Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Claudio   Manaus - AM
Walter   Cascavel - PR - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Leonardo Augusto   São Bernardo do Campo - SP
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

mauriciodgsantos   São Paulo - SP - AC
dyeizom3d   São Paulo
Marcilio3D   Recife - PE - AC
talita.design   Goiânia - GO

Duvida com Iluminação e Render Externo - VRAY

Por: lawless  

Em: 27/08/2008 10:47

Pessoal...to fazendo um trabalho aqui q to com mta duvida...pq nao eh comum o cara precisa de uma maquete de um loteamento de terrenos...ou seja sem construção nenhuma...seria +o- uma planta baixa com pequenos niveis de altura né...q seriam as calçadas e um pouco mais alto q seria os terrenos... as ruas com textura de asfalto e os terrenos com textura de grama... com algumas arvores e tal... nao comecei a modelar ainda...por isso nao vo posta nada pra ilustrar... mas to com tma duvida de como iluminar isso e nao parecer q os terrenos tão grudados...pq é uma area bem grande...e por isso nao to sabendo como renderizar tb...preciso de algumas dicas pessoal...alguem me ajuda PLS.... isso vai ser usado em um folder acho q nao vai ficar grande...é uma imagem pra uma campanha politica...
Eae Lawless, blz? Bom, sem um exemplo não dá pra dar muito help, mas vou tentar te ajudar a iniciar. Sobre a rua e calçada vc já falou. Sobre os terrenos, o que vc pode fazer é criar uma linha entre eles e dar um sweep criando um pequeno muro, com uns 10cm de largura e dependendo de onde estiver a camera, uns 20-30 cm de altura. De longe vai aparecer mais uma linha, mas ele vai criar um limite para os terrenos. Sobre a iluminação, pode usar apenas o vraysun (com vraysky e câmera física). Caso tenha mais dúvida sobre isso, tem bastante tuto aqui e na net tb. Se continuar com dúvida posta ela que a gente tenta saná-la, blz? Abraço. PS, vai postando o trabalho. Assim tem como falar melhor.
Panoram Studio Gráfico
www.panoram.com.br
bom muito obrihgado pela ajuda arcnet o meu problema eh q eh uma área mto grande com varios quarterões entende? qq detalhe q eu colocar no terreno vai sumir... vou aplicar um AO pra ver se isso de juntar os terrenos nao acontece....estou esperando mais infos pra começar a modelar...a modelagem eh simples de tudo eh apenas o desenho de um loteamento...mas ja postei aqui prevendo minhas duvidas... quanto aos tutos ja estou recorrendo a eles tb e tentando visualizar o trabalho antes de começar assim pra mim fica mais facil hehehehehe o foda eh q a area eh realmente grande...
Olá pessoal da 3d1...bom dia a todos! :) lawless: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta é realmente um trabalho bem árduo se for tudo modelado no Max; lhe recomendo por própria experiência a modelar todas essas ruas e loteamentos em programas da linha "Cad" como o Autocad ou o Archtectural Revit Building até para vc ganhar tempo no quesito modelagem.Se for fazer no Max irá dar bem mais trabalho em fechar todas essas áreas somente com shapes- lines e com "bezier corners" ok?? sobre o quesito iluminação cara depende muito do render que vc for utilizar; não sei qual render vc trabalha mas eu só uso MENTAL RAY e se fosse fazer com o mesmo poderia usar o sistema "daylightsystem" de luz.É o recurso com a iluminação mais realista no Max. A propagação da luz depende da distância, uma luz muito próxima ilumina uma área menor e fica mais forte, uma luz mais distante ilumina uma área maior e fica mais fraca. Crie a iluminação com o sistema Daylight, não use a MR Sun e a MR Sky manualmente, é muito melhor junto com o Daylight, tanto que no Max 2009 nem dá mais para usar estas luzes separadas, não dá para colocar 2 MR Sun`s na cena, o que é o certo, eles(Autodesk) fizeram bem essa modificação. Portanto, crie o Daylight e aumente o valor do Orbital Scale no menu Motion para deixar a luz bem alta, assim, vai iluminar todo o terreno. Deixe a MR Sky mais forte do que a MR Sun, para ajudar na iluminação das partes em sombra sem estourar a iluminação do sol. Assim deve funcionar bem, lembre-se de colocar 1 ou 2 "Bounces" no Final Gather(FG) para a luz poder refletir e ajudar na iluminação. Sobre como deixar as pequenas partes do terreno visíveis depende também da distância da câmera em relação ao que vc quer mostrar e também de um pass de AO(ambient oclusion), é facinho, tem duas formas. Uma é criando um material Mental Ray, colocando o Shader de AO no Surface e aplicando em todos os objetos da cena, pode também usar o recurso do Material Override na ficha Processing do MR. Com o Material Override você não vai ter que trocar os materiais aplicados na cena e nem salvar o arquivo com outro nome só para ter o AO, apenas na hora do Render que vai sair com AO, se desligar o Material "Override" volta os materiais normais dos objetos. Veja que você deve desligar o GI(global illumination) e as luzes para fazer o passo de AO. Assim, você terá uma imagem em tons de cinza com o pass de AO, abra a imagem normal e a imagem do AO no PhotoShop(PS). Cole a imagem do AO sobre a imagem normal e mude para o modo Multiply na ficha Layers, assim, o AO é mesclado com a imagem normal, criando mais detalhes no sombreamento. A outra opção é usar o material Arch&Design a partir do Max 9.0 ou os Pro-materials a partir do Max 10(2008), ele tem o AO embutido e você pode ligar junto com os materiais da cena, saindo pronto com AO e materiais normais fazendo apenas um render. Desta forma você também tem mais controle sobre quais objetos devem receber AO. Daria para fazer o mesmo com o Shader de AO separado, mas é mais trabalhoso. Espero ter lhe ajudado com essas dicas.Abraços pra vc e tenha uma ótima semana...xau! :) _____________________________ "FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711302.

Total de membros registrados: 138826

Últimos membros registrados: Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 632, sendo 25 membro(s) e 607 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, jessicatorres, Adalberto Rocha, marcola, Alessandro, Baldo, Lisandro, 3dbp, Pedroalcantara, Fabrício, magster, Vladis, An3dre, Camacho, Starter, Cauê, JMDesign, Victor Mendonça, Eduardo Ramos, Duda, arquiluc, Gabriel.C, Leonardo, Elis, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.