Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Renanmenendes   Araçatuba - SP - AC
rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG
J.F.Verissimo   Recife - AC
Colli   Maringá - AC

Portfólios Ver Mais

DANUBIO   FORTALEZA-CE - CE
crespoloko   americana - AC
HEITOR   Pernambuco - PE
leandro nicolaci   São Paulo - AC

qto cobrar?

Por: alanbsousa  

Em: 03/12/2008 14:54

sei q já tem o post sobre os preços, mas minha duvida é específica. to começando no 3ds max, já fiz o curso de mental ray da 3d1 e tenho conseguido um resultado satisfatório na renderização e modelagem. um arquiteto me propos fazer uma maquete eletronica de um prédio de 15 andares, sendo 13 andares identicos. me deu o prazo de 6 dias e queria saber qto cobrar! o prédio é todo curvo, oq faz da modelagem algo mais trabalhoso. eu estou atualmente desempregado e só estudando 3d, queria cobrar algo em torno de 300 a 350 a render, visto q estou começando a ingressar neste ramo. se ele precisar de mais alguma render eu cobraria 50 adicional por imagem. oq acham? vi no outro tópico q cobram de 700 para cima, para mim q estou começando fico receioso de pedir um valor tão alto, mesmo q a qualidade seje acima do considerado razoável. Ele acha q eu farei a modelagem e render no google sketchup com vray, mas acho o max melhor pois já tem portas e janelas paramétricas e a qualidade de render é superior. grato!
Faz quanto tempo que está estudando computação? O que deixou de fazer para poder aprender o que sabe? Quanto pagou no seu curso? Pretender fazer mais algum? Sei que é muito complicado, mas pense em um salário que pagaria suas contas; transporte, alimentação, convenio, eletricidade, água, prestação da sua casa ou aluguel , e ainda tem que ter uma sobrinha para cobrir o tempo que for ficar parado. Some tudo e divida por 31 dias, destes 31 pegue 6 dias trabalhando 8 horas, passando disso coloque mais uns 60% neste valor. Abraço boa sorte.
Somos do tamanho dos nossos sonhos.
Alanbsousa Esse é um assunto extenso, delicado e dependente de vários fatores. Mas por menos de 1.200,00 a modelagem com 1 imagem em 6 dias nem pensando. Muito trabalho, tempo de máquina rodando e prazo apertado. Mas enfim, depende de inúmeros fatores. Mas lembre-se, 3D é arte! e como toda arte, não pode perder seu valor!
Eu acho que o preço que você está cobrando está abaixo da realidade. Pare e pense numa coisa: um dia você vai chegar num bom nível de 3D se continuar sempre estudando. Quando este dia chegar, responda sinceramente: Será que vai conseguir cobrar o preço que seu trabalho realmente vale para o cara que hoje vai pagar barato por seu trabalho? Há algumas semanas eu fiz um trabalho para uma arquiteta que está se formando este ano e, segundo ela, cobrei os olhos da cara. Dei um preço e ela me disse que um concorrente experiente meu estava cobrando 4 x menos do que eu cobrei. Apenas disse que o meu preço mínimo era X e que se o meu concorrente era tão experiente, como ele poderia cobrar um preço tão fora da realidade? No mesmo dia ela me ligou passando o serviço. Terminei e recebi o dinheiro à vista. Foram 4 dias e meio de trabalho, fora do horário comercial, pois tenho o meu emprego. E aliás, ganhei com estes 4 dias mais do que ganho o mês inteiro trabalhando. ;) Má qualidade, ou com cara de iniciante, não justifica um preço barato. Claro que dá pra cobrar mais barato do que alguém mais experiente cobraria neste caso aí. Mas está fora da realidade. Pare e pense em seus gastos. Você paga mensalidade de internet, se mora com os pais você agora tem a oportunidade de ajudá-los no orçamento ou planejar ter a sua família desde já, têm gastos com equipamento e o desgaste dele, estudos, horas e mais horas estudando vários materiais encontrados na internet. Como diria o PHY, um experiente usuário [i:fcc4358948]in memorian[/i:fcc4358948]: "O que é caro não é a imagem. A imagem é de graça. O que estou cobrando são as inúmeras horas