Quase todo mundo que fala que está trabalhando em escala real na verdade não está, porque quase ninguém sabe configurar direito as unidades do Max.
Se você veio do AutoCAD é certeza absoluta que configurou errado, porque todo mundo que vem do AutoCAD vai lá no Units Setup do Max e muda o tamanho da unidade, ai nunca mais o Max funciona direito.
Escolas famosas de 3D ensinam errado a configurar as unidades, é muito raro encontrar alguém que configure certo.
O problema mais visível quando está em escala errada é a intensidade das Photometrics que ficam fracas demais ou fortes demais.
É certeza que você está na escala errada.
Pra ficar na escala certa tem que fazer de novo, porque não pode mudar a escala com objetos no arquivo.
Abre um arquivo novo e entra no Customize>Units Setup>System Units Setup.
Nessa janela precisa estar com Units = 1 e Inches na lista.
Isso é o que todo cadista muda e estraga o 3ds max, nunca pode modificar o tamanho e o tipo da unidade, o Max foi feito para trabalhar em polegadas.
Depois vc entra no Customize>Units Setup e muda de Generic Units para Metric e escolhe Centimeters na lista de unidades, porque no Max é ruim trabalhar em metros, fica muito distante de polegadas, centímetros é mais próximo e dá menos problema.
Agora o seu Max está em escala real usando centímetros.
Mas pra importar do AutoCAD na escala certa ainda tem que marcar a opção Rescale na janela de importação e colocar a unidade que desenhou no AutoCAD, normalmente é metros.
Dai o Max vai converter certo do AutoCAD e o projeto vai chegar em escala real.
Ai tudo vai ser mais fácil, tudo vai dar certo de primeira sem ter que mudar muitas configs no recurso que usar, porque os valores pré definidos são próprios pra escala real.