Ai Allan, vou te dar umas dicas nas configs da cena.
Nunca muda o valor do multipler no Final Gather, pra ficar fisicamente correto o valor tem que ser 1
500 no Rays Per FG Point é bom, mas dá pra ficar com a mesma qualidade usando valores menores e ganhando muito tempo de render, quanto menor esse valor, mais rápido fica o render.
Se o Radius dos Photons for bem configurado, vc consegue usar valores pequenos no Rays Per FG Point sem aparecer mancha na cena.
Também fica bom com 1 no Density em vez de 1.5, porque aumenta o tempo de render.
Na sua cena não precisa mudar o valor max depht, max reflections e max refractions ali no Final Gather.
Tem que aumentar isso na aba Renderer, lá tem estes mesmos nomes, mas lá serve pro reflexo do material e vai melhorar os vidros.
Esse ai no FG serve pro reflexo do FG e 5 em todos tá bom.
O cautics já é mais difícil, depende primeiro do material, se fez o material com arch&design tem que entrar lá no menu avançado dele e ligar a opção de criar caustics, o padrão é vir com a opção de transparent shadows.
Depois vc clica com o botão direito nos objetos que vão criar caustics, entra no object properties>mental ray
Lá vc marca o generate caustics.
Depois que vai configurar na janela do Mental Ray.
Mas se sua escala estiver certa, 30 metros no radius é super imenso.
Se a escala estiver certa em metros, o radius vai ser um valor bem pequeno, 0.5 ou menor.
O caustics é um efeito bem leve.
Pra ver bem e configurar, aumenta bastante o multipler do caustics, coloca 20 e testa pra ver se aparece os pontinhos brancos do caustics na imagem.
Ai tem que ir refinando aumentando a quantidade de photons e ajustando o radius.
depois vc diminui o multipler pra ficar bem suave na imagem.
Vai fazendo e posta ai onde empacar