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Erro emitindo Phtons (MR)

Por: dalljalminha  

Em: 16/06/2008 13:03

Bom galera... estava tentando seguir uns tutoriais sobre iluminação e texturas...! O problema eh que o mental ray naum quer ajudar. Após ligar o indirect illumination no MR e fazer alguns ajustes, cheguei a um ponto onde fiquei com umas manchas muito brancas no encontro das paredes e destas com o teto que são brancos e possuem o mesmo material. Vi num tutorial, que para resolver, vc pode fazer uma curvatura, como se estivesse chanferando a edge. O problema ocorreu após eu chanferar as edges. E agora o MR está dando o erro que aparece na foto e tb está muito lento para emitir photons. Gostaria de saber se alguem pode me ajudar a resolver. Obrigado.
Work hard...
get rich
cara tem como vc mostrar como estão as luzes na cena? isso geralmente acontece quando os photons ficam vagando pela cena infinitamente sem acertar um alvo (ou acertam pouco para o numero de photons) abraço
Ai dalljalminha, esse erro ai acontece com todo mundo que tá iniciando, acontecia comigo também. Depois que aprendi bem o Mental Ray com o curso da 3D1 nunca mais deu esse erro, porque é erro bem de iniciante. Os photons estão se perdendo na sua cena, tem alguma abertura ou as luzes não estão atingindo os objetos. Posta uma imagem da cena pra gente ver. A mensagem fala que o Mental Ray emitiu photons, mas como não encontrou nenhum objeto para refletir eles, os photons emitidos foram cancelados. Se tem manchas brancas nos encontros da parede o problema não é de modelagem, não precisa chanfrar nada. O problema é de configuração dos Photons, que é a parte mais difícil de aprender pra configurar legal o Mental Ray. Depois que aprender isso nunca mais dá estas manchas na cena. Sem a config certa dos Photons nada dá certo.
Mental Ray User
Eh... acho que a luz está muito grande e realmente os photons estão se perdendo...! Ainda naum testei diminuir a luz...! Tou abusando ja de usar luzes photometric. Muito dificil de usar. Vc coloca e a cena fica ou muito clara ou muito escura... vc tenta ajustar e mesmo com intensity em 2348723984729384 nada aparece. Muito dificil. Vou ter que ler mais tutoriais =P A cena está aí na foto.
Work hard...
get rich
Cara, desse jeito ai vai ser difícil de dar certo. No mínimo tem que colocar um Plane no piso pra refletir os photons, estão todos se perdendo no espaço. Se for pra fazer assim tem que colocar a luz no tamanho da abertura e colada nela, pra iluminar só o interior. Se está colocando luz photometric e está ficando muito claro ou muito escuro, é certeza absoluta que a escala da sua cena está errada. Testa diferente. Pega uma MR Area Spot e coloca apontada para a abertura da cena como vc fez. Aumenta a área dela no menu Area Light Parameters. Arrasta pela setinha dos valores que aparece o gizmo mostrando o tamanho da área de luz. Quanto maior mais borrada fica a sombra. Ai coloca um plane como piso. Depois não liga os photons, liga só o Final Gather e renderiza, vai ficar legal. Pra usar com photons tem que estudar com mais calma e cuidado. Ai tem que ser uma cena interna e colocar as luzes no interior. Se vc tiver condição, pega o curso de mental ray aqui do site que é fora de série!!!
"magster" disse: Cara, desse jeito ai vai ser difícil de dar certo. No mínimo tem que colocar um Plane no piso pra refletir os photons, estão todos se perdendo no espaço. Se for pra fazer assim tem que colocar a luz no tamanho da abertura e colada nela, pra iluminar só o interior. Se está colocando luz photometric e está ficando muito claro ou muito escuro, é certeza absoluta que a escala da sua cena está errada. Testa diferente. Pega uma MR Area Spot e coloca apontada para a abertura da cena como vc fez. Aumenta a área dela no menu Area Light Parameters. Arrasta pela setinha dos valores que aparece o gizmo mostrando o tamanho da área de luz. Quanto maior mais borrada fica a sombra. Ai coloca um plane como piso. Depois não liga os photons, liga só o Final Gather e renderiza, vai ficar legal. Pra usar com photons tem que estudar com mais calma e cuidado. Ai tem que ser uma cena interna e colocar as luzes no interior. Se vc tiver condição, pega o curso de mental ray aqui do site que é fora de série!!!
Blz Magster...! Vou fazer uns testes aqui...! E acho que vou acabar comprando o CD do curso de MR aqui da tresd1. Valew
Work hard...
get rich
Ai dalljalminha, segue as dicas do Magster, agora que vi sua cena ia falar a mesma coisa que ele falou. No mínimo precisa de um plane como piso, pra refletir a luz que bate no chão. Também não acho bom usar a photometric area pra fazer a luz do sol entrando. Coloca photometrics no interior pra fazer a iluminação interna, mas pra fazer a luz do sol entrando vc coloca uma MR Area Spot. Neste tópico eu fiz um teste na cena de outro user, tem os arquivos pra baixar, vê se te ajuda também: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=36833 E sobre o curso da 3d1 cara, vale a pena comprar, não é grana jogada fora, o curso é excelente!!
Mental Ray User

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