Olá Siuba, tudo bem?
Vou explicar apenas aquilo que eu entendi sobre o proxy e pode haver enganos em minhas observações. Caso eu esteja errado e alguém souber a resposta correta, fiquem à vontade para me corrigir, afinal estamos sempre aprendendo, não é? ;)
Então Siuba, o proxy é uma forma de economizar memória RAM porque tudo o que está no programa sendo geometria e que será renderizado vai ficar armazenado na memória RAM do programa. Aí no momento do render ele busca na RAM pra que o processador faça os cálculos. É por isso que se exige tanta memória RAM num computador pra 3D. Quando uma cena vai além do que o computador tem a oferecer de memória RAM, o programa começa a buscar a memória virtual, do próprio HD. O que o proxy então? Ele armazena a geometria pronta pro render no HD e na hora da renderização, o renderizador vai buscar esta geometria pronta não na memória RAM, mas sim no HD e aí a memória fica mais livre para outros cálculos. O proxy é muito usado numa cena complexa ou com objetos muito densos, principalmente vegetação. Quando você converte um objeto para proxy ele se torna bem mais leve porque o próprio proxy se encarrega de mudar a geometria do objeto na viewport. No caso do V-Ray eu não sei como se usa, mas no 3ds max 2009 já vem o proxy do mental ray e seria interessante fazer um teste pra ver como funciona, porque eu tenho certeza de que no V-Ray o processo deve ser o mesmo.
Um abraço.
Off-topic: Cara, esta letra azul quase não dá pra ler e dá uma certa canseira nas vistas... :)
Always Outnumbered, never outgunned!
3daulas.wordpress.com - Em construção.