Tudo bem pessoal?
bem eu estive aqui testando a iluminação da minha cena. Agora não se preocupando mais com o caustics mas sim com o realismo da iluminação, tirei as skyportal e deixei apenas o mr sun e mr sky, ligando o GI para simular melhor a iluminação interna, mas mesmo assim não ficou tão bom, depois fiquei fuçando na internet, e no próprio help do max e vi que muita gente utiliza a mr area spot para iluminar cenas interiores, mas não consegui resultado bom com esta luz, e com luzes photometrics sai um resultado ótimo, mas não parecendo que a iluminação vem de uma fonte externa, gostaria de saber qual é o método mais indicado para simular iluminação vindo de uma fonte externa, como se a janela estivesse aberta e a luz entrando por ela? e se é indicado utilizar o mr photographic exposure control para ajudar na configuração de iluminação?
acima uma imagem minha só com mr sun e FG e GI, vcs podem perceber que atráz da toalha e do acento a GI gerou muita iluminação, mais do que deveria e quando eu diminuia a GI fica muito escura a cena.
Neste momento eu não posso, mas mês que vem vou ver se compro a aula de mental ray aqui da 3d1.
Obrigado!