Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Grasiano   Campo bom - RS - RS
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
thilima3d   Brasil - AC
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC

Portfólios Ver Mais

NickBoy3D   Breves-Pa - PA
Nahuel Alonso   modelagem 3d
Lui   Curitiba

Ajuda com modelagem e funções do 3dsmax

Por: E.Souza  

Em: 28/05/2008 23:18

Primeiramente, olá a todos. Começei a me envolver com 3d studio no final de 2004, tentando fazer algumas animações e cenários em geral, mas interrompi em 2005 o uso do programa por falta de tempo. Hoje estou voltando para definitivamente fazer parte dessa 'comunidade' como um membro avançado, pretendo progredir até conseguir os resultados desejados. Tenho muitos projetos em mente e por falta de técnica não posso faze-los ainda. Para começar, gostaria da sincera ajuda de vocês com respeito às seguintes dúvidas: Excluindo Boolean, qual(is) outra(s) forma(s) de modelagem posso utilizar para fazer cortes, furos, incisões em geral em um determinado objeto? Como faço para manipular o background, digo, para ajustar sua posição em relação a cena projetada, bem como a posição em relação à camera em uso? - Geralmente coloco um e não fica na posição desejada... Como altero a escala do programa? (unidade de medida, metro, polegadas, etc...) Com alguns cenários de estudo, testei muitíssimas combinações de renderização com o scanline, mental ray e Vray 1.5 RC (que particularmente se adapta melhor a minha necessidade) Que dicas ou informações aprofundadas poderiam me dar com respeito ao Vray? Desde já, muito obrigado.
No caso do BG vc pode cria um plane e aplicar o BG nele e posicionar em relação à câmera.... Abraço
Ai Souza, pra modelar o que quiser no Max tem que aprender as técnicas de modelagem poligonal. Mas se você terá que fazer muitas peças mecânicas com furos, é melhor ir modelar num programa de CAD, que são próprios para isso. O Max é pra modelagem artística, dá pra fazer peças cheias de furos, mas dá muito mais trabalho do que modelar num programa de CAD. A modelagem no Max é editando polígonos, não usa boolean como em programas de CAD. Se quer fazer um furo redondo, por exemplo, tem que pegar um polígono quadrado da face e extrudir para dentro, chanfrar os cantos e colocar o turbo smooth pra subdividir e arredondar. Sobre o BG, se vc colocar ele num Plane em vez de colocar no fundo da cena, fica mais fácil de ajustar. Mas se for pra enquadrar o 3D com uma foto real, precisa usar o camera match, esse tut explica: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=20397 Se for usar uma imagem panorâmica de fundo, vc pode colocar numa esfera pra controlar melhor a posição. Se colocar no BG da cena vc pode ajudar a posição pelos valores do U e V Offset no menu Coordinates do Bitmap. Sobre as unidades, o Max não é um programa de CAD, não é a melhor opção pra projetar em 3D com medidas. A melhor unidade métrica pra trabalhar nele é centímetros. Vc entra no Customize>Units Setup e troca o Display para Metric, ai tem a lista de unidades e vc coloca Centimeters. Pode usar metros se quiser, mas é pior pra trabalhar, porque os valores ficam muito pequenos. Se for trabalhar em polegadas não precisa fazer nada, porque o Max é todo em polegadas e isso não muda nunca. Por isso que vc troca o Display para centímetros se quer trabalhar na escala métrica, ele só converte os valores pra centímetros pra vc ver, mas tudo continua em polegadas. Eu aprendi isso aqui na 3d1 num tópico do André (dono do site). Mas não encontrei pra colocar o link pra vc, dá uma pesquisada e vê se vc acha, é muito bom. Sobre o V-Ray, entra na parte de tutoriais aqui da 3d1 e clica lá na opção de tutoriais de render, tem vários do V-Ray
Doutor Ego
Valeu marcola! Foi de grande ajuda suas explicações. A cada dia acho que cada um aqui aprende um pouco mais, obrigado!
Pra mudar as unidades, é só seguir o cminho na imagem (customize / units setup, mas no cd de mental, aqui do site, diz q pode prejudicar o resultado do rendering . Faz o teste. até
rsrs aqui esta,rsrs até só agora vi q já tinham respondido,rs mas...
Ai Corato, dá pra configurar o Mental Ray em qualquer escala e qualquer unidade. O problema de mudar a unidade é que muda os valores usados nas configs do render. Eu tenho o cd do mental ray, eu acho que ele fez naquela unidade porque é o que o pessoal mais usa, mas funciona em qualquer uma, só que vai mudar os valores que usar
Doutor Ego
É isso mesmo, mas como eu estudo pelo cd, e ainda estou muito no inicio, evito, pra ñ tomar uma surra,rsrs regulando as configs do render,rs vlw e até.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711252.

Total de membros registrados: 138782

Últimos membros registrados: marcss, berberinecapsule, glucofitsverige, Owensfreders, wellbiotricks2025, francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss.

Usuário(s) on-line na última hora: 610, sendo 11 membro(s) e 599 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: berberinecapsule, Allen Anderson, marcss, CNC, mdpontes, Rodrigo, wellbiotricks2025, JesusEnzo , Figurol696, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.