Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :)
reginaldo d.p: ai cara! tudo bem? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1; ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE COM A GENTE E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua pergunta o recurso de "proxy" o Mental Ray costuma oferecer muito mais recursos do que a pessoa precisa em maquete ou em qualquer outra área, então por um lado você tem um controle absurdo da cena e consegue tempos de render quase igual o Scanline, mas por outro lado, algumas coisas são bem mais complicadas de fazer nele do que em renderizadores mais simples como o V-Ray.
O Proxy é um destes casos, o Mental Ray(MR) tem um recurso robusto para isso, muito mais robusto do que o do V-Ray, inclusive aceitando animação, coisa que o V-Ray só vai aceitar na próxima versão, só que para usar no Mental Ray tem que compor com Shaders de terceiros.
Ainda tem um outro problema, a Audodesk não implantou o suporte a Shaders de Geometry do Mental Ray pelo menos até o Max9.0, então para poder usar este recurso ainda depende de instalar um plug-in gratuito que faz este suporte.
O Shader usado para isso é o "Is MI Object", ele transforma qualquer objeto em primitiva do Mental Ray.
Mas a Autodesk disse que já implantou o suporte para "Geometry" Shaders no Max 2009 e vai ter o "Proxy" do Mental Ray já disponível no programa sem grandes dificuldades.
Mas não é necessário, mesmo em cenas pesadas, só em circunstâncias muito críticas mesmo, porque o Mental Ray já tem um recurso de Proxy embutido, é mais simples, mas é super prático.
Basta habilitar o "Use Placeholder Objects" na ficha "Processing", assim, apenas quando o Bucket de render estiver sobre o objeto, que ele será carregado na RAM.
Ainda tem muitas outras opções de otimização nesta mesma ficha como o Conserve Memory, o Use Mental Ray Map Manager, o Memory Limit e tem também o Large BSP na ficha Renderer, ele deve ser usado em cenas pesadas.
Outra alternativa é diminuir o Bucket de render, assim, vai menos informação para a RAM a cada cálculo, principalmente com o "Use Placeholder Objects" e com o Use Mental Ray Map Manager habilitados.
Espero ter ajudado vc meu amigo com algumas poucas dicas.Um grande abraço e tenha um ótimo Domingo...vlws! :)
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