Olá pessoal da 3d1...bom dia a todos! :)
lawless: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta é realmente um trabalho bem árduo se for tudo modelado no Max; lhe recomendo por própria experiência a modelar todas essas ruas e loteamentos em programas da linha "Cad" como o Autocad ou o Archtectural Revit Building até para vc ganhar tempo no quesito modelagem.Se for fazer no Max irá dar bem mais trabalho em fechar todas essas áreas somente com shapes- lines e com "bezier corners" ok?? sobre o quesito iluminação cara depende muito do render que vc for utilizar; não sei qual render vc trabalha mas eu só uso MENTAL RAY e se fosse fazer com o mesmo poderia usar o sistema "daylightsystem" de luz.É o recurso com a iluminação mais realista no Max.
A propagação da luz depende da distância, uma luz muito próxima ilumina uma área menor e fica mais forte, uma luz mais distante ilumina uma área maior e fica mais fraca.
Crie a iluminação com o sistema Daylight, não use a MR Sun e a MR Sky manualmente, é muito melhor junto com o Daylight, tanto que no Max 2009 nem dá mais para usar estas luzes separadas, não dá para colocar 2 MR Sun`s na cena, o que é o certo, eles(Autodesk) fizeram bem essa modificação.
Portanto, crie o Daylight e aumente o valor do Orbital Scale no menu Motion para deixar a luz bem alta, assim, vai iluminar todo o terreno.
Deixe a MR Sky mais forte do que a MR Sun, para ajudar na iluminação das partes em sombra sem estourar a iluminação do sol.
Assim deve funcionar bem, lembre-se de colocar 1 ou 2 "Bounces" no Final Gather(FG) para a luz poder refletir e ajudar na iluminação.
Sobre como deixar as pequenas partes do terreno visíveis depende também da distância da câmera em relação ao que vc quer mostrar e também de um pass de AO(ambient oclusion), é facinho, tem duas formas.
Uma é criando um material Mental Ray, colocando o Shader de AO no Surface e aplicando em todos os objetos da cena, pode também usar o recurso do Material Override na ficha Processing do MR.
Com o Material Override você não vai ter que trocar os materiais aplicados na cena e nem salvar o arquivo com outro nome só para ter o AO, apenas na hora do Render que vai sair com AO, se desligar o Material "Override" volta os materiais normais dos objetos.
Veja que você deve desligar o GI(global illumination) e as luzes para fazer o passo de AO.
Assim, você terá uma imagem em tons de cinza com o pass de AO, abra a imagem normal e a imagem do AO no PhotoShop(PS).
Cole a imagem do AO sobre a imagem normal e mude para o modo Multiply na ficha Layers, assim, o AO é mesclado com a imagem normal, criando mais detalhes no sombreamento.
A outra opção é usar o material Arch&Design a partir do Max 9.0 ou os Pro-materials a partir do Max 10(2008), ele tem o AO embutido e você pode ligar junto com os materiais da cena, saindo pronto com AO e materiais normais fazendo apenas um render.
Desta forma você também tem mais controle sobre quais objetos devem receber AO.
Daria para fazer o mesmo com o Shader de AO separado, mas é mais trabalhoso.
Espero ter lhe ajudado com essas dicas.Abraços pra vc e tenha uma ótima semana...xau! :)
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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...