobueno.net
Tutoriais: http://tutorial.thiagobueno.net
Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) filipesizilio: ai cara! tudo bem? sua pergunta e bem interessante mas 3d e um pouquinnho "complicado" de se fazer imagens grandes porque 3d foi feito pra vídeo e não para impressão de imagens em alta resolução;a "Autodesk" pensando no mercado de Arquitetura que esta crescendo exageradamente em todo o mundo e cada vez mais a necessidade dos escritórios de Arquitetura precisarem de imagens pra impressão em alta resolução resolveram adicionar recursos no render para fazer tal feito em questão. As telas dos computadores e das televisões aceitam no máximo 72 DPI, ou seja, pode haver até 72 pixels por polegada quadrada (2.54 cm²), para impressão o padrão é 300 DPI, então, é quase 4 vezes maior, sendo assim, uma imagem com 300 DPI ficará 4 vezes maior na tela, pois o monitor só conseguirá colocar 72 pixels em uma polegada quadrada, o que sobrar será distribuído na próxima polegada quadrada, dessa forma, é necessário muito mais polegadas quadradas para exibir a imagem toda na tela, por outro lado, uma imagem com 72 DPI ficará 4 vezes menor quando for impressa. Por isso que muita gente se confunde quando vê na tela a imagem imensa de uma foto gerada por câmera digital, mas quando vai imprimir sai boa em até 10 x 15 cm, não dá para imprimir em formato A4 com qualidade, porque teria que ter mais de 7 milhões de pixels para aceitar imprimir com qualidade neste formato, ou seja, teria que ter mais de 7 Megapixel para poder imprimir em A4. O 3ds max é um software de animação para vídeo(720x486), não foi desenvolvido para impressão, tanto que não trabalha no formato CMYK, ele só trabalha no formato RGB, próprio de vídeo. Até a versão 5 não havia nenhuma hipótese para renderizar com 300 DPI, mas a Autodesk percebeu que o programa era muito usado na área de arquitetura e resolveu colocar um recurso para facilitar isso, mas tem a inconveniência de só renderizar em TIF, não é um problema se levar em consideração que TIF é o formato profissional para quem trabalha com impressão. Este recurso se chama Print Size e está no menu Rendering. O principal recurso para isso é o Distribuited Bucket Render, pois com ele cada máquina da rede pega um Bucket para renderizar, não pesando tudo numa máquina só, as memórias são somadas e não terá mais problema. Só que isso depende de um bom investimento em equipamento, que se tornam obsoletos rapidamente, então, é complicado também. Mas tem como renderizar imagens grandes numa máquina só, claro que não terá o mesmo conforto e velocidade que se fosse em duas ou mais máquinas, mas dá. Primeiro tem que ligar todas as opções de otimização na janela Processing, tem que ligar o "Use Placeholder objects", o Use "Mental Ray Map Manager" que faz o gerenciamento do mapa de memória, o "Conserve Memory", tem que colocar o valor certo no Memory Limit(3000 se vc tiver 2,0gb de memória RAM). E ainda pode mudar para Large BSP no grupo "Raytrace Acceleration" na ficha Renderer. Uma boa dica também é diminuir o tamanho do Bucket de Render na ficha Renderer, ele vem com 48, se diminuir para 24(METADE) vai enviar menos informação para a RAM em cada Bucket e vai evitar o problema de falta de memória. Em último caso você pode renderizar em partes, mas não precisa de nenhum plugin externo ao Max como o "Bigrender" para isso, o próprio Mental Ray faz o render em partes pelo "Render Passes" da ficha "Processing" e depois ele mesmo monta a imagem completa para você no final, não precisa nem do PhotoShop pra montar as "partes" das imagens(cada pedacinho de render). Mas se quiser montar no PhotoShop, ele faz isso sozinho pelo File>Automate>Picture Package. Agora, seja como for, tome muito cuidado com a otimização da cena é muito importante, tudo tem que ser bem pensado e bem otimizado para não pesar depois na hora do render, mesmo que a cena seja simples, porque se vai levar 1 hora sem otimização, poderia levar 20 minutos depois de otimizada. Os materiais de objetos distantes podem ter menos samples de reflexo e refração, podem ter geometria menos detalhada. No fundo pode colocar árvores em Planes em vez de árvores 3D, estas só devem ser usadas em primeiro plano. Pessoas em 3D use so em ultima instância porque dependendo da quantidade podem pesar na hora do render; se for usar models de pessoas use-os somente em segundo e terceiro plano ok? Se tudo for otimizado ao máximo, economiza muito tempo de render e muita dor de cabeça, vale a pena tomar esse cuidado na otimização, porque os PCs são muito fracos para 3D ainda; os softwares estão evoluindo de uma forma gigantesca e a parte de hardware não esta acompanhando de mãos dadas essa evolução. Tem muitas outras soluções, como renderizar em "Layers" e elementos para composição, ou usar Shaders de terceiros para controlar FG(FINAL GATHER) e GI por objeto, permitindo maior otimização do render, mas tudo isso é mais complicado e trabalhoso do que otimizar a cena. Espero ter ajudado vc meu amigo ;todas essas dicas que eu falei vc pode aprender no video curso de MENTAL RAY aqui da familia 3d1 do mestre André Vieira; eu o fiz por completo e recomendo a todos que queiram aprender MR.Abraços pessoal! :D "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
e ai pessoal blz? Felipe, te falar como você faz para continuar uma imagem que falhou, ou fechou no meio do render com vray, no mais e isso valeu ai.. até...
