O proxy do Mental Ray é simples e eficaz. Ontem mesmo eu fiz um teste com ele e criei um teapot com 48 seguimentos. Depois criei o mrProxy dele e fiz 900 instâncias do teapot. Renderizou sem problema algum. Se minhas contas estiveram certas, gastei menos de 600mb pra renderizar tudo isso. :D
Pra usar é simples. Você define qual objeto será o proxy. Aí cria uma nova geometria do mental ray, no caso o proxy propriamente dito. Pra fazer isso vai em Create > Geometry > mental ray > mrProxy. Pronto, agora o cursor do seu mouse muda pra que você possa criar um box que vai se tornar o objeto renderizado. Depois de ter criado o objeto, você vai painel Modify do proxy e aí nos parâmetros dele terá o botão Source Object, clique em None e então clique no objeto que será o proxy. Depois clica em "Write Objects to File" (é aí que o segredo de qualquer proxy funciona, é feito uma cópia do objeto no disco e na hora de renderizar o max busca a geometria no disco ao invés de buscar na memória) e depois de ter salvo o objeto no disco você pode até apagar o objeto inicial porque ele não será mais necessário na cena. Aí você faz as cópias instanciadas do proxy distribuídas na cena. ;)
Não sei se consegui me expressar bem, mas não tem muito segredo não Paulo, é até bem simples. Isso a partir da versão 2009. Nas versões anteriores dá mais trabalho pra se conseguir isso.
Também no próprio help do max tem muita informação interessante sobre isso. Dá uma lida lá se puder que vai ser de muita ajuda.
Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned!
3daulas.wordpress.com - Em construção.