"jean ribas" disse: a questão é: ele esta falando em maquete, e a maquete é feita para visualizar o projeto, áreas escuras demais sempre causam má impressao e o cliente ja sai dizendo, bah mas ficou escuro aqui né? nao da pra clarear? barbaridade, isso é decepcionante, pq mesmo vc explicando a questao do contraste citada pelos amigos acima, ele diz: ta mas e nao da pra clarear mesmo assim? hahaha por isso eu sempre faço com iluminação em dias nublados, dai nao tem erro... abraço a todos, bom tópico este alias...Até concordo contigo Jean. É muito comum para um leigo (cliente) considerar a elucidação do projeto em detrimento a uma imagem realística. Aí é que entra a questão da intenção plástica/artística do trabalho do profissional de 3d. Podemos sim em 3d ter situações que fogem da realidade, mas podemos também simular uma situação onde mesmo no mundo real seja possível contemplar o cliente e ao mesmo tempo fazer um trabalho bacana. O caso da representação da luz de um dia nublado resolveria perfeitamente esse problema. Tudo depende do que queremos para a cena em questão e isso é perfeitamente possível quando sabemos o que estamos fazendo e dominamos a ferramenta. Já aconteceu comigo de fazer 2 renders para o cliente ver a fachada de sua loja. Um com sol forte, ressaltando os brilhos e outro em dia nublado onde o interior da loja ficava mais evidente, mas ambos ficaram realísticos e o cliente ficou satisfeito.