O Mental Ray nunca dá pau no meio do render e perde tudo. Se não tem recursos na máquina pra fazer o render ele dá pau antes de começar a renderizar. Se ele não der pau e começar a renderizar, vai até o final sem fechar na cara. Na aba processing tem as opções de otimização, liga o use placeholder objects, use mental ray map manager, conserve memory e diminui o valor do memory limit. Depois vai na aba renderer e muda pra Large BSP no raytrace acceleration e diminui o bucket de render pra 24 Com isso ai e se a memória virtual do windows tiver configurada certa, não vai dar pau em cenas pesadas. Mas também tem a opção do render passes, que renderiza a imagem em partes e monta pra vc no final, fica na aba processing. Também tem o distribuited bucket render, que foi feito principalmente pra renderizar imagens grandes. Vê esse tópico que explica como configurar a memória virtual do windows: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=35512
Doutor Ego
Valeu galera! danilo_icf - muito obrigado pelas informações, serão muito uteis na minha caminhada do vray para o mentalray. Fiquei mais preocupado ainda agora depois de tanta coisa. Esse lance ai de dpi, rgb, cmyk e talz eu ja tava ligado, é por isso que eu tenho q renderizar muito grande para o cliente imprimir em um papel de 60cm e sempre converto os meus .vrimg para tif pq esse é o unico jeito ate no vray de salvar com 300dpi. Mas se eu tiver que diminuir o reflexo, refração, samples, os poligonos dos objetos e etc q estão no fundo para otimizar a cena, quando eu for renderizar a cena com a camera pelo outro lado? Eu tenho 4gb de ram, quanto eu devo colocar no memory limit? E o que é e pra q serve esse Placeholder objects? Eu ate tentei fazer uns testes com o Map manager ligado e deu alguns errinhos, parecendo como se o mapeamento estivesse errado. Vou postar umas imagens para ver se entendem melhor oq quero dizer. To usando o max 2009. Bruno C, tudo blz? Cara, se voce for na aba frame buffer do vray, ligar o frame buffer, desligar o render to memory, marcar para salvar a imagem em .vrimg, e se quiser pode marcar preview tambem. Ai depois é so abrir a imagem pelo asset browser do proprio max ou no menu file>view image file... e salvar a imagem no formato que quiser, jpg, tga, tif, etc... recomendo tif se for uma imagem grande para impressao, pq se for um imagem pequena nem vale a pena usar esse sistema ai. Mesmo que dê erro ou falte energia vc pode abrir o arquivo .vrimg e ver até onde o render foi, ai é só mandar renderizar denovo usando o crop. Eu prefiro fazer assim: Sempre q mando renderizar uma imagem eu mudo a sequencia de render lá na aba system do vray para top to bottom, ai se der erro é só marcar reverse e mandar renderizar denovo mudando o nome do arquivo .vrimg para não sobreescrever o antigo, quanto o render chegar onde parou o antigo é só cancelar, abrir o .vrimg e salvar a imagem, assim é melhor do que com crop, pq dependendo da situação ele vai calcular o lightcache e o irradiance map muito diferente da imagem anterior, ai depois é montar no photoshops. Outro detalhe, se vc tiver usando alguma outra camada lá no render elements vai ter que converter a imagem com o VRImg to OpenEXR converter na mao usando o prompt do comando do windows. espero ter ajudado. marcola - obrigado cara, vou estudar mais! não sabia desse detalhe que de depois que começa é pq vai dá certo, muito bom isso!!! Pq max fechando na cara é horrivel. Mas no caso d faltar energia ou outro problema assim??? Pq as vezes uso o batch render e mando renderizar umas 20 imagens no fim de semana e saio, ai na segunda vejo o q deu certo ou errado, ai num tem nobreak que aguenta!!!. O .vrimg ainda continua na vantagem, atenção, eu disse vrimg e não o vray... auhauahuahauhau :-p obrigado a todos.
Ola pessoal da 3d1....boa tarde a todos! :) filipesizilio: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta e bem simples meu amigo; se vc tiver 4,0 gb de ram e usar o MR como render basta colocar la no "memory limit" 6000 ok? e so fazer uma regra de tres(03) simples! se tiver 2,0gb de ram tem que colocar 3000 no "memory limit" então com o dobro de memória ram(no seu caso 04gb) tem que colocar o dobro de 3000_que e 6000 ok? ;) O "Placeholders objects" do MR pode ser usado para adiar o carregamento de objetos durante o render. Objetos que usar "placeholders objects" so são carregados na hora que o bucket de render esta em cima deles;isso e bom porque evita desperdiçar memória ram com a maquina tendo que processar tudo na cena ok?? com esta opção habilitada dificilmente vc ter problemas de falta de gerenciamento de memória ram porque o bucket de render so sera carregado na memória ram quando estiver em cima mesmo do objeto. As fontes de geometrias serão carregadas mais tarde durante a renderização somente quando o bucket de render(quadradinho) estiver em cima da geometria. Note que o Mental ray cria uma fonte de geometria... "grupo" :bloco final do objeto_definição. É o que define os vetores, vértices,quer polígonos, superfícies, ou fios de cabelo....etc. Quando estiver uma cena muito grande e preciso tomar bastante cuidado por tudo o que falei anteriormente cara; as maquinas ainda hoje são meio fracas pra 3d. Se vc estiver com problemas em algum mapeamento em especifico não desperdice tempo de render a toa(desnecessário).Renderize somente aquilo que vc quer que fique legal na imagem final.Por exemplo: vc tem uma cena enorme e quer fazer um render final com todos os shaders bem configurados e a luz também não precisa renderizar a imagem toda para ver como ficou.O Max lhe da a opção de renderizar so um "pedaço" da imagem que vc quer ver em especifico como ficaram os shaders; para isso basta que vc use o "render region" o próprio nome ja diz o que e: ele renderize uma região da imagem que apareça exatamente no render final completo.Isso e interessante porque lhe permite ter um controle maior da cena com relacão aos shaders. Se não souber usar o "render region" me avise que eu te explico bem direitinho. ;) E bem fácil e muito util pra quem trabalha com maquete; pode ter certeza.Abraços!! :D "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Olá danilo_icf tudo bem cara? Muitissimo obrigado, ajudou demais... Eu tava usando 3000 no memory limit e ja tava dando certo! Agora vou botar 6000. Sobre o render region ta blz, ja to acostumado a usar, agora no max 2009 ficou melhor ainda. depois vou mandar umas imagem pra vc ver como ta ficando, valeu.
Ola pessoal da 3d1...bom dia a todos! :) filipesizilio: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta la em cima espero ter ajudado; se vc usar um S.O de 64 bits e o Max 64 bits ainda e melhor pra vc;porque o MR em um sistema de 64 bits tem muito mais poder do que em um de 32 bits.Ate porque um sistema de 32 bits so reconhece ate 2,0 gb de RAM por compartimento;a não ser que vc configure o arquivo "boot.ini"(se não me engano) mas isso pode deixar o sistema instável como um todo!não recomendo essa opção! mas com um sistema de 32 bits pode ser feito o que se imaginar e o que não se pode imaginar com o MR porque todos os filmes que foram produzidos exceto os dos "Transformers"(mais novo) que usaram MR de 64 bits_ os outros filmes mais antigos usaram MR em um S.O de 32 bits ok? e so saber configurar o MR de maneira correta e tentar tirar o maximo proveito do seu INCRÍVEL poder de render!! volto a afirmar meu caro: se filmes foram feitos na "Pixar" ou em qualquer outra grande empresa com o MR fazer uma maquete de arquitetura ou qualquer outro propósito e "fichinha" para o MR. Sucesso pra ti cara e estamos no aguardo da sua maquete ok?boa sorte pra vc.Abraços! :D "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Olá danilo_icf tudo blz cara?! Finalmente tive tempo para postar uma imagem. Para começar meus primeiros estudos em mentalray, peguei esse arquivo pronto na net, originalmente ele era em vray, entao fui convertendo manualmente todos os materiais para mentalray (alguns arch desgin e outros em promaterials). Isso foi muito bom para testar os materiais e depois comparar os resultados com o vray. Essa imagem levou umas 8 horas de render, renderizei em 1440x1080px será que isso ta correto? Achei muito, muito demorado. Com a minha experiencia em vray eu conseguiria um render desses em 1 hora no maximo 2, espero um dia conseguir fazer isso com o mental tambem. O que eu poderia fazer para diminuir o tempo de render sem perder a qualidade? Ta devagar mais ta indo, não vou desistir!!!! Obrigado.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711302.

Total de membros registrados: 138829

Últimos membros registrados: phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85, Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01.

Usuário(s) on-line na última hora: 575, sendo 27 membro(s) e 548 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Carlos E. Nogueira, Sergio1987, Victor Mendonça, kkcoelho, nandao, Antonio, Luana Chen, Pedro Juliato, renaz, Starter, Evandro00, Eduardo Ramos, Daniel Monteiro, maxoliveira.archviz, magster, mastermax, Lucas Reis, Eber.Silva, Gabriel.C, TadeuB79, marcola, Duda, Baldo, JMDesign, Vladis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.