Olá kblopsa, tudo bem?
Olha só, eu dei uma leve editada no título de sua mensagem para que o pessoal te ajude mais rapidamente, já que o título anterior estava muito vago. Espero que compreenda que isso mantém a organização do fórum também.
Quanto à sua dúvida, acho que dá pra fazer isso fácil usando o radiosity do scanline mesmo. Neste link que o Rafa 3D indicou tem o tuto passo a passo de como fazer isso. Se quiser tem este link que é a introdução do radiosity, técnica boa para este tipo de situação aí porque não pesa e renderiza rapidinho.
http://www.escalight.com/tutorials/3dsmax-tutorials/introduction-to-radiosity-part-2.html
Esta é a segunda parte, mas é a parte 2 e 3 do tutorial que importa pro seu caso aí.
Se quiser fazer isto rapidamente sem ter que abrir esta página, faça o seguinte:
Antes, se tiver muitas omnis no ambiente, deixe apenas 1 ou no máximo 2 para este teste, ok? ;)
1 - Vai em: Render>Advanced Lighting>Radiosity. Depois que você clicar em Active ao lado do Radiosity, vai surgir uma nova janela perguntando se você quer habilitar o Camera Exposure Control para ser usado junto com o Radiosity. Clique em YES.
2 - Antes de você renderizar o Radiosity você tem que calcular a solução dele clicando em Start, depois de pronto o resultado será exibido na tua viewport Perspective.
3 - Mais abaixo em Interactive Tool, aumente o valor do Indirect Light Filtering para 2.
4 - Mais abaixo ainda tem o Exposure Control que é onde você pode controlar, digamos, o Brilho e o Contraste, porque ali você ajusta a exposição, que funciona igual o Levels do Photoshop. :D Tem várias opções, mas testa com o Logarithmic.
5 - Ative a opção mais abaixo Radiosity Meshing Parameters.
6 - Agora em Rendering Parameters, ative a opção Regather Indirect Ilumination. Esta opção consome um pouco mais de memória mas deixa o resultado final melhor.
Acho que agora você já fazer uns testes aí pra ver se já está melhor o resultado. Qualquer coisa posta aqui que o pessoal vai te ajudando com estas dúvidas.
Dá pra fazer muita coisa diferente e 1 milhão de vezes mais realista ou melhor ou até mais rápido, mas aí já seria ou com o Mental Ray ou com o V-Ray ou outro renderizador mais robusto do que o Scanline.
:D
Um abraço.