Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Renanmenendes   Araçatuba - SP - AC
Rafaelm   Rio Claro - SP - AC
Luciano BT   Araras | SP - SP
Ricardo   Teixeira de Freitas - Ba. - BA
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

Marron   Brasilia
STEIN Design   São Caetano do Sul - SP
Matheus   RS - AC
Marcfighter   Santos SP - SP

Textura em maquete

Por: jimmyrulez  

Em: 22/07/2008 00:10

Ola pessoal!!!! estou com uma dificuldade em mostrar veios das madeiras nas minhas imagens, eles nao parecem, o scan da imagem eh em 300 dpi e fica com + ou - 10Mb, alguem saberia me disser o pq nao aparece os veios??? ou m dar alguma dica? desde ja agradeco!
Ola Jimmyrulez, tudo bem? Kara você fez o mapeamento do seu objeto a receber a textura? Isso é importante para ter uma texturização adequada. Se não souber mapear pergunta aqui ou vai lá nos tutoriais aqui do site que encontra. Jimmyrulez você fez o post em local errado, deveria ter feito no fórum de "Computação Gráfica em Geral" aqui são postados apenas trabalhos finalizados de Arquitetura e Design, mas acho que algum dos moderadores vão arrumar para você. Abraços.
Jefferson Santana
Cara, fazer uma textura de 10 MB pra madeira é um absurdo. Vc só vai conseguir renderizar bem com texturas deste tamanho se usar o Mental Ray, porque ele tem um recurso pra ler texturas gigantes sem carregar na RAM. Os outros renders não tem isso e vão dar pau de memória na hora de renderizar. Se vc quer ver a saliência dos veios nos brilhos e reflexos tem que compor certo o material, usar uma imagem de bump pra criar esse relevo. Pra ficar bom depende de compor o material certo, não é pelo tamanho da textura que vai conseguir. Textura de boa qualidade ajuda, mas não aditanta ter 10 MB. Só se for algo muito grande que vai ver de longe e depois aproximar muito, como uma câmera se aproximando do planeta Terra. Pra madeira não precisa de tudo isso. Vê esse tut do Ramon sobre como fazer madeira: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=34604
Mental Ray User
ola gutao e jeferson! estou mapeando com uvw map, estou usando o papeador certo??? vou diminuir o tamanho da textura e ver o resultado. se algum moderadorpuder mover o topico agradeco! se tiverem maisalgumas dicaspodem falar ai! obrigado!
Ai Jimmy, normalmente usa o uvw map mesmo, em coisas mais complexas que usa o unwrap uvw, tipo um personagem. Porque vc disse pra mover o tópico, aqui é o lugar certo dele, perguntas de maquete.
jimmyrulez, faz um teste num Plane mesmo, que já vem mapeado, só pra testar o material. Pega a textura de madeira e tira as cores dela no PhotoShop com o Image>Mode>Grayscale. Depois pega ajusta o brilho e contraste para contrastar os veios. O que for branco ficará em alto relevo e o que for preto ficará em baixo relevo. Ai vc coloca essa imagem no bump do material, ele vai fazer as saliências. ;)
Mental Ray User
Fala ae jimmyrulez, blz kra?? nossa..esse é um problema que eu tenho direto.. depois de varias tentativas eu descobri que os veios da madeira não aparecem apenas quando o objeto a ser aplicado o material é muito pequeno ou muito fino (como ripas de um corrimao por exemplo) Para os veios da madeira aparecer tem duas alternativas.. uma delas é aumentar o diametro/largura/tamanho do objeto no qual deseja aplicar a textura a outra é tentar mapear com UVW, mas a segunda tentativa as vezes não cria o resultado que você deseja.. uma boa alternativa seria mecher no contraste da textura no Photoshop para escurecer os veios da madeira, tornando mais evidente os veios da madeira.. espero ter ajudado boa sorte e abraços!!
ae gutao, lucas e magster! vlw pelas dicas ajudaram bastante, o q notei q deu uma boa diferenca foi mesmo lance do preto e branco no photoshop ajudou bastante! depois q terminar posto a imagem aqui muito obrigado a todos pela forca! abraco!
jimmyrulez, Para maquetes de arquitetura é importante vc usar medidas corretas. se configurar o max para cm, que é a medida mais usual em arquitetura, faça um box com as medidas 70cm, 100cm e 5cm, para representar um tampo de mesa. aí vc aplica o material e coloca um UVW. Marca como box e aí vai acertando o tamanho dos mapas na largura, profundidade e altura e vendo como vai ficando. Não precisa renderizar, é só marcar o botão show map in viewport no editor de materiais que a textura aparece na viewport sombreada. Marco.
Marco.
oi Marco! vlw pela dica! jaestou aplicando ela! abraco!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711292.

Total de membros registrados: 138822

Últimos membros registrados: venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus, BlockBlastUnblocked, freylonez, neoveris, Lipskysaunde.

Usuário(s) on-line na última hora: 530, sendo 4 membro(s) e 526 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: respilean, venisalgel, lionel, wellherbsus.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.