que gastei e os vários cursos que tive de fazer pra aprender a produzir esta imagem." :) Acho que você precisa ter em mente que para o seu cliente, o preço justo não é caro. Ele vai fazer de tudo para que você cobre mais barato, mesmo que ele tenha condições de pagar o que seria certo. Ele vai desvalorizar o seu serviço ao máximo, só para que você dê descontos, cobre mais barato, etc... Você acha que está caro em relação ao que? Caro em relação ao que você pagaria por uma imagem de um trabalho seu? Não! Pense como o cliente: Pense no orçamento que ele tem. Se 5 mil reais pra você é muito, pra alguns clientes isso é dinheiro de pinga. ;) Pense bem aí e dê um orçamento com coragem. Não tenha medo. Se ele não quiser passar o serviço, é uma pena, mas isso vez por outra vai ter que acontecer em nome de um bom preço de mercado. Você não vai se arrepender. Pode ter certeza! Um abraço e me desculpe pelo "testamento". :)
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Concordo com TUDO que o "[_Serial_]" falou! kra! Ainda mais agente que é iniciante! Se vc cobra barato de mais, vc satura um mercado em que vc mal está entrando! Pense nisso! Imagens 3D, não são simples rabiscos, ou desenhinhos quaisquer! É quase uma transposição de um projeto para a realidade!!! FLW? Abraço!
Alanbsouza, Siga os sábios conselhos de todos aqui; e não tenha medo de perder trabalho, sempre tem trabalho para todo mundo que QUEIRA trabalhar. Olha só, um prédio de 15 andares...tudo bem que 13 sejam repetidos, vc vai ter que ajustar do mesmo jeito. Vc vai ter que gastar tempo de render em testes do mesmo jeito. Repetição de área construída não é um parâmetro para redução de custo em 3D tão significativo quanto em outras áreas envolvidas no processo de construção civil como cálculo estrutural por exemplo. Cara montar um prédio em seis dias, com tudo que tem direito é pedreira hein, pode por umas três noites sem dormir direito só para ajustar o modelo, eu não faria por menos de R$ 2.000,00. Por esse motivo perco orçamentos com certa freqüência para obras desse porte. Me lembro de um orçamento que fiz para um caso similar, envolvia alguns stills e um passeio virtual pelo prédio. Pedí R$ 7.500,00 para fazer o trabalho...advinha...perdi para um "colega" - se é que dá pra chamar assim - que fechou o pacote todo incluindo plantas humanizadas por R$ 4.000,00. Ví o resultado final, ficou uma droga, uma porcaria, tive uma segunda oportunidade de orçar um trabalho para o mesmo cliente, meu orçamento R$ 21.000,00 advinha de novo ??? Pois é nem me retornou para negociar, deve ter achado um absurdo, mas eu não iria fazer 21 stills e um passeio virtual por 5.000,00 né ? O que quero te dizer com isso é que vc TEM QUE SE VALORIZAR POIS NINGUÉM VAI FAZER ISSO SE VC NÃO FIZER. Se o seu cliente vier com essa conversinha de que vc é novo e inexperiente diga a ele que faça sozinho...ele obviamente não vai saber fazer, logo vc já é muito mais experiente que ele. E se ele ratear deixe ela para outro, cliente ruim meu amigo a gente deixa para os concorrentes ruins. Peço desculpas se peguei pesado demais no que falei, meu intuíto e ajudar e não ofender niguém OK / Abraço a todos e bom fim de semana
aprendendo hoje e sempre... www.km3d.blogspot.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711312.

Total de membros registrados: 138848

Últimos membros registrados: Sanders4Amir, WildVictor93, bnlo1234, braddock, Waltonediths, douglaskuhn, albert138, naturegardencbd.

Usuário(s) on-line na última hora: 719, sendo 24 membro(s) e 695 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Sanders4Amir, Le_Andro, Leonardo, chockspvp, Joao Barreto, Eduardo Ramos, Reinaldo Silva, emersonforentin, Eng Damasceno, Eber.Silva, Lucas Reis, WildVictor93, Gabriel.C, Daniel Monteiro, Duda, Pedro Juliato, bnlo1234, marcelo de moraes, mdpontes, Celso Borttoloto, TadeuB79, Sergio1987, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.