Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

estebanXRK   Brasilia - DF
Luiz   São Paulo - SP
danilovfx   Marilia - SP
icyrino   Sao Paulo - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

rudieriel   Gravataí - RS
centralmaquete   Aparecida de Goiânia , GO - GO
tiago fortes   Florianopolis - SC
jimmy ribas   curitiba pr - PR

Como renderizar imagen grandes no mentalray

Por: filipesizilio  

Em: 21/05/2008 20:16

É, o tempo de render tá absurdo mesmo. Era pra renderizar em 30 minutos, 40 no máximo. Não tem nada que justifique este tempo na cena. Mas quando começou com o V-Ray eu acho que vc também não conseguia tempos bons, depende de prática no render. Tem que refinar tudo pra conseguir o melhor tempo. Deve estar com samples exagerados nos glossiness dos materiais, é bem provável que o Radius dos Photons não estão certos, por isso teve que gastar tanto Final Gather pra suavizar e o tempo subiu muito. No começo a maior dificuldade é entender como configurar os Photons e isso influencia em tudo. Se os Photons não estiverem certos, o tempo não vai ficar baixo. Mas também depois que aprender a configurar os Photons, nunca mais vai ter que fazer render de teste igual nos outros renders, vc vai configurar a cena e vai ficar bom de primeira sem fazer teste nenhum. Porque é só medir alguns objetos da cena pra saber o valor dos Photons e ai pode ligar FG pro render final que nunca vai dar errado. Se quiser aprender bem e logo o Mental Ray, eu indico o curso da 3D1, eu aprendi com ele e hoje estou muito satisfeito com meus renders. Sua imagem ficou boa apesar do tempo alto, só as luzes spot no teto que estão erradas criando luz em volta delas e fazendo essa mancha branca ao redor.
"danilo_icf" disse: Ola pessoal da 3d1...bom dia a todos! :) filipesizilio: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta la em cima espero ter ajudado; se vc usar um S.O de 64 bits e o Max 64 bits ainda e melhor pra vc;porque o MR em um sistema de 64 bits tem muito mais poder do que em um de 32 bits.Ate porque um sistema de 32 bits so reconhece ate 2,0 gb de RAM por compartimento;a não ser que vc configure o arquivo "boot.ini"(se não me engano) mas isso pode deixar o sistema instável como um todo!não recomendo essa opção! mas com um sistema de 32 bits pode ser feito o que se imaginar e o que não se pode imaginar com o MR porque todos os filmes que foram produzidos exceto os dos "Transformers"(mais novo) que usaram MR de 64 bits_ os outros filmes anteriores ao dos "Transformers" usaram MR em um S.O de 32 bits ok? e so saber configurar o MR de maneira correta e tentar tirar o maximo proveito do seu INCRÍVEL poder de render!! volto a afirmar meu caro: se filmes foram feitos na "Pixar" ou em qualquer outra grande empresa com o MR fazer uma maquete de arquitetura ou qualquer outro propósito e "fichinha" para o MR. Sucesso pra ti cara e estamos no aguardo da sua maquete ok?boa sorte pra vc.Abraços! :D Abraços e espero ter te ajudado!! vlws... :D "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Ola pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) filipesizilio: ai cara! tudo bem? olha so! concordo com o nosso amigo e colaborador "magster".Realmente o tempo de render esta absurdamente grande... :00: principalmente em se tratando de MR.Eu faço render em 900x600 em 05 min de render ou um pouco mais cara; e como eu lhe falei nas mensagens anteriores.Tudo na cena tem que ser muito bem pensado e otimizado cara; com certeza esse seu tempo de render foi a setagem dos materiais; cuidado com os samples de FG e AO cara.Se usar materiais "arch& design" cuidado com os parâmetros dos materiais; não exagere nas configurações cara.Se estiver usando os materiais pro-materials do MR a partir do max 10(2008) cuidado também com as configurações; estes materiais são "monolíticos": não deixam extrapolar as leis da Física: esses materiais foram feitos para iniciantes(inexperientes) em MR porque quando mudam um parâmetro automaticamente outro muda para não deixar o material ficar "irreal". Quanto ao possível tempo de render se não for os materiais é a configuração do render MR.Nunca utilize as setagens do MR na ficha "processing" aonde tem os "presents" do MR; aquilo ali foram configurações que a Autodesk resolveu imitar o vray para os usuários iniciantes em MR.So use as configurações em "Custom". Em "FG per point"(Max 8.0 ou inferior se chama apenas SAMPLES) use algo em torno de 250 samples para o render final; mas isso vale somente para imagens STILL; se for em animação não! precisara de mais samples de FG mas pra imagens estáticas(STILL) 250 samples de FG esta de bom tamanho. Cuidado com o " Initial FG point density" cara! ele vem com o 1,0; coloque 0,4 ok? ;) isso diminuirá bastante o tempo de render; coloque 2,00 em "bounces" para reforçar a iluminação no GI da cena. Habilite as opções na ficha do MR com o "placeholder objects'', "'use MR map manager" mude o raytrace para LARGE BSP se for um render em imagens gigantescas ok?? Se tudo for otimizado e bem pensado tudo corre nos mais perfeitos conformes.Volto a repetir!! cuidado com as configurações do MR e dos materiais; o problema do alto tempo de render esta nessas duas variáveis ai ok?? ;) Espero ter ajudado com essas simples explicações.Abraços! "FORÇA E CORAGEM SEMPRE"...
Finalmente tive tempo para fazer mais alguns testes com o mentalray. Dessa vez as coisa foram bemmm melhores. Li alguns artigos do André aqui na sessão de artigos do Três D1 e me ajudou pra caramba... agora a imagem foi de 1800x1080px em apenas 34min. e 31segs. que para mim já é uma grande vitória, pois como virão os outros teste estão em torno de 6 a 8 horas. A cena não foi eu que criei, baixei já pronta a muito tempo e não lembro onde, me desculpe o autor por não cita-ló, se alguem souber... A cena era original em vray e vraymtl, optei em refazer os materiais usando materiais standart mesmo para não pesar muito a cena com os arch&desgin. O problema foi na hora de tentar fazer o cálculo dos photons pois tudo que li estava ensinando usando as unidades padrões do max e a cena que usei estava em centímetros, como devo fazer? Vale a pena usar o Rescale World Units? Como posso melhorar a cena sem aumentar muito o tempo de render? Percebi algumas manchas. Vou postar a configuração também. Espero que me ajudem ainda mais, ae danilo_icf muito obrigado pelas dicas até aqui. Valeu galera.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711303.

Total de membros registrados: 138830

Últimos membros registrados: Vashudev026, phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85, Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45.

Usuário(s) on-line na última hora: 467, sendo 13 membro(s) e 454 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Renatto, Le_Andro, Vashudev026, Thiago Couto, Eber.Silva, klogg, Moura, Henrique Ribeiro, Gabriel.C, JesusEnzo , Adalberto Rocha, Duda, Victor Mendonça.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.