Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
Max Idalgo   são paulo - SP

Portfólios Ver Mais

Kleib   Belo Horizonte
irenapalermo   españa - PR
zinotico   Santos - AC
bronoo   Taubaté

Sombras muito escura no MR

Por: vagneras  

Em: 29/06/2008 18:07

Boa tarde pessoal! Gostaria de uma ajuda, sempre que faço uma maquete externa usando daylight ou uma MR area spot e skylight, as sombras ficam muito escuras, almentando o multipler de qualquer uma das luzes acaba estourando, para amenizar tenho que aplicar na cena uma mr omni para clarear onde não pega luz direta. Existe outra maneira de tornar as sombras mais claras... Segue o exemplo que estou usando para textes... Obrigado.....
com daylight voce diminui a intensidade da sombra aumentando o haze, coloca em torno de 3 e vai alterando ate chegar no resultado que te interessa, e com mrspot e skylight voce pode aumentar o multiplier da skylight e tambem alterar a cor da sombra no menu da mrspot. abraço
Jean Ribas
Vc aumentou o diffuse bounce? Parece que não tem bounce na imagem. Se aumentou isso, diminui o valor da mr sun e aumenta o valor da mr sky. Valores baixos no fg também criam pouco GI
Aumenta o diffuse bounces no FG pra 2, diminui a mr sun e aumenta a mr sky
Mental Ray User
Olá Vagner! Esta é uma das grandes questões que dizem respeito à observação do mundo real. O max vem setado para tornar a cena mais parecida com o que acontece na realidade. No caso da sua cena e de qualquer fotografia feita com máquinas automáticas em dia de céu azul e sol pleno naturalmente as sombras gerarão áreas mais escuras. Observe fotos de revistas e perceba que geralmente os vidros são bem escuros e as áreas internas aparecem quase pretas. Uma outra situação acontece quando temos um dia nublado. Aí sim a luz passa a ser melhor distribuída e as áreas internas ficam mais visíveis e as sombras passam de "sharp" para "borradas". Eu raramente uso luzes sky &sun em minhas cenas porque sabendo configurar a velha skylight em conjunto com a mrspot, conseguimos clarear ainda mais quando precisamos. No mais, o uso de luzes de reforço, principalmente omnis sem sombra ativa está correto. Mas é importante desativar o "specular" dessas luzes para elas não aparecerem nos reflexos. Uma outra alternativa é ir na setagem da sombra e reduzir a densidade. Automaticamente as áreas escuras ficam mais claras mas a imagem tende a ficar lavada. Por isso eu recomendo as luzes de reforço. Espero ter ajudado! abraço!
Eu concordo com o eduardo. Se ver fotos e vídeos reais, a lente não consegue deixar a iluminação homogênea como muitos fazem em cenas 3D de maquete e fica irreal, apesar de bem feito, não fica realista. A lente estoura a iluminação na parte clara se quiser deixar a parte em sombra menos escura. E se tentar não estourar na parte clara, a parte escura fica bem escura. Pra ficar real tem que respeitar isso, dá pra fugir da realidade e deixar a luz mais homogênea, mas perde realismo. Vê um jogo de futebol de dia quando projeta a sombra do estádio no campo. Quando a câmera foca o jogador nessa parte leva um tempinho até ajustar a lente e deixar claro. Ai quando passa pra parte com sol fica estourado por um tempo até ajustar a lente de novo. Na realidade acontece grande contraste entre as partes em sombra e as partes iluminadas
a questão é: ele esta falando em maquete, e a maquete é feita para visualizar o projeto, áreas escuras demais sempre causam má impressao e o cliente ja sai dizendo, bah mas ficou escuro aqui né? nao da pra clarear? barbaridade, isso é decepcionante, pq mesmo vc explicando a questao do contraste citada pelos amigos acima, ele diz: ta mas e nao da pra clarear mesmo assim? hahaha por isso eu sempre faço com iluminação em dias nublados, dai nao tem erro... abraço a todos, bom tópico este alias...
Jean Ribas
vc está usando algum tipo de gamma correction/exposure control? Ajustando isso corretamente você obtem as sombras mais claras o/
dicas avançadas de computação grafica: http://www.dicas3d.com
Vagner, realmente as sombras estão bem escuras... a iluminação indireta faz com que esse contraste seja bem menor em áreas abertas com iluminação solar. A sombra do muro seria mais clara sim! Siga a dica dos amigos que vai ficar melhor. Acho que não será necessário adicionar luzes extras se você modificar os parâmetros do sunlight (baixar o multiply da sun e aumentar o da sky), bem como configurar adequadamente o bounce do FG, e o decay dos fótons... É bom fazer testes de iluminação sem as texturas primeiro. um render com texturas cinza sem reflexos é um bom ponto de partida! bons estudos
Doe medula óssea! Doe vida!
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) Este tópico realmente é muito interessante; falar sobre sombras e efeitos de atenuação no mundo real é muito legal de ser comentado.Uma da falas dos colegas que mais gostei foi a do nosso amigo e colaborador "eduardoqf"; realmente se observamos em dia de sol muito intenso a tendência é as sombras ficarem mais duras porque a intensidade de radiação solar é maior; em dias nublados não; é justamente o contrário. A propagação da luz depende da distância, uma luz muito próxima ilumina uma área menor e fica mais forte, uma luz mais distante ilumina uma área maior e fica mais fraca. Crie a iluminação com o sistema Daylight, não use a MR Sun e a MR Sky manualmente, é muito melhor junto com o Daylight, tanto que no Max 2009 nem dá mais para usar estas luzes separadas, não dá para colocar 2 MR Sun`s na cena, o que é o certo, eles(Autodesk) fizeram bem essa modificação. Portanto, crie um sistema Daylight de iluminação e aumente o valor do "Orbital Scale" no menu Motion para deixar a luz bem alta, assim, vai iluminar todo o terreno. Deixe a MR Sky mais forte do que a MR Sun, para ajudar na iluminação das partes em sombra sem estourar a iluminação do sol. Assim deve funcionar bem, lembre-se de colocar 1,00 ou 2,00 Bounces no Final Gather para a luz poder refletir e ajudar na iluminação atenuando as áreas de sombras. Espero ter lhe ajudado com algumas simples explicações.Abraços e sucesso! ;) "FORÇA E CORAGEM SEMPRE"...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711282.

Total de membros registrados: 138812

Últimos membros registrados: Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500, denwinn, Weemsroset.

Usuário(s) on-line na última hora: 663, sendo 23 membro(s) e 640 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, @Marc18**, Eng Damasceno, Henrique Ribeiro, mastermax, maxoliveira.archviz, Eduardo Ramos, Daniel Monteiro, Rebelo Arquitetura , Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., jhownicolas, Renatto, Carlos E. Nogueira, Duda, Claudio Nichollas, alceu.camilo, Carla Franco, Sergio1987, Roberto Movanni, TadeuB79, Juliano Kloss, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.