Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mixel.amorim   João Pessoa - PB
ti_roc   Mauá, SP - AC
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
Flaviano Oliveira   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Hericka   Curitiba - AC
Lucios Trinity   suzano - são paulo - SP
FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ
g2guilherme   Curitiba-PR - PR

Dificuldade com escala ao importar do cad para o max

Por: avila  

Em: 08/11/2008 10:09

Bem pessoal, a bastante tempo importo modelos do cad pára o max, sempre importei em mts nunca senti nenhuma dificuldade pqe renderizava em scanline, agora migrei para o mental e qual foi minha surpesa, pqe para conseguir sombras difusas em cenas externas precisei aumentar muito os valores da setagem pqe a cena é muito grande para o max, experimentei em mm ou cm, tambem fiquei surpreso pqe os valores fcaram muito pequenos, experimentei tambem sem determinar escala deixando que o max o fisesse, ainda assim não consegui valores intermediarios, resultando em uma grande duvida, se eu modelo no cad qual melhor tamanho para importar no max?
Bom dia avila, * qual o tipo de sombra vc esta usando ? * quando vc importa um arquivo do cad para o 3Dmax, tem que tomar alguns cuidados. - Tem que saber em qual escala vc esta trabalhando no CAD - A escala de preferencia tem que ser a mesma que vc vai usar no 3DMAX - escolher o arquivo de importação do tipo - AutoCad Drawing(*.DWG,*.DXF) - Na janela import options vc tem alguns parametros para configurar. Primeiro na opç~çao Geometry selecione RESCALE e escolha a mesma escala que vc usou no CAD - Quando o desenho abrir vc tem que ir no menu: Customize > Units Setup > system Unit Setup, escolha a escala e OK. - Nas configurações da luz escolha sempre as sombras > Ray Treced Shadows. É isso ai, caso vc não consiga, por favor postar sua duvida e explicar com mais detalhes o que acontece com a importação dos arquivos.
Quem a si próprio elogia, não merece crédito.
Olá Avila, Eu faço assim: no Max>customize>units setup>display units scale>metric, na janelinha scrol eu marco centimetros. Não mexo no System Units Setup. Na janela de importação do DWG, eu coloco no Rescale, a medida em foi desenhado no Cad, no meu caso é metros. Espero ter ajudado. Abs.
Calouro, faço exatamente isso, e uso a sombra Ray Traced Shadows, até ai faço tudo como vc disse, só que o problema é que se vc usar uma spot para simular a luz do sol tera que distancia la muito do seu objeto pqe ele esta grande para o max, portem, quando vc precisa de sombra esmaecida, ou difusa, vc precisa modificar os valores na aba Area Ligths Parameters, então mudando para disc a opção do max no radius aparece 1,0 tenho que elevar esse valor para no minimo 10000 caso contrario não aparece efeito algum na sombra, isso acaba elevando o tempo de render em uma coisa absurda. Osires Mathoso, não precisa necessariamente vc usar a mesma escala do cad,tambem pensava assim , mas esperimenta importar a mesma cena varias vezes no mesmo arquivo do max usando mm, cm,e mts e vc vai entender o que estou falando.
Vc ja tentou resetar o 3dmax?! Vou procurar alguma coisa nos livros que disponho aqui em casa, qualquer coisa informo vc.
Quem a si próprio elogia, não merece crédito.
Avila, eu acho que o problema está em voce ter alterado os parametros do System Unit Setup, deixa tudo default, ou seja em polegadas, só muda o display unit scale do Units Setup para metros e na janela scrol ponha centimetros, ele vai importar nas unidades padrão mas vai te mostrar em centimetros e voce pode continuar pensando em centimetros. Eu faço assim e funciona.
Vou tentar e ver o que acontece, vlw
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) avila: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta eu considero o quesito mais importante(o começo de tudo), o marco zero do Max aprender a trabalhar em escala.De nada adianta a pessoa saber modelagem complexa e poligonal, iluminação, aplicação de material realista e render se não sabe como configurar as unidades do Max na hora de importar um desenho do Autocad para o Max.Primeiramente é preciso entender que por mais que mude as configurações do programa o mesmo sempre irá ficar em polegadas, porque o Max é um programa americano e eles usam polegadas como sistema de medida principal. É claro que dá para importar o desenho do Autocad para o Max com a opção import< e habilitar o RESCALE; assim o Max irá trabalhar na mesma escala que foi desenhada no Autocad; mas isso não é só; se colocar em m, o desenho fica grande, se colocar em cm fica bom porque o MR trabalha perfeito nesta escala e se colocar em mm, fica muito pequeno o desenho porque o Max por padrão é em polegadas( 1''= 2.54cm) Mas há uma manha que o mestre André Vieira mostra no video curso dele de modelagem que basta ir na opção do menu suspenso<< System Unit Setup, deixa tudo default, ou seja em polegadas, só muda o "display unit scale" do Units Setup para "metros". Espero ter ajudado com essas dicas ok? Abraços! :D ___________________________ [i:5a2cd0a3cd]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:5a2cd0a3cd]
Então cara o pessoal ja te falou tudo o que voce precisava saber, so vou reforçar que o andré explica tintin por tintin esta parte de importaçã de arquivoce de cad no curso de maquete. Abraço
Ai Avila, se não trampar em escala real fica bem mais difícil, pq o Mental Ray calcula as luzes com equações fisicamente corretas que dependem da escala certa da cena. No Customize>Units Setup>System Units Setup tem que ficar com units=1 e inches. Dai no Customize>Units Setup vc coloca Metric>Centimeters. Dai quando importar o projeto do AutoCAD, vc liga a opção Rescale e coloca a unidade que desenhou no AutoCAD. Dai vai importar na escala certa ;)
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711311.

Total de membros registrados: 138841

Últimos membros registrados: naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte, ADAILSONSB, eelhoeturmeric, Saundersjohns, Vertigenics, NexagenReviewsAustralia.

Usuário(s) on-line na última hora: 635, sendo 18 membro(s) e 617 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Luan, Le_Andro, Eber.Silva, Starter, glucofitrecensioner, Rodrigosouza3D, MarcioBottega, naturegardencbd, Rodrigo, glucovitforte, RubenX7, JesusEnzo , renaz, jhownicolas, Duda, Elis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.