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Ajuda com iluminação de loja no Scanline

Por: kblopsa  

Em: 01/08/2008 09:03

gurizada estou fazendo uma cena interna de uma loja ja tem iluminação aquela bem furreca(hehehe) quero saber o seguinte pra deixar ela mais real que iluminaçao eu uso?, que renderizador? a imagem é essa: e como eu nao participo muito dos foruns se fiz alguma coisa de errado foi malz valeu pela força Título do tópico editado por [_Serial_]
Paulo Sergio Allgayer
kblopsa..que render vc usa?? tem janela na cena?? t++ abraço!!
o normal do max nao, nao ha janelas
Paulo Sergio Allgayer
kblopsa... vc que sabe.. o scanline tb da pra consegui..... da uma olha nesse tuto... ta em ingles..mas da pra acompanhar... http://www.escalight.com/tutorials/3dsmax-tutorials/lighting-a-bedroom-part-1.html ^^ t++ abraço!!
RAFA 3D valeu cara obrigado mesmo
Paulo Sergio Allgayer
Olá kblopsa, tudo bem? Olha só, eu dei uma leve editada no título de sua mensagem para que o pessoal te ajude mais rapidamente, já que o título anterior estava muito vago. Espero que compreenda que isso mantém a organização do fórum também. Quanto à sua dúvida, acho que dá pra fazer isso fácil usando o radiosity do scanline mesmo. Neste link que o Rafa 3D indicou tem o tuto passo a passo de como fazer isso. Se quiser tem este link que é a introdução do radiosity, técnica boa para este tipo de situação aí porque não pesa e renderiza rapidinho. http://www.escalight.com/tutorials/3dsmax-tutorials/introduction-to-radiosity-part-2.html Esta é a segunda parte, mas é a parte 2 e 3 do tutorial que importa pro seu caso aí. Se quiser fazer isto rapidamente sem ter que abrir esta página, faça o seguinte: Antes, se tiver muitas omnis no ambiente, deixe apenas 1 ou no máximo 2 para este teste, ok? ;) 1 - Vai em: Render>Advanced Lighting>Radiosity. Depois que você clicar em Active ao lado do Radiosity, vai surgir uma nova janela perguntando se você quer habilitar o Camera Exposure Control para ser usado junto com o Radiosity. Clique em YES. 2 - Antes de você renderizar o Radiosity você tem que calcular a solução dele clicando em Start, depois de pronto o resultado será exibido na tua viewport Perspective. 3 - Mais abaixo em Interactive Tool, aumente o valor do Indirect Light Filtering para 2. 4 - Mais abaixo ainda tem o Exposure Control que é onde você pode controlar, digamos, o Brilho e o Contraste, porque ali você ajusta a exposição, que funciona igual o Levels do Photoshop. :D Tem várias opções, mas testa com o Logarithmic. 5 - Ative a opção mais abaixo Radiosity Meshing Parameters. 6 - Agora em Rendering Parameters, ative a opção Regather Indirect Ilumination. Esta opção consome um pouco mais de memória mas deixa o resultado final melhor. Acho que agora você já fazer uns testes aí pra ver se já está melhor o resultado. Qualquer coisa posta aqui que o pessoal vai te ajudando com estas dúvidas. Dá pra fazer muita coisa diferente e 1 milhão de vezes mais realista ou melhor ou até mais rápido, mas aí já seria ou com o Mental Ray ou com o V-Ray ou outro renderizador mais robusto do que o Scanline. :D Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
obrigado pela ajuda foi por isso que pedi desculpas pois nao sabia a forma correta rsrsrsr mas muito obrigado mesmo
Paulo Sergio Allgayer
Ai kblopsa, bem vindo aqui. Então, iluminação é difícil mesmo, leva tempo pra aprender. No Scanline (render padrão) é difícil deixar realista, tem que usar técnicas que chamam de fakeosity pra simular como são as luzes reais, ou usar o Radiosity que o Serial disse. Mas ainda falta muita coisa que o Scanline não faz e o Radiosity também não. A melhor opção é usar o Mental Ray que já vem no Max e cria todos os efeitos que existem, mas ele não é simples e precisa de um certo tempo de estudo. Nesta página tem vários tutoriais sobre ele: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681 Se quiser fazer um teste rápido, coloca uma MR Area Omni no centro da sala, entra no menu Area Light Parameters e aumenta um pouco o raio da luz pra criar sombra difusa. Ai vc liga o Mental Ray teclando F10 e entrando no menu Assign Render>Production>Mental Ray. Volta na janela de render, entra na aba indirect illumination e liga o Final Gather. Pega o Preset Draft e renderiza pra vc ver, vai ficar bem melhor, mas pra refinar depende de treino.

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