Então rcdknot, o arch&design é melhor pra fazer materiais realistas, os materiais comuns do Max não são muito realistas. Mas não tem problema de usar os mesmos materiais que já colocou na cena, o Mental Ray é compatível. As vezes pode dar alguns defeitos com materiais Archtectural do Max. Mas agora pensa em outro caso, fazer um tecido de cortina, que refrata borrado e tem translucência. Nenhum material do max consegue fazer isso direito, precisa do Arch&design pra criar esse material bem realista. Tá ligado? Na parte da iluminação vc tem que converter as luzes comuns para MR Area. Onde vc usou Spot vc coloca a MR Area Spot, onde usou Omni vc coloca a MR Area Omni. Estas luzes tem um menu a mais, o Area Light Parameters. Nele vc controla o borrado da sombra, pra fazer sobra dura e sombra difusa. Também configura a área de luz, se é uma área retangular, esférica, cilindrica, ai vc simula melhor as luzes reais. Também é legal usar photometrics com o Mental Ray, mas tem que estar em escala real. Estas luzes vão criar sombra suave realista, as luzes Spot, Direct e Omni comuns não criam sombra difusa. A parte de GI e FG é a que tem que estudar legal pra aprender a configurar o render, o mais difícil é entender o GI, mas depois que entende é só alegria. Pra vc fazer seus testes e não ficar batendo cabeça com o GI, liga só o FG e coloca 2 ou 3 no Diffuse Bounce dele. Dai pega o Preset Low e renderiza que vc já vai sentir a radiosidade na cena. O negócio da velocidade eu acho que o Magster disse em relação ao scanline sem GI. Se pegar a sua cena sem Radiosity e renderizar com o Scanline, vai demorar mais do que a mesma cena sem GI no Mental Ray. Mas o Mental Ray também é muito mais rápido do que o V-Ray e do que qualquer outro render, só perde em velocidade para o Renderman.