Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Waniel Jorge   São Luís, Maranhão - MA
dami   João Pessoa pb - AC
Renanmenendes   Araçatuba - SP - AC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Ali   Caxias do Sul - RS - RS

Portfólios Ver Mais

Raynheardt   São Paulo
cironey   Recife - AC
pedro2206   Rio de Janeiro - AC

Existe índice de preços para maquete eletrônica?

Por: rafaneto  

Em: 23/07/2008 10:04

Fala feras.... Existe algum índice de preços para maquete eletrônica? Algum índice de alguma organização, um site, uma revista... por exemplo, a revista Arquitetura & Construção tem um índice de preços por m², para arquitetos... Pergunto isso, pq ajudaria mto indicar ao cliente alguma referencia em preços de mercado... para não ficar a impressão de que vc inventou o valor ou está cobrando algo fora da realidade... valew ae...
Então Rafa, não tem muito um preço fixo, porque varia de acordo com a região do país que vc mora e com a qualidade do seu trabalho. Uma maquete em São Paulo não tem o mesmo valor da mesma maquete no interior do Nordeste, porque a realidade financeira de cada região é diferente. Também uma pessoa que consegue imagens super realistas pode cobrar mais pelo trabalho do que uma pessoa que não consegue chegar neste realismo. Neste tópico tem uma discussão sobre isso: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=4984
Olá rafaneto, tudo bem? Olha só, índice de preços na nossa área não existe, pelo menos na maioria dos setores de 3D não... é que isso varia muito para quem trabalha por conta como freelance, ou temporário. O que acontece é que cada um tem um "custo operacional" e aí acaba dando diferenças nos preços. Existe um tópico aqui mesmo nesta seção que discute este assunto, é um pouco extenso, mas tem muitas dicas pra você ter uma base do porque está cobrando. Por exemplo, tem uma frase do saudoso PHY que dizia assim: "O que custa caro pra você não é a imagem. A imagem é de graça, o que estou cobrando é o tempo e dinheiro que investi durante vários anos para conseguir fazer esta imagem." Outra coisa, você tem custos, entre eles, a internet, o combustível, site, salário, energia, água, aluguel, desgaste de equipamento, cursos, etc. Portanto você tem sim uma base para usar como referência. Um bom profissional vai balancear a qualidade x necessidade para elaborar seus custos. Alguns cobram mais caro e outros mais barato, mas um bom profissional, ou seja, aquele que vai se manter no mercado ao longo dos anos, não é o que cobra mais barato; mas pode ser o que cobra mais caro. Link:http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=4984 Espero que eu tenha ajudado de alguma forma. Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
então magster... eu até já tinha dado uma olhada nesse tópico, só não postei lá, pq é de 2004... Por ler aquele tópico foi que bateu uma dúvida se existia alguma revista forte sobre 3D que desse alguma referencia por região do país mesmo, assim como acontece com os arquitetos... achei até que de repente poderia achar isso aqui no Tresd1, que acredito ser o maior meio de comunicação para os designers que trab com 3D... Éh Serial... concordo que cada um deve definir o que deve cobrar já que cada um sabe das suas contas e as dificuldades que teve e principalmente da qualidade do seu serviço... mas será que se existisse alguma referência não ajudaria unindo e até valorizaria mais os profissionais desta áre... pq num exemplo simples, o cliente (supondo um arquiteto) pagou $100,00 por um serviço que se bem feito o correto seria cobrar $800,00 (suposição), aí esse arquiteto comenta com outro arquiteto de outra cidade como foi barato e aí qdo este outro arquiteto for pagar $400,00 por um serviço idêntico vai achar caro, sendo que ele tá pagando a metade do que seria correto... Se houvesse algum índice como referência, seria um incentivo para aquele que cobra mto abaixo melhorar a qualidade do seu trab para cobrar dentro do indice ou se cobrasse abaixo, mto barato, pelo menos o cliente (o arquiteto no exemplo) sabe que esta pagando pouco por pouca qualidade... Sei que a qualidade do serviço pode varia mto.... mas o mesmo acontece com os arquitetos... existem projetos e PROJETOS, mesmo assim eles tem uma ferramenta que facilita a negociação com o cliente que fica sabendo se tá pagando abaixo ou acima da tabela e porque... Não sei se disse mta bobagem... que falei demais isso sei que fiz....hehehe....
Trazendo aos olhos o que estava apenas na imaginação http://rafanetomaquetes.blogspot.com.br/
Ow... mas eu sou um jeca mesmo... agora que eu vi que o tópico "Tabela de preços" que o Magster falou...tá como fixo... e tem várias páginas... e tem gente postando lá até hj... acho que o certo é parar este tópico por aqui e postar lá né??... vou jogar minhas postagens pra lá então.... vamo organizar o negócio aqui né.... foi mal... to tumultuando... hehehe....
Trazendo aos olhos o que estava apenas na imaginação http://rafanetomaquetes.blogspot.com.br/
não sei se o moderador pode fazer isso...mas se quiser excluir este tópico, fique a vontade.... pela ordem, o certo é postar no "Tabela de Preços"...já postei lá.... desculpa a bagunça ae....rsrsrs
Acho que nem é necessário rafaneto, já que apagar tópicos não funciona desta forma. Somente apagamos tópicos que infringem regras, como este não foi o seu caso, fique tranquilo, além disso tem o link para aquele tópico onde discutimos isso, assim, os usuários que acessarem este tópico irão proceder da mesma forma. Se precisar de algo e eu puder fazer, sinta-se à vontade.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711289.

Total de membros registrados: 138820

Últimos membros registrados: GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus, BlockBlastUnblocked, freylonez, neoveris, Lipskysaunde, Gaga 1905, Evergreen.

Usuário(s) on-line na última hora: 248, sendo 2 membro(s) e 246 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: GlucofitDragonsDenResultUK, jhownicolas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.