Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

decosouza   Rio de Janeiro - RJ
leoaks   Brasil - MG
new   Belo Horizonte - MG
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
rafazenidesign   Bento Gonçalves, RS, Bras - AC

Portfólios Ver Mais

Leonardo Leandro   Curitiba - AC
Rhenan   SP - Santo André - AC
vjalmeida   salvador - AC
Erlon   João Pessoa - PB

Duvida Radiosity (SCAN LINE)

Por: rcdesign3d  

Em: 29/08/2008 17:01

Boa tarde galera, estou tendo um problema com a iluminação e gostaria da ajuda de vcs: Estou querendo fazer a iluminação desse quarto com luzes Photometricas e Radiosity, Nessa cena adicionei 2 Target Points com 200cd cada uma ( aproximadamente 120w kd 1) Color D65 Iluminnant, liguei o radiosity, coloquei para calcular e fiz o render. Só que como vcs podem ver na foto o rosa da cama e da cadeira estão refletindo mto em todas as paredes deichando o quarto com esse tom. Sei que a iluminação esta fraca e tal mais isso sei que posso alterar mechendo na intensidade. Alguem pode me ajudar explicando o pq ou dando dicas para config? Obrigado Abs
Se 200 cd equivalem a 120 watts o problema maior é que vc não está usando a escala certa, pois num quarto uma lâmpada de 100 watts seria mais que suficiente para iluminar. Aí fica tudo errado no cálculo de radiosidade. A reflexão do rosa em tudo é o chamado "color bleeding" que vc pode controlar nos parâmetros de radiosidade. Nunca se esqueça que luzes fotométricas e radiosidade sempre exigirão que vc use escalas corretas. Marco.
Marco.
Ae Marco mto obrigado pela ajuda. Só que eu estou usando escala real sim, trabalho em um escritório de arquitetura onde ela foi me passando as medidas tudo certinho conforme foi vendo nas revistas, n sei oq pode estar acontecendo. Quanto ao Color Bleending vou fazer testes e volto a postar aqui. Muito Obrigado abs
www.tatenostudio.com Blog: www.ricardop3d.blogspot.com
Quase todo mundo que fala que está trabalhando em escala real na verdade não está, porque quase ninguém sabe configurar direito as unidades do Max. Se você veio do AutoCAD é certeza absoluta que configurou errado, porque todo mundo que vem do AutoCAD vai lá no Units Setup do Max e muda o tamanho da unidade, ai nunca mais o Max funciona direito. Escolas famosas de 3D ensinam errado a configurar as unidades, é muito raro encontrar alguém que configure certo. O problema mais visível quando está em escala errada é a intensidade das Photometrics que ficam fracas demais ou fortes demais. É certeza que você está na escala errada. Pra ficar na escala certa tem que fazer de novo, porque não pode mudar a escala com objetos no arquivo. Abre um arquivo novo e entra no Customize>Units Setup>System Units Setup. Nessa janela precisa estar com Units = 1 e Inches na lista. Isso é o que todo cadista muda e estraga o 3ds max, nunca pode modificar o tamanho e o tipo da unidade, o Max foi feito para trabalhar em polegadas. Depois vc entra no Customize>Units Setup e muda de Generic Units para Metric e escolhe Centimeters na lista de unidades, porque no Max é ruim trabalhar em metros, fica muito distante de polegadas, centímetros é mais próximo e dá menos problema. Agora o seu Max está em escala real usando centímetros. Mas pra importar do AutoCAD na escala certa ainda tem que marcar a opção Rescale na janela de importação e colocar a unidade que desenhou no AutoCAD, normalmente é metros. Dai o Max vai converter certo do AutoCAD e o projeto vai chegar em escala real. Ai tudo vai ser mais fácil, tudo vai dar certo de primeira sem ter que mudar muitas configs no recurso que usar, porque os valores pré definidos são próprios pra escala real.
Mental Ray User
Marco: então n estou conseguindo achar esse "color bleeding" no menu da "Radiosity", pode me falar em que aba ele se encontra? Gutao: Estou trabalhando sim na escala real Gutao, n importei nada do CAD, ja fiz direto no 3d com medidas reais baseado em uma planta e um descritivo dos móveis do dormitório. Nas configs esta Units = 1 Inches e estou trabalhando com escala em metros. Muito obrigado novamente abs
Se está na escala certa as coisas vão funcionar mais fácil. Vê as configs das luzes, aumenta se for preciso. Mas porque vc não estuda outro render, o Radiosity é muito fraco, só faz GI, até o V-Ray é melhor. Mas vc tem o Mental Ray ai no seu Max, vem junto desde o Max 6, com ele vc faz todos os efeitos de render e materiais, o pior do Radiosity são os materiais, depende só dos recursos dos materiais do Max, não dá pra criar vários materiais. Vidro jateado realista não dá pra criar por exemplo. O Mental Ray é fácil, o pessoal que fala que é difícil é porque querem promover estes outros renders cheios de bugs que tem por ai.
Mental Ray User
Então gutão estou para comprar o cd sobre Mental Ray aqui da 3D1, com certeza deve ser bem melhor que o radiosity do scan line. Sempre trabalhei com Scan line com iluminação Standard, sei me virar mto bem e consigo bons renders, mais acho que chegar num patamar bem alto de realismo com scan line é muito dificil, exige muita configuração e conhecimento sobre iluminação. Bom muito obrigado abraços
Ai rcdknot, se vc trampa legal com o Scanline, vai ser muito fácil migrar para o Mental Ray. Tudo que vc usa no scanline funciona no Mental Ray, não é igual a migrar para o V-Ray que vai ter que aprender tudo de novo pra criar materiais e iluminar, porque tem as luzes e os materiais próprios dele e não funciona bem com os do Max. Se vc pegar a essa sua cena mesmo pode trocar para o Mental Ray e renderizar sem problema. Só vai ter que trocar as sombras pra raytrace, o resto ele aceita tudo. O bom de migrar para o Mental Ray é que vc vai ter mais recursos de materiais, ai vai poder criar materiais mais reais. Também vai ter mais recursos de render em vez de só usar GI. Mas o que vc vai sentir mais diferença é o tempo de render, o Mental Ray é muito mais rápido.
Ae magster. Muito obrigado pelo post, queria aproveitar para ver se vc podia “clariar” algumas duvidas que tenho. Peguei essa cena e estou fazendo testes com o Mental Ray, pros matérias ficarem bons eu tenho que aplicar o material Arch e Design e ir configurando igual eu fazia com o Standard? Quanto a iluminação, continuo usando Omnis e Spots? Tenho que utilizar a GI e o Final Gather para sentir grande diferença no render? Quanto a velocidade ser bem mais rápido vc se refere do Mental Ray para o V-ray? Pq to achando bem mais lerdo que a do scanline. Aqui vai um exemplo do meu render com SCANLINE que postei no fórum, http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=37794&highlight=rcdknot Bom muito obrigado abraços
Uso o 3dMAX 2009 32bits

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711302.

Total de membros registrados: 138826

Últimos membros registrados: Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 495, sendo 25 membro(s) e 470 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Adalberto Rocha, Osvaldo Arquiteto, Alessandro, Geraldo Nunes, nildoe, Lisandro, Pedroalcantara, Fabrício, Vladis, An3dre, Camacho, Starter, Cauê, Willmitnick, gago, Victor Mendonça, Eduardo Ramos, JesusEnzo , Duda, Gabriel.C, Leonardo, Elis, Fernando Cunha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.