Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos! :)
filipesizilio: ai cara! tudo bem? sua pergunta e bem interessante mas 3d e um pouquinnho "complicado" de se fazer imagens grandes porque 3d foi feito pra vídeo e não para impressão de imagens em alta resolução;a "Autodesk" pensando no mercado de Arquitetura que esta crescendo exageradamente em todo o mundo e cada vez mais a necessidade dos escritórios de Arquitetura precisarem de imagens pra impressão em alta resolução resolveram adicionar recursos no render para fazer tal feito em questão.
As telas dos computadores e das televisões aceitam no máximo 72 DPI, ou seja, pode haver até 72 pixels por polegada quadrada (2.54 cm²), para impressão o padrão é 300 DPI, então, é quase 4 vezes maior, sendo assim, uma imagem com 300 DPI ficará 4 vezes maior na tela, pois o monitor só conseguirá colocar 72 pixels em uma polegada quadrada, o que sobrar será distribuído na próxima polegada quadrada, dessa forma, é necessário muito mais polegadas quadradas para exibir a imagem toda na tela, por outro lado, uma imagem com 72 DPI ficará 4 vezes menor quando for impressa. Por isso que muita gente se confunde quando vê na tela a imagem imensa de uma foto gerada por câmera digital, mas quando vai imprimir sai boa em até 10 x 15 cm, não dá para imprimir em formato A4 com qualidade, porque teria que ter mais de 7 milhões de pixels para aceitar imprimir com qualidade neste formato, ou seja, teria que ter mais de 7 Megapixel para poder imprimir em A4.
O 3ds max é um software de animação para vídeo(720x486), não foi desenvolvido para impressão, tanto que não trabalha no formato CMYK, ele só trabalha no formato RGB, próprio de vídeo. Até a versão 5 não havia nenhuma hipótese para renderizar com 300 DPI, mas a Autodesk percebeu que o programa era muito usado na área de arquitetura e resolveu colocar um recurso para facilitar isso, mas tem a inconveniência de só renderizar em TIF, não é um problema se levar em consideração que TIF é o formato profissional para quem trabalha com impressão. Este recurso se chama Print Size e está no menu Rendering.
O principal recurso para isso é o Distribuited Bucket Render, pois com ele cada máquina da rede pega um Bucket para renderizar, não pesando tudo numa máquina só, as memórias são somadas e não terá mais problema.
Só que isso depende de um bom investimento em equipamento, que se tornam obsoletos rapidamente, então, é complicado também.
Mas tem como renderizar imagens grandes numa máquina só, claro que não terá o mesmo conforto e velocidade que se fosse em duas ou mais máquinas, mas dá.
Primeiro tem que ligar todas as opções de otimização na janela Processing, tem que ligar o "Use Placeholder objects", o Use "Mental Ray Map Manager" que faz o gerenciamento do mapa de memória, o "Conserve Memory", tem que colocar o valor certo no Memory Limit(3000 se vc tiver 2,0gb de memória RAM).
E ainda pode mudar para Large BSP no grupo "Raytrace Acceleration" na ficha Renderer.
Uma boa dica também é diminuir o tamanho do Bucket de Render na ficha Renderer, ele vem com 48, se diminuir para 24(METADE) vai enviar menos informação para a RAM em cada Bucket e vai evitar o problema de falta de memória.
Em último caso você pode renderizar em partes, mas não precisa de nenhum plugin externo ao Max como o "Bigrender" para isso, o próprio Mental Ray faz o render em partes pelo "Render Passes" da ficha "Processing" e depois ele mesmo monta a imagem completa para você no final, não precisa nem do PhotoShop pra montar as "partes" das imagens(cada pedacinho de render).
Mas se quiser montar no PhotoShop, ele faz isso sozinho pelo File>Automate>Picture Package.
Agora, seja como for, tome muito cuidado com a otimização da cena é muito importante, tudo tem que ser bem pensado e bem otimizado para não pesar depois na hora do render, mesmo que a cena seja simples, porque se vai levar 1 hora sem otimização, poderia levar 20 minutos depois de otimizada.
Os materiais de objetos distantes podem ter menos samples de reflexo e refração, podem ter geometria menos detalhada.
No fundo pode colocar árvores em Planes em vez de árvores 3D, estas só devem ser usadas em primeiro plano.
Pessoas em 3D use so em ultima instância porque dependendo da quantidade podem pesar na hora do render; se for usar models de pessoas use-os somente em segundo e terceiro plano ok?
Se tudo for otimizado ao máximo, economiza muito tempo de render e muita dor de cabeça, vale a pena tomar esse cuidado na otimização, porque os PCs são muito fracos para 3D ainda; os softwares estão evoluindo de uma forma gigantesca e a parte de hardware não esta acompanhando de mãos dadas essa evolução.
Tem muitas outras soluções, como renderizar em "Layers" e elementos para composição, ou usar Shaders de terceiros para controlar FG(FINAL GATHER) e GI por objeto, permitindo maior otimização do render, mas tudo isso é mais complicado e trabalhoso do que otimizar a cena.
Espero ter ajudado vc meu amigo ;todas essas dicas que eu falei vc pode aprender no video curso de MENTAL RAY aqui da familia 3d1 do mestre André Vieira; eu o fiz por completo e recomendo a todos que queiram aprender MR.Abraços pessoal! :D
"FORCA E CORAGEM SEMPRE"...