Eu acho que o preço que você está cobrando está abaixo da realidade. Pare e pense numa coisa: um dia você vai chegar num bom nível de 3D se continuar sempre estudando. Quando este dia chegar, responda sinceramente: Será que vai conseguir cobrar o preço que seu trabalho realmente vale para o cara que hoje vai pagar barato por seu trabalho? Há algumas semanas eu fiz um trabalho para uma arquiteta que está se formando este ano e, segundo ela, cobrei os olhos da cara. Dei um preço e ela me disse que um concorrente experiente meu estava cobrando 4 x menos do que eu cobrei. Apenas disse que o meu preço mínimo era X e que se o meu concorrente era tão experiente, como ele poderia cobrar um preço tão fora da realidade? No mesmo dia ela me ligou passando o serviço. Terminei e recebi o dinheiro à vista. Foram 4 dias e meio de trabalho, fora do horário comercial, pois tenho o meu emprego. E aliás, ganhei com estes 4 dias mais do que ganho o mês inteiro trabalhando. ;)
Má qualidade, ou com cara de iniciante, não justifica um preço barato. Claro que dá pra cobrar mais barato do que alguém mais experiente cobraria neste caso aí. Mas está fora da realidade. Pare e pense em seus gastos. Você paga mensalidade de internet, se mora com os pais você agora tem a oportunidade de ajudá-los no orçamento ou planejar ter a sua família desde já, têm gastos com equipamento e o desgaste dele, estudos, horas e mais horas estudando vários materiais encontrados na internet. Como diria o PHY, um experiente usuário [i:fcc4358948]in memorian[/i:fcc4358948]: "O que é caro não é a imagem. A imagem é de graça. O que estou cobrando são as inúmeras horas que gastei e os vários cursos que tive de fazer pra aprender a produzir esta imagem." :)
Acho que você precisa ter em mente que para o seu cliente, o preço justo não é caro. Ele vai fazer de tudo para que você cobre mais barato, mesmo que ele tenha condições de pagar o que seria certo. Ele vai desvalorizar o seu serviço ao máximo, só para que você dê descontos, cobre mais barato, etc... Você acha que está caro em relação ao que? Caro em relação ao que você pagaria por uma imagem de um trabalho seu? Não! Pense como o cliente: Pense no orçamento que ele tem. Se 5 mil reais pra você é muito, pra alguns clientes isso é dinheiro de pinga. ;)
Pense bem aí e dê um orçamento com coragem. Não tenha medo. Se ele não quiser passar o serviço, é uma pena, mas isso vez por outra vai ter que acontecer em nome de um bom preço de mercado. Você não vai se arrepender. Pode ter certeza!
Um abraço e me desculpe pelo "testamento". :)
Always Outnumbered, never outgunned!
3daulas.wordpress.com - Em construção.