Problema na renderização de Imagem

Por: dk_666  

Em: 01/12/2008 14:47

Galera eu uso o 3d max a um ano já +/-, só que comecei a utilizar o mental ray a pouco tempo, eu tenho o cd mental ray volume 1 aqui do site 3d1.com.br e eu to com uma duvida que preciso saber como corrigir esse erro... eu renderizei esta imagem só que aparecem algumas manchas. Eu estou usando mental ray com as seguintes configurações: Global illumination Samples: 100 Radius: 3,0 Energy: 2,5 Photons: 500000 Dacay: 1,88 Final Gather Initial FG point density: 1,0 Rays per FG points: 128 Interpolate Num. FG point: 64 Diffuse bonces: 0 Weight: 1,0 Agradeço a colaboração desde já...
Tá parecendo vazamento de luz, se tu puder soldar os vértices talvez ajude, mas não arrisco mais porque não uso o Mental Ray.
Ai dk_666, sempre que aumenta o Energy vc força muito os photons e pode dar manchas, o certo é ficar sempre com 1 no Energy. Se a imagem ficou escura vc coloca mais luzes ou usa uma luz Omni no centro, entra no menu advanced effects e liga a opção Ambient Only, dai vc diminui bastante o multipler desta luz e regula a claridade com ele. Não ligue a sombra desta luz. Outra coisa que faz manchas é diminuir muito o decay. Vc está em qual versão do Max, porque o Energy só tem até a versão 8, mas o Initial Density só tem a partir do max 9. Mas sei lá cara, a sua cena tem manchas bem leves, acho que só de aumentar o FG vc resolve o problema, tenta com 256 no Rays per FG Point. Acho que o que pegou um pouco foi o Energy muito alto, volta pra 1 e aumenta a intensidade das luzes ou coloca a Omni com Ambient Only que eu falei. Posta ai depois pra ver como ficou com estas dicas!
Mental Ray User
Há outra coisa DK, se vc quiser fazer um render só com os photons e postar aqui, dá pra falar se a config está certa pra sua cena, porque a config dos photons muda conforme a escala da cena, os seus valores parecem bons se estiver em escala real, mas se estiver em outra escala estes valores podem ser ruins. Pra ver com certeza vc tem que renderizar só os photons, dai você vê se estão preenchendo bem a cena. Se ficar pontos sem preencher ou com photons muito claros, vai dar mancha quando ligar o FG.
Mental Ray User
Titulo editado
dk_666, fala pra nóis qual a versão do seu max que fica mais fácil de ajudar... Uma coisa que eu já percebi é que usando materiais arch&design dá menos manchas e menos problema... Vc tá com materiais standard?
Eu to usando o 2009, e usando o arch&design, eu só coloquei energy porque eu sei que é o mesmo que o multipler no 9 e no 8 ta energy, mas é o mesmo (acho) hehe Mas valeu a ajuda eu vo renderiza aqui com as dicas e posto aqui...
Está ai as imagens eu configurei como nas dicas ali encima, mas ainda não ficou bom eu usei o energy (multipler): 1,5, e coloquei um omni na sala na perte de cima e ativei o ambient only, embora eu não saiba pra que sirva, hehe, mas a cena ainda ta escura... bom, mas eu preciso de um resultado melhor, porque ainda aparecem manchas na parede e no balcão, menos, mas ainda aparecem, e não sei mais o que fazer... valeu pela força ai galera, o que vocês poderem ajuda ta muito bom e valeu os que ajudaram até agora...
Oi dk, tudo joia? Me fala uma coisa, como voce fez a iluminação? Estou achando estranho aquele canto inferior da porta... se possivel manda um wire ai da modelagem so que de uma outra camera, uma camera fora do ambiente e que de preferencia mostre a disposição das luzes. Voce esta usando mrPEC? Agora para tua cena estou achando 500mil photons muito. Tenta baixar isso para uns 200 ou 300 mil... tem que ver a escala de tua cena tambem, e o multipler deixa em 1 mesmo. No caso da porta pensei que esse estourado possa ser devido o material dela, tenta usar o mesmo branco da parede para ver no que da. Te mais!
Eu to usando day light na parte de fora da cena, e dentro coloquei uma omni... eu consegui corrigi um pouco da cena depois desta ultima renderização ali encima... mas ainda assim aparecem as manchas mas ta indo! hehe...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711312.

Total de membros registrados: 138848

Últimos membros registrados: Sanders4Amir, WildVictor93, bnlo1234, braddock, Waltonediths, douglaskuhn, albert138, naturegardencbd.

Usuário(s) on-line na última hora: 752, sendo 21 membro(s) e 731 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Sanders4Amir, Le_Andro, Leonardo, chockspvp, Joao Barreto, Eduardo Ramos, Reinaldo Silva, emersonforentin, Eng Damasceno, Eber.Silva, Lucas Reis, WildVictor93, Gabriel.C, Duda, Pedro Juliato, bnlo1234, marcelo de moraes, mdpontes, Celso Borttoloto, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.