Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Anderson   rio de janeiro
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Kornlu   Novo Hamburgo-RS, Brazil
Max Idalgo   são paulo - SP

Portfólios Ver Mais

leonardogomes   franca - sp - SP
d.kstro   São Paulo - SP
guiguiluiz   Goiânia - GO
vfprojetos3d   Florianópolis/SC - AC

Proxy do mentalray?

Por: reginaldo d.p  

Em: 03/10/2008 09:29

Fala galera, será que vcs podem me dizer onde eu tenho acesso ao proxy do mentalray e como usa-lo? pois eu revirei todas as abas do menu creat e não encotrei. obs; ja configurei o mental como render. Será que tem alguma coisa errada no meu max ou sou eu que não estou fazendo a coisa certa?
O proxy pronto só vem no max 2009, nos anteriores tem que criar usando shaders e é bem mais difícil de fazer, eu não sei fazer ainda, mas já falaram aqui no fórum, pesquisa pra ver se vc acha... No max 2009 fica no menu creat>mental ray... Vc cria o arame dele na view, vai no modify, clica no botão dele e seleciona o objeto pra transformar em proxy.
Oi Reginaldo, tudo joia? Como falou o nosso amigo Gago, ele so existe por padrão no max 2009. Mas nas outras versões tambem ha como usar este recurso com plugins ou shaders de terceiros. Bem, no 2009 e bem facil, basta ir em Create>Geometry>Mental Ray>mr Proxy Tambem e facil de usar, basta selecionar o bjeto, o local onde quer salvar o proxy, e mandar ver, tem algumas configurações, mas o basico e isso mesmo. Tenta ai usar, depois tendo alguma duvida e so perguntar
então o meu max é o 2008, daí como é que eu tenho fazer?
Ai é bem mais complicado Reginaldo, precisa conhecer legal de composição e shaders. Eu já estudo o MR faz uns 2 anos e não sei fazer. Parece que é com o shader IS MI Object que tem pra download lá no menu texturas>shaders
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) reginaldo d.p: ai cara! tudo bem? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1; ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE COM A GENTE E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua pergunta o recurso de "proxy" o Mental Ray costuma oferecer muito mais recursos do que a pessoa precisa em maquete ou em qualquer outra área, então por um lado você tem um controle absurdo da cena e consegue tempos de render quase igual o Scanline, mas por outro lado, algumas coisas são bem mais complicadas de fazer nele do que em renderizadores mais simples como o V-Ray. O Proxy é um destes casos, o Mental Ray(MR) tem um recurso robusto para isso, muito mais robusto do que o do V-Ray, inclusive aceitando animação, coisa que o V-Ray só vai aceitar na próxima versão, só que para usar no Mental Ray tem que compor com Shaders de terceiros. Ainda tem um outro problema, a Audodesk não implantou o suporte a Shaders de Geometry do Mental Ray pelo menos até o Max9.0, então para poder usar este recurso ainda depende de instalar um plug-in gratuito que faz este suporte. O Shader usado para isso é o "Is MI Object", ele transforma qualquer objeto em primitiva do Mental Ray. Mas a Autodesk disse que já implantou o suporte para "Geometry" Shaders no Max 2009 e vai ter o "Proxy" do Mental Ray já disponível no programa sem grandes dificuldades. Mas não é necessário, mesmo em cenas pesadas, só em circunstâncias muito críticas mesmo, porque o Mental Ray já tem um recurso de Proxy embutido, é mais simples, mas é super prático. Basta habilitar o "Use Placeholder Objects" na ficha "Processing", assim, apenas quando o Bucket de render estiver sobre o objeto, que ele será carregado na RAM. Ainda tem muitas outras opções de otimização nesta mesma ficha como o Conserve Memory, o Use Mental Ray Map Manager, o Memory Limit e tem também o Large BSP na ficha Renderer, ele deve ser usado em cenas pesadas. Outra alternativa é diminuir o Bucket de render, assim, vai menos informação para a RAM a cada cálculo, principalmente com o "Use Placeholder Objects" e com o Use Mental Ray Map Manager habilitados. Espero ter ajudado vc meu amigo com algumas poucas dicas.Um grande abraço e tenha um ótimo Domingo...vlws! :) ___________________________ "[i:90e3e7a69f]FORÇA & CORAGEM SEMPRE[/i:90e3e7a69f]"...
galera me desculpe a demora para responder, quero agradecer pela força de todos, Danilo, legal essas dicas, vou tentar usa-las para ver o que dá, minha preocupação é na hora de colocar o paisagismo em minhas cenas, geralmente da pau na hora do render, pelo menos é o que acontecia no vray, e vou usar o MR pela 1ª vez em uma cena e vai ser uma cena um pouco pesada pois são duas casas grandes e com um paisagismo farto, daí o meu interesse em usar proxi.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711303.

Total de membros registrados: 138831

Últimos membros registrados: nataliarosaxd1, Vashudev026, phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85, Sakura, fmoreira, optivision.

Usuário(s) on-line na última hora: 400, sendo 2 membro(s) e 398 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nataliarosaxd1, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.