Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arbarcelos   Porto Alegre
crespoloko   americana - AC
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
resident11   Piracicaba - SP

Portfólios Ver Mais

Elis   Valinhos - PR
isac vitor   curitiba - PR
Bremer   Recife - PE
Tina.m   Sao Paulo - AC

Exposure em função da intensidade de iluminação.

Por: Danilo Carlos  

Em: 05/11/2008 16:21

Boa tarde pessoal!!! Desculpem a falta de conhecimento dos termos técnicos. Mas acredito que muitos entendem que o controle de "exposure" das lentes reais variam de acordo com a intensidade da ilumninação. Até mesmo no olho humano, que é a ultima lente pela qual vemos uma imagem, existe o controle de exposure, através da dilatação ou encolhimento da pupila. Nas câmeras de filmagem isso também conta. Quem já não viu em uma filmagem em que basta sair de um ambiente interno para outro externo que há alguns poucos décimos de segundos em que a imagem fica estourada, até gradualmente atingir uma claridade boa. Ou o contrário, do externo para interno e fica td mto escuro até clarear... Minha pergunta é se há algum modo de simular isso no mental ray. Justamente pq tenho uma animação em que a câmera mostra o lado de fora de uma fábrica, para depois entrar, e com exposure constante a animação pode ficar estourada na cena externa e escura na cena interna ao mesmo tempo. Preferiria não ter que animar o exposure manualmente, pq além de ñ simular o que acontece na prática, a minha renderização é uma animação daquelas de f**** o computador, e fica complicado ficar testando os valores para cada posição da câmera, sendo que cada quadro com fg e gi recalculado demora cerca de meia hora de render... Há algum modo de simular isso? Senão, será que deve ter algum script para isto? Abração!
Quem faz esse controle é o exposure, na realidade o cinegrafista tem que modificar a exposição pra deixar mais claro se está escuro e deixar mais escuro se tá muito claro.... Tem câmera que faz isso automático, mas é como se o cinegrafista estivesse regulando manualmente.... Não dá pra ser automático em 3D, tem que ver o valor certo pra parte externa e pra parte interna e dai animar a mudança, não precisa ficar testando em cada frame...
cara vc pode fazer isso com os controles de exposição (exposure control ou o MR photografic exposure) porém eu recomendaria fazer em pós produção mesmo, tanto no premiere quanto no after vc consegue mecher no levels e no curves das imagens (igual no photoshop) dessa forma vc poderia fazer isso sem ter q renderizar com esse efeito e com perigo de não ficar bom depois de horas e horas de render :) abraço
Legal as dicas. Ainda não testei os recursos do Premiere (o programa que tenho) para controlar esse efeito, mas espero através dos "levels" poder fazer o Premiere automaticamente escolher aquele que me dê uma iluminação relativamente constante por toda a simulação para simular o que acontece na realidadade com as lentes. De qualquer forma, você já falou que não gosta de usar o exposure (talvez por isso você me recomende usar pós), mas falou que eu poderia usar esse efeito nos controles de exposure do mental ray. Quando você fala que posso usar o exposure do MR, você está falando que tenho que animar o valor de exposure para conseguir o efeito desejado ou você quer dizer que dentro do exposure do MR eu posso fazer esse efeito de a lente se ajustar automaticamente conforme a iluminação? Ficaria mais feliz com a segunda opção, pq a primeira, por uma questão de emergência eu já usei na minha animação. Mas espero com esse tópico poder sair com algo a mais que me permita fazer mais do que simplesmente ajustar manualmente o exposure. Ainda há experança no exposure automático do max, que não é MR, mas que pode ser a resposta. Preciso fazer testes para ver se ele funciona bem com o MR. Se não, fica a tarefa para o Premiere mesmo. Abração e obrigado pelas dicas!
Danilo Carlos: como vc disse eu realmente jah falei em varios lugares aqui que não gosto de usar os controles de exposição (alias obrigado por ler oq escrevo :) ), mas a vdd eh uma soh cara, pode reparar q todas pessoas com uma certa experiencia em cg sempre vai te recomendar pós produção e o motivo eh simples, veja oq acontece: vc faz o efeito direto no 3d e fica legal, porém, vc vai testar somente em 1 frame ai depois pode ser q na animação não fique bom em determinados momentos e vc vai ter q renderizar tudo de novo ainda sem certeza de q vai ficar bom se vc faz em pós produção rapidamente somente com alguns cliques vc corrije tudo que estiver errado na sua imagem sem perder o precioso tempo de renderização eu sei q eh legal aprender a fazer tudo direto no 3d mas pode confiar quando eu digo q eh melhor fazer em pós, de qualquer forma aquelas propriedades de exposição controladas na aba de render (tecla F10) acreditor que não são animáveis (não tenho certeza tenho q olhar) mas vc pode usar tb algum shader na aba output e por esse shader controlar (e animar tb) esses efeitos, tem alguns shaders legais para isso um deles e o mia_exposure_simple abraço
só pra completar a explicação depois q vc colocar o shader no slot output do submenu camera vc arrasta ele pra dentro do material editor pra poder mexer nas propriedades, esse mia_exposure q te sugeri por exemplo consegue controlar varias coisas legais da imagem e os parametros são animaveis abraço
Eu também não gostava do exposure, mas andei estudando a técnica de iluminação com ele e em alguns casos fica bem melhor, quando usa MR Sun e MR Sky fica bem melhor com o exposure... O problem é que pra configurar direito tem que mudar o gamma, ai tem que mudar tudo, texturas, cores, usar shaders de correção de gamma, dá o maior trabalho, mas eu achei que o resultado fica mais realista...
gago isso q vc flw realmente eh vdd, pra ficar legal com o exposure control somente mexendo no gamma mesmo, q alias eh o q o jeff paton costuma a fazer nos trabalhos dele....eu nunca tentei trabalhar dessa forma mas me parece q realmente os resultados são legais abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711311.

Total de membros registrados: 138841

Últimos membros registrados: naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte, ADAILSONSB, eelhoeturmeric, Saundersjohns, Vertigenics, NexagenReviewsAustralia.

Usuário(s) on-line na última hora: 531, sendo 20 membro(s) e 511 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Luan, Le_Andro, Eber.Silva, Starter, glucofitrecensioner, Rodrigosouza3D, naturegardencbd, Rodrigo, glucovitforte, RubenX7, Frederico Wagner N. R., ADAILSONSB, JesusEnzo , renaz, jhownicolas, Duda, Joao Barreto, Elis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.