Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo
GARGAMEL   Maceio - AL
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP
Waniel Jorge   São Luís, Maranhão - MA

Portfólios Ver Mais

kai   São Paulo - SP
Gringo   Campinas-Sp - SP
demilopes   Santo André - SP

Problemas com Caustics

Por: cadupuccini  

Em: 08/08/2008 18:35

Olá! Bem, estou desenvolvendo um cena, que seria um banheiro fechado com um daylight e duas mr sky portal para iluminar melhor o ambiente. Mas na cena modelei duas peças de vidro pequenas e coloridas que ficam próximas à pia. Eu ativo o generate caustics nelas e o caustics na configuração do mental ray e configuro os photons certinho. Mas o problema é que na hora do render demora muito para computar os photons e na imagem final não fica bom o caustics como se estive sem. Não sei se é por causa das sky portals ou por causa que as peças de vidro sao pequenas em relação ao ambiente, até porque em outras cenas que utilizei o caustics com uma luz omni ou photometric saiu um resultado interessante. Gostaria de saber se tem como obter um resultado bom com caustics em uma cena como esta que falei acima, ou se é para "apenas" aumentar os photons e as configurações do caustics no render, até porque se fizer isto vai aumentar muito o tempo de render. Segue acima uma imagem da cena renderizada para ter uma melhor noção do que estou falando as peças de vidro estão em cima da pia. uma sky portal está no lado direito da cena próxima ao chuveiro a outra no lado esquerdo. Obrigado
Não sei se vai lhe adiantar, mas tente inserir uma luz exclusiva para os potes. Pode ser que voce consiga o resultado desejado Abraço
A forma que vc está iluminando não é boa pra criar Caustics, primeiro que o Skyportal é só um catalizador, não emite photons. O melhor era não usar Daylight e nem Skyportal, só coloca uma luz normal na janela e pronto, não está vendo o lado de fora, não é uma animação que vai sair pra fora, não precisa fazer iluminação externa pra uma cena interna. Eu acho que esse Skyportal só veio prejudicar quem está iniciando, porque agora todo mundo quer iluminar cena interna com iluminação externa. Além de ficar pior, dá mais problema e tem menos controle. Iluminação interna deve ser feita como sempre foi. Só precisa de Daylight e Skyportal em cenas internas quando vê muito o lado de fora, um jardim por exemplo. Se é só uma cena interna, ilumina normalmente que vc criar caustics rápido e perfeito.
Nem tem porque ter caustics nestes vidros, não tem nenhuma luz forte atingindo eles, o caustics se tiver nem vai aparecer. OBS: MR Sky e MR Sun não emitem Photons, a não ser a Sun e só se ligar a emissão de Photons, portanto não é bom criar Caustics com estas luzes e demora no render.
Mental Ray User
Tudo bem pessoal? bem eu estive aqui testando a iluminação da minha cena. Agora não se preocupando mais com o caustics mas sim com o realismo da iluminação, tirei as skyportal e deixei apenas o mr sun e mr sky, ligando o GI para simular melhor a iluminação interna, mas mesmo assim não ficou tão bom, depois fiquei fuçando na internet, e no próprio help do max e vi que muita gente utiliza a mr area spot para iluminar cenas interiores, mas não consegui resultado bom com esta luz, e com luzes photometrics sai um resultado ótimo, mas não parecendo que a iluminação vem de uma fonte externa, gostaria de saber qual é o método mais indicado para simular iluminação vindo de uma fonte externa, como se a janela estivesse aberta e a luz entrando por ela? e se é indicado utilizar o mr photographic exposure control para ajudar na configuração de iluminação? acima uma imagem minha só com mr sun e FG e GI, vcs podem perceber que atráz da toalha e do acento a GI gerou muita iluminação, mais do que deveria e quando eu diminuia a GI fica muito escura a cena. Neste momento eu não posso, mas mês que vem vou ver se compro a aula de mental ray aqui da 3d1. Obrigado!
A iluminação desta segunda imagem não ficou boa. Tem umas áreas auto iluminadas como atras da toalha, do papel higiênico, do vaso. E vejo um problema de proporção de alguns objetos como a torneira e a válvula de descarga que estão muito grande. Abraço
Sim, eu sei que não ficou boa, foi por isso que postei aqui a imagem com a descrição da iluminação utilizada, e gostaria de saber qual é jeito indicado para iluminar uma cena interna como esta, simulando a vindo de uma fonte externa, como o sol. E sobre a proporção eu sei que está fora, mas me pediram para dar destaque à estes produtos aumentando o seu tamanho. Abraço!
www.cadupuccini.com
Ai cepuccini, o seu erro está em querer fazer a iluminação interna com luzes para iluminação externa. Nessa cena não é pra usar Daylight, não tem área externa ai. As áreas muito iluminadas deve ter acontecido porque vc aumentou muito o GI e o FG pra tentar fazer a iluminação externa iluminar a cena. Reseta todas as configurações do render, deleta todas as luzes da cena e o Daylight. Ai vc coloca uma Photometric Free Area no teto do banheiro e outra na janela. Liga o Final Gather, coloca o preset low e ajusta a intensidade das luzes até ficarem boas na cena. É com estas luzes que faz iluminação interna. Mas só vai dar certo se sua cena estiver em escala real, se não estiver não vai dar certo. Ai é melhor iluminar com luzes Standard, vc coloca uma MR Area Spot na janela e uma MR Area Omni no centro da cena, liga o FG com o preset Low e ajusta a intensidade das luzes até ficar legal. Os materiais estão bons, é as luzes que estão pegando

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711295.

Total de membros registrados: 138826

Últimos membros registrados: Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 570, sendo 25 membro(s) e 545 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, Reinaldo Silva, Luis Antonio, Rodrigo, billypaul, Duda, mastermax, moisesratts, Rodrigosouza3D, Eduardo Ramos, Simone Mini, Sakura, TadeuB79, Felipe, torebaJj, Nuno, Carlos E. Nogueira, rhayssa_10, fmoreira, Daniel Monteiro, Leonardo, Elis, Fernando Cunha, marcio.alain, